Cultura

Publicado em 18/10/2018. Atualizado em 16/01/2023 às 16h03

Autônoma desde 2013, a jovem UFCA se dedica a oferecer ensino público, gratuito e de qualidade de forma moderna e inovadora. Assim, a instituição adicionou ao consagrado tripé da atuação universitária brasileira – Ensino, Pesquisa e Extensão – a dimensão que compreende os diferentes dispositivos, artefatos, costumes, saberes e manifestações subjetivas advindos do ser social: a Cultura.

A valorização das múltiplas expressões culturais é fundamental para a manutenção e para o aprofundamento do diálogo entre os povos, o que, no ambiente universitário, contribui para uma produção de conhecimento humana, cidadã e democrática.

O “reconhecimento das atividades artísticas, culturais e esportivas como fundamentais para a formação da comunidade universitária” é um dos princípios da UFCA, presente no seu Plano de Desenvolvimento Institucional. Também o Estatuto da UFCA prevê, no seu artigo 6º, que a Universidade busca “estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo”.

Na UFCA, a Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFCA) é a principal instância de fomento às manifestações artísticas e culturais.

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Pró-Reitoria de Cultura.