Como ser admitido

Publicado em 04/09/2023. Atualizado em 13/09/2023 às 13h55

Estudantes de Graduação – Curso Completo

Criada em 2013, pela lei federal brasileira, a Universidade Federal do Cariri oferece vários cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento: Ciências Naturais, Ciências da Saúde, Humanidades, Artes, Ciências Sociais. Distribuído em 5 (cinco) Campi: Juazeiro do Norte, Barbalha, Crato, Brejo Santo e Icó.

Para cursar uma graduação completa, o/a estudante estrangeiro/a terá que participar do SiSU, sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do qual a UFCA oferta as vagas dos seus cursos de graduação. Para isso, é necessário que o/a candidato/a tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O prazo, procedimentos e etapas para inscrição são regidos por edital específico, publicado pelo MEC.

Outra opção para realizar um curso de graduação completo é o ingresso pelo Programa de Estudantes-Convênio de Graduação – PEC-G, que oferta oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. Desenvolvido pelos ministérios das Relações Exteriores e da Educação, em parceria com universidades públicas – federais e estaduais – e particulares, o PEC-G seleciona estrangeiros, entre 18 e preferencialmente até 23 anos, com ensino médio completo, para realizar estudos de graduação no país.

O/A candidato/a estrangeiro/a deverá observar as datas de matrícula e início das aulas no Calendário Universitário.

Estudantes de Intercâmbio de Graduação – Mobilidade Internacional

São ofertadas diversas oportunidades para os/as estudantes internacionais, provenientes de instituições de ensino superior estrangeiras conveniadas, com as quais a Universidade Federal do Cariri (UFCA) mantém Acordo de Cooperação. Nesse caso, a seleção do/a estudante será de responsabilidade da instituição de ensino superior estrangeira conveniada. A aceitação da mobilidade do/a aluno/a internacional pela SCI está condicionada ao deferimento de sua candidatura pela coordenação de curso na UFCA equivalente ou mais aproximada ao seu curso de origem.

O período de duração da mobilidade internacional na UFCA será de até 3 (três) períodos letivos, consecutivos ou não, salvo se constar cláusula específica no “Acordo Geral de Cooperação Acadêmica” ou no “Acordo Específico de Intercâmbio Técnico, Científico e Cultural”.

As candidaturas devem ser enviadas até 15 de maio (aulas iniciando no segundo semestre – agosto a dezembro) ou 15 de outubro (aulas iniciando no primeiro semestre – março a julho).

Se a universidade estrangeira não mantém acordo de cooperação com a UFCA, o/a estudante interessado/a deverá solicitar ao escritório de relações internacionais de sua instituição que contate a Secretaria de Cooperação Internacional da UFCA para formalização do acordo.

Estudantes de Pós-graduação – Curso Completo

A UFCA oferta, atualmente, 15 cursos de pós-graduação, sendo 7 residências médicas, 1 especialização, 6 mestrados e 1 doutorado.

Estudantes internacionais podem ser admitidos num programa de pós-graduação na UFCA, como aluno de graduação, por meio do processo de seleção de projetos de pesquisa, via edital específico, elaborado de acordo com cada programa de pós-graduação.

O/A interessado/a deverá observar as datas de matrícula e início das aulas no Calendário Universitário.

Estudantes de Intercâmbio de Pós-graduação – Mobilidade Internacional

Os estudantes estrangeiros interessados ​​em fazer parte de sua pós-graduação na UFCA, no âmbito do programa de mobilidade, devem entrar em contato diretamente com a Coordenação do Programa de Pós-Graduação da UFCA onde desejam realizar parte da sua pesquisa ou estudos.

A aceitação da mobilidade do/a aluno/a internacional ficará sob a responsabilidade da Coordenação do Programa de Pós-Graduação da UFCA.

O período de duração da mobilidade internacional na UFCA será de até 3 (três) períodos letivos, consecutivos ou não, salvo se constar cláusula específica no “Acordo Geral de Cooperação Acadêmica” ou no “Acordo Específico de Intercâmbio Técnico, Científico e Cultural”.

Pesquisadores

Para obter informações sobre programas de investigação ou pós-doutorado, visite o site da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação para ver as condições.

Professores Visitantes

Para obter informações sobre estadias como professor visitante estrangeiro na UFCA, visite o site da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.Se você é um professor estrangeiro interessado em vir para a UFCA para desenvolver atividades que envolvam estudantes de graduação e pós-graduação deve primeiramente entrar em contato com um professor da UFCA para emitir a carta convite.


O professor visitante interessado deve entrar em contato com um professor da UFCA para desenvolver um projeto de pesquisa conjunta. O pedido de auxílio financeiro deve ser apresentado por um professor da UFCA ou através de uma chamada de bolsa de uma agência financiadora.

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Secretaria de Cooperação Internacional.