Educação a Distância

Publicado em 20/04/2022. Atualizado em 26/06/2023 às 14h26

O que saber sobre EaD na UFCA

O que é Educação a Distância?

Educação a Distância é uma modalidade educacional na qual os estudantes e os profissionais da Educação envolvidos desenvolvem suas atividades de aprendizagem e Ensino em lugares e tempos diversos. Dessa forma, estudantes de cursos EaD não precisam frequentar diariamente um mesmo espaço, em determinado horário, para concluírem sua formação a distância. Isso democratiza o acesso ao Ensino, ampliando oportunidades para quem deseja ingressar em uma Universidade, mas não tem condições de morar em cidades onde são ministrados cursos presenciais.

Como ingressar em cursos a distância oferecidos pela UFCA?

A exemplo dos cursos de graduação presenciais, os cursos EaD oferecidos pela UFCA estão disponíveis para interessados via Sistema de Seleção Unificada (SiSU/UFCA). No caso de cursos de pós-graduação e de cursos de graduação oferecidos por outras instituições em polos da UFCA, haverá editais específicos para ingresso.

Por que os cursos do Centro de Educação a Distância da UFCA não são 100% a distância?

Porque no Brasil, pela legislação atual, os estudantes de cursos na modalidade EaD precisam desenvolver, de forma presencial, parte de suas atividades acadêmicas. Essa previsão está no art. 4º do Decreto Nº 9.057/2017.

Assim, os estudantes do Cead/UFCA precisarão frequentar, ainda que poucas vezes, o polo de educação a distância escolhido no momento de ingresso em um dos cursos oferecidos, seja para participar de encontros presenciais esporádicos ou fazer provas. Isso pode inviabilizar a conclusão de cursos do Cead/UFCA, no caso de estudantes residentes fora do Ceará.

Quantas vezes será preciso comparecer ao polo EaD do meu curso de graduação?

Cada disciplina ou atividade dos cursos do Cead/UFCA exige pelo menos três encontros, sendo um deles obrigatoriamente presencial. Quem define o número de encontros presenciais, as datas e a forma de realização é o/a docente da disciplina/atividade. Nas aulas e provas presenciais, o registro de frequência é dobrado, o que requer dos discentes o comparecimento a essas atividades.

Como funcionam os cursos EaD? As aulas são ao vivo ou gravadas?

A principal característica da EaD é a flexibilização de horários e de turnos de estudos. Podem ocorrer aulas/atividades tanto síncronas (ao vivo, com participação remota e dos discentes matriculados) quanto assíncronas (nas quais cada discente poderá acessar os conteúdos no horário de sua escolha) – conforme planejamento do curso, a ser pactuado com os estudantes previamente. Assim, na maior parte das atividades, o/a estudante escolhe os horários que melhor se adequem às suas rotinas de trabalho e de vida pessoal.

No entanto, as atividades presenciais dos cursos EaD terão que ser desenvolvidas no mesmo dia e horário, estas contando com controle de frequência.

Os cursos do Cead/UFCA são pagos?

Na UFCA, todos os cursos de graduação e de pós-graduação, o que inclui os cursos EaD, são ofertados sem cobrança de mensalidade.

Estudantes de cursos do Cead/UFCA fazem jus a auxílios estudantis?

A UFCA oferece 10 auxílios estudantis (Moradia, Creche, Inclusão Digital, Emergencial, Alimentação, Saúde Menstrual, Óculos, Tecnologia Assistiva, Transporte e Financeiro a Eventos) por meio de recursos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). No art. 3º do Decreto Nº 7.234, de 19 de julho de 2010 (link para uma nova página), que dispõe sobre o Pnaes, consta que os recursos do plano deverão atender “estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação presencial das Instituições Federais de Ensino Superior”. Assim, pelo fato de que o Pnaes é voltado para estudantes de cursos presenciais, os discentes do Cead/UFCA não fazem jus a auxílios estudantis oferecidos pela Universidade.

 Estudantes de cursos do Cead/UFCA podem solicitar carteira de estudante?

Com a carteira estudantil, discentes têm direito à meia-cultural (em cinemas, balneários, teleféricos e outros eventos culturais) e também à meia-entrada na passagem de ônibus de rotas municipais. Os discentes de cursos EaD da UFCA, como os demais estudantes da instituição, podem solicitar sua carteirinha junto às entidades estudantis locais, para usufruírem dos direitos previstos a estudantes.

A Integralização da Extensão se aplica aos cursos EaD?

O Conselho Nacional de Educação (CNE) estabeleceu o dia 19 de dezembro de 2022 como data limite para a implantação da Extensão nos currículos dos cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.  A data, que inicialmente foi estabelecida para o dia 18 de dezembro de 2021, foi prorrogada, em razão da crise sanitária provocada pelo novo coronavírus.

O processo de integralização, previsto no Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024 – link para uma nova página), consiste na inserção de ações de Extensão nos currículos dos cursos de graduação das IES de todo o país – ações estas que deverão, somadas, representar pelo menos 10% da carga horária total de cada curso.

Assim, os cursos de graduação da UFCA, independentemente de serem a distância ou presenciais, deverão cumprir a exigência do CNE.

O que é Polo EaD? Como funciona?

Polo EaD é uma unidade descentralizada da UFCA para o desenvolvimento de atividades presenciais relativas aos cursos na modalidade a distância.

Cada polo de Educação a Distância criado pela UFCA, em parceria com municípios ou outros órgãos, deverão manter infraestrutura física, tecnológica e de pessoal adequada ao projetos pedagógico do curso ou de desenvolvimento da instituição de Ensino.

Durante o curso, as atividades presenciais – como tutorias, avaliações, estágios, práticas profissionais e de laboratório e defesa de trabalhos, previstas no PCC – serão realizadas presencialmente nos polos EaD ou em ambiente profissional, conforme definido pelo curso.

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Cead.