Perguntas Frequentes

Em construção

Publicado em 19/08/2019. Atualizado em 11/06/2024 às 16h52

Perguntas sobre expediente, telefones, e-mails e endereços
Como solicito o contato telefônico de um setor da UFCA?

O item “Telefone”, na área superior direita da página inicial do Portal da UFCA, contém a lista de telefones de todos os setores da UFCA, sendo possível pesquisar por nome do setor ou área de interesse.

Como encontro o e-mail de um setor da UFCA?

Em geral, o e-mail principal dos setores da UFCA obedecem ao formato [setor]@ufca.edu.br.

Na área de busca do Portal da UFCA, procure pelo setor de interesse. Na página dedicada a cada setor, há uma seção “contatos”, na qual estão listados os integrantes do setor, suas funções setoriais e seus respectivos e-mails e telefones.

Qual o horário de funcionamento da UFCA?

Setores administrativos: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h

Horário de aulas:
– Manhã: 8h a 12h
– Tarde: 14h a 18h
– Noite: 18h a 22h

Onde ficam os campi da UFCA?
  • Barbalha: R. Divino Salvador, 284. Bairro Alto do Rosário. CEP: 63180-000
  • Juazeiro do Norte: Avenida Tenente Raimundo Rocha, 1639. Bairro Cidade Universitária. CEP: 63.048-080
  • Crato: Rua Ícaro de Sousa Moreira, 126. Bairro Muriti. CEP: 63130-025
  • Brejo Santo:  Rua Olegário Emídio de Araújo, s/n. Bairro Centro. CEP: 63260-000
  • Icó: Av. Josefa Nogueira Monteiro, 1656. Bairro Centro. CEP: 63430-000

Para outras informações, acesse a página Campi

Perguntas sobre ingresso, prazos acadêmicos, cursos, disciplinas e Sigaa
Quais são as formas de ingresso na graduação da UFCA?

Para cursos de graduação presenciais, há três formas de ingresso possíveis na UFCA:

  1. Via Sistema de Seleção Unificada (Sisu/UFCA), que é a principal forma de ingresso em cursos de graduação na UFCA;
  2. Via Transferência Voluntária e Admissão de Graduados, realizada por meio de edital específico, em cursos com vagas remanescentes;
  3. Via Mudança de Curso, realizada por meio de edital específico, em cursos com vagas remanescentes.

Acesse informações úteis sobre Transferência Voluntária, Admissão de Graduados e Mudança de Curso na página dedicada a esse tema, no Portal da UFCA.

Para ingresso em cursos a distância (EaD), também são lançados editais específicos. Acesse outras perguntas relacionadas na página dedicada a Educação a Distância no Portal da UFCA. Para processos seletivos em andamento, clique em Centro de Educação a Distância e, na sequência, em Editais e Seleções.

É possível, ainda, ingressar na UFCA sem estabelecer vínculo com o curso de interesse. Esses ingressantes são os chamados “Estudantes Especiais”. Saiba mais sobre esse tipo de ingresso na página relacionada a esse assunto, no Portal.

Como funciona, em termos práticos, o ingresso via Sisu/UFCA? O que é “pré-cadastro”?

Para ingressar na UFCA via Sisu, é preciso ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Com as notas do Enem, é possível formalizar, no Sisu, ainda na fase sob responsabilidade do Ministério da Educação (Sisu/MEC), uma candidatura a ingresso em algum dos cursos presenciais da UFCA. Na mesma fase (MEC), considerando ser possível não estar dentro da primeira lista de pessoas convocadas para possível ingresso na UFCA, é necessário sinalizar interesse em participar de chamadas posteriores à primeira convocação.

Pré-Cadastro

Após o resultado da fase MEC, a UFCA envia, para o endereço de e-mail cadastrado no Sisu/MEC, login e senha para a realização do chamado “pré-cadastro”, que consiste no envio da documentação, digitalizada, requerida pelo edital do Sisu/UFCA, via Sigaa/UFCA. Caso esteja esperando este e-mail, verifique sua caixa de spam.

Aqueles/as que não forem convocados/as logo na “Chamada Regular”, caso tenham sinalizado interesse na fase MEC, poderão ser chamados em novas convocações, se as vagas do curso de interesse ainda não tiverem sido todas preenchidas. O procedimento será o mesmo: envio de e-mail com as credenciais para realização do pré-cadastro no sistema da Universidade.

Após a verificação de conformidade da documentação, nos termos estabelecidos pelo edital, e vencidas as etapas específicas de determinadas modalidades de concorrência (banca de heteroidentificação e perícias, quando cabíveis), as candidaturas deferidas deverão confirmar sua solicitação de matrícula, em datas a serem posteriormente estabelecidas.

A UFCA mantém uma página, sisu.ufca.edu.br, dedicada ao Sisu na Universidade. Acesse editais vigentes, editais anteriores e outras perguntas frequentes.

OBS: não é possível realizar o pré-cadastro após o prazo previsto em edital.

Como devo realizar o requerimento de aproveitamento de disciplinas?

Para solicitar o aproveitamento de disciplinas, compareça à coordenação do seu curso de graduação na Universidade, considerando as disposições do Art. 247 do Regulamento dos Cursos de Graduação da UFCA.

Conforme o Art. 245 do documento, é possível requerer aproveitamento de componentes curriculares cursados em instituições de ensino superior, nacionais ou estrangeiras.

ATENÇÃO: O aproveitamento é efetuado quando o conteúdo programático e a carga horária total do componente curricular cursado corresponderem a, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) do programa do componente curricular pleiteado, inclusive no que se referir à extensão. É permitida, ainda, a combinação de mais de um componente curricular cursado, ou de partes deles, para atender as condições de aproveitamento.

Em caso de dúvidas, encaminhe um e-mail para a Coordenadoria de Controle Acadêmico (CCA-Prograd/UFCA), para o endereço cca.prograd@ufca.edu.br. O setor fica no campus Juazeiro do Norte (Bloco I, sala 203).

Meu vínculo foi cancelado. Posso voltar à UFCA?

Depende. Conforme o Regulamento dos Cursos de Graduação da UFCA, pode ter o vínculo restabelecido com a UFCA aquele/a que:

  1. não tenha tido vínculo cancelado por solicitação espontânea, nos termos do Art. 282;
  2. não tenha passado mais de quatro períodos letivos regulares afastados após o cancelamento do vínculo com a UFCA;
  3. tenha integralizado mais de 25% da carga horária do curso a que estava vinculado/a;
  4. apresente plano de estudo que indique a viabilidade para conclusão do curso, utilizando, no máximo, a quantidade de períodos letivos da duração padrão do curso a partir do restabelecimento do vínculo.

Quando quaisquer desses pontos não for atendidos, será possível recorrer, nesta ordem, ao Colegiado do Curso, ao Conselho da Unidade Acadêmica, à Câmara Acadêmica e, por fim, ao Conselho Universitário (Consuni/UFCA). O Consuni é a última instância recursal.

Para requerer restabelecimento de vínculo, procure a coordenação do curso de interesse. Em caso de dúvidas, envie e-mail para a Coordenadoria de Controle Acadêmico (CCA-Prograd/UFCA), para o endereço cca.prograd@ufca.edu.br. O setor fica no campus Juazeiro do Norte (Bloco I, sala 203).

OBS: Será permitido um único restabelecimento de vínculo em cada programa.

Não estou conseguindo realizar meu cadastro no Sigaa/UFCA. O que devo fazer?

Recém-ingressos tanto na graduação quanto na pós-graduação precisam ter cadastro ativo no Sigaa/UFCA. É por lá que discentes da Universidade se matriculam em componentes curriculares e têm acesso a dados e materiais relativos aos seus cursos.

Ao ter confirmada sua matrícula na UFCA, seja de graduação ou de pós-graduação, você receberá, por e-mail, o comprovante de matrícula. No canto superior direito do Sigaa/UFCA, há o link “Novo Aluno?“, no qual recém-ingressos deverão clicar para realizarem seu cadastro. Insira as informações requeridas, com apoio do comprovante de matrícula, e realize seu cadastro.

Em caso de dúvidas, solicite orientações à coordenação do seu curso.

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento.