Laboratórios e Estruturas de Apoio

Publicado em 27/06/2019. Atualizado em 13/03/2024 às 09h56

O Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade (CCAB) dispõe atualmente dos seguintes laboratórios e estruturas de apoio:

Laboratório de Anatomia e Fisiologia dos Animais Domésticos e Ossário

Finalidade: Formação acadêmica dos alunos e desenvolvimentos de pesquisas nas áreas de Anatomia Animal, Fisiologia Animal e Metabolismo Animal, com a realização de aulas práticas e experimentos científicos para a integração ensino-pesquisa.

Laboratório de Bioquímica e Fisiologia de Plantas

Finalidade: Formação acadêmica dos alunos e desenvolvimentos de pesquisas nas áreas de Biologia Celular, Bioquímica e Fisiologia Vegetal, com a realização de aulas práticas e experimentos científicos para a integração ensino-pesquisa.

Laboratório de Entomologia Agrícola

Finalidade: Formação acadêmica dos alunos e desenvolvimentos de pesquisas na área de Entomologia Agrícola, com a realização de aulas práticas e experimentos científicos para a integração ensino-pesquisa.

Laboratório de Fitopatologia

Finalidade: Formação acadêmica dos alunos e desenvolvimentos de pesquisas nas áreas de Microbiologia Agrícola e Fitopatologia, com a realização de aulas práticas e experimentos científicos para a integração ensino-pesquisa.

Laboratório de Recurso Genético Vegetal

Finalidade: Formação acadêmica dos alunos e desenvolvimentos de pesquisas nas áreas de Genética, Recursos Genéticos Vegetais e Melhoramento de Plantas, com a realização de aulas práticas e experimentos científicos para a integração ensino-pesquisa.

Laboratório de Hidráulica e Hidrologia

Finalidade: Formação acadêmica dos alunos e desenvolvimentos de pesquisas nas áreas de Hidráulica Aplicada, Hidrologia, Irrigação e Drenagem e Agrometeorologia, com a realização de aulas práticas e
experimentos científicos para a integração ensino-pesquisa.

Laboratório de Informática de Apoio ao Ensino

Finalidade: Apoio às atividades de várias disciplinas envolvendo informática. Atende alunos de graduação e pós-graduação com equipamentos de informática atualizados e interligados à internet por
sistema de rede.

Laboratório de Informática de Apoio à Pesquisa

Finalidade: Apoio às atividades de pesquisa de várias unidades curriculares envolvendo informática. Atende alunos de graduação e pós-graduação com equipamentos de informática atualizados e interligados à internet por sistema de rede.

Laboratório de Solos

Finalidade: Formação acadêmica dos alunos e desenvolvimentos de pesquisas nas áreas de Gênese e Classificação do Solo, Física do Solo, Química e Fertilidade do Solo, Manejo e Conservação do Solo e da Água, com a realização de aulas práticas e experimentos científicos para a integração ensino-pesquisa.

Laboratório de Tecnologia de Alimentos e Caracterização de Biocompostos

Finalidade: Formação acadêmica dos alunos e desenvolvimento de pesquisas na área de Tecnologia de Alimentos, com a realização de aulas práticas e experimentos científicos para a integração ensino-pesquisa.

Laboratório Interdisciplinar de Produtos Naturais

Finalidade: Formação acadêmica dos alunos e desenvolvimentos de pesquisas nas áreas de Horticultura, Plantas Medicinais e Aromáticas, com a realização de aulas práticas e experimentos científicos para a integração ensino-pesquisa.

Laboratório de Zootecnia

Finalidade: Formação acadêmica dos alunos e desenvolvimentos de pesquisas nas áreas de Zootecnia, Forragicultura e Nutrição Animal, com a realização de aulas práticas e experimentos científicos para a integração ensino-pesquisa.

Setor de Mecanização Agrícola

Finalidade: Formação acadêmica dos alunos e desenvolvimentos de pesquisas nas áreas Motores e Mecanização Agrícola, com a realização de aulas práticas e experimentos científicos para a integração ensino-pesquisa. Além disso, serve como apoio às atividades de várias unidades curriculares e laboratórios.

Laboratório de Microscopia

Finalidade: Disponibilização de microscópios e lupas estereoscópicas à comunidade acadêmica para fins de ensino e pesquisa.

Sala de Esterilização e Secagem

Finalidade: Apoio à esterilização e secagem de materiais utilizados em vários laboratórios, bem como na formação acadêmica dos alunos.

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade.