Educação Bilíngue de Surdos EaD

Atualizado em 29/06/2023 às 23h07

Carga Horária
384 horas
Tipo
A Distância
Duração
17 meses
Vagas
100
Campus
Múltiplos polos

Coordenação: Prof. LUCAS ROMARIO DA SILVA

lucas.romario@ufca.edu.br

(88) 3221-9521

Bloco E, Sala 06

O curso de Especialização em Educação Bilíngue de Surdos é uma pós-graduação Lato Sensu da Universidade Federal do Cariri, na modalidade a distância (EaD). Com a intenção de ser uma formação continuada para professores(as), objetiva desconstruir concepções engessadas acerca dos(as) alunos(as) surdos(as) e construir novos discursos, tornando a cultura surda, a língua de sinais e o currículo para as diferenças pilares de práticas pedagógicas inclusivas. Segundo o Projeto Político Pedagógico (PPC), estão previstas inicialmente 100 vagas por ano, distribuídas em cinco polos: Juazeiro do Norte (20), Brejo Santo (20), Icó (20), Nova Olinda (20) e Milagres (20). A carga horária total da pós-graduação é de 384 horas.

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA IIS0052
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Dinâmica de Integração em diferentes ambientes. Organização de sistemas de EaD: processos de comunicação, processo de tutoria e avaliação. Relação dos sujeitos da prática pedagógica no contexto da EaD. Ambientes Virtuais de Ensino Aprendizagem (AVA): estratégias de interação. Metodologias Digitais. Acessibilidade no Ambiente Virtual e Digital.

Bibliografia
  • MACHADO, Dinamara Pereira; MORAES, Márcio Gilberto de Souza.. MAEducação a Distância: fundamentos, tecnologias, estrutura e processo de ensino aprendizagem.. . São Paulo: Saraiva,. 2015
  • SIEBRA, Sandra de Albuquerque; MACHIAVELLI, Josiane Lemos. SIntrodução à educação a distância e ao ambiente virtual de aprendizagem.. . Recife: Ed. Universitária da UFPE,. 2015
  • CORRÊA, Denise Mesquita.. Introdução à educação a distância e AVEA.. 2ª ed. Florianópolis, IFSC. 2014
  • MORAN, José Manuel; VALENTE, José Armando. Educação a distância: pontos e contrapontos.. . São Paulo: Summus,. 2011
  • HACK, Josias Ricardo.. Introdução à educação a distância.. . Florianópolis: LLV/CCE/UFSC. 2011
  • VIDAL, Eloísa Maia; MAIA, José Everardo Bessa.. Introdução à educação a distância.. . Fortaleza: RDS,. 2010
  • LITTO, Fredric M.; FORMIGA, Marcos.. Educação a Distância: o estado da arte.. . São Paulo: Pearson Education Brasil,. 2009
  • FOGGETTI, Fernanda; Acessibilidade digital: o que é, importância e quais os tipos? 2022.
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO IIS0053
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Produção científica na universidade. Orientação para a produção e interpretação de textos acadêmicos em Português e em Libras. Noções sobre métodos e conhecimento. Normas da ABNT: regras de formatação para trabalhos acadêmicos. Orientações para formatação de trabalhos acadêmicos em português e em Libras (gravados em formato de vídeo).

Bibliografia
  • FAZENDA, Ivani. Metodologia da pesquisa educacional. 12. Cortez. 2010
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: LÍNGUA E CULTURA IIS0054
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Expressão visual e espacial para comunicação através da Língua Brasileira de Sinais. Introdução ao léxico, fonologia, morfologia e sintaxe da Língua Brasileira de Sinais

Bibliografia
  • QUADROS, R. M.; KARNOPP, L. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: ArtMed, 2004.
  • QUADROS, Ronice Müller de. Libras. São Paulo: Parábola, 2020. 192f.
  • PAGY, Fabiane Elias. MORFOSSINTAXE EM LIBRAS: categorias de nomes e verbos, predicados e sua relação com a omnipredicatividade. 2021. 282 f. Tese (Doutorado) - Curso de Ppgl, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Unb, Brasília, 2021. Disponível em: http://www.realp.unb.br/jspui/bitstream/10482/44384/1/2021_FabianeEliasPagy.pdf. Acesso em: 02 fev. 2024.
  • SILVA, L. Expressões manuais e não manuais da Libras sob o olhar de pesquisadores da UFPR. Revista da ABRALIN, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 1?7, 2020. DOI: 10.25189/rabralin.v19i2.1629. Disponível em: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1629. Acesso em: 03 fev. 2024.
EDUCAÇÃO BILÍNGUE E BICULTURAL IIS0055
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Conceitos de bilinguismo, biculturalismo e educação bilíngue. Aspectos psicolinguísticos e neurolinguísticos no ser bilíngue. Educação bilíngue para surdos no Brasil: estrutura, legislação, currículo e práticas pedagógicas. A língua de sinais e a língua portuguesa na escolarização de surdos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTUDOS SURDOS EM EDUCAÇÃO IIS0056
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Bases teórico-epistemológicas dos Estudos Surdos. Estudos Surdos na interface com os Estudos Culturais. Conceitos de cultura, identidade, diferença, alteridade, subjetividade, hibridismo, relações de poder, interseccionalidades. Cultura e identidades surdas: fatores teóricos. Artefatos culturais surdos. Identificações e locais das identidades: família, escola, associação, etc.

Bibliografia
  • Estudos culturais e estudos surdos: aproximações conceituais.
  • Memórias, histórias e narrativas da liderança surda na luta pela cidadania: da semente plantada à árvore crescida.
  • Como é ser surdo? Visurdo
  • (Somos diferentes de você)
  • Pequeno manual da cultura surda
  • As imagens do outro sobre a cultura surda
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS IIS0057
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

História das pessoas surdas: aspectos clínico, socioantropológico e educacional. O impacto do Congresso de Milão na educação de surdos. Mitos em relação às pessoas surdas e às línguas de sinais. Abordagens educacionais na educação de surdos: Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo.

Bibliografia
  • congresso
INTRODUÇÃO À ESCRITA DE SINAIS IIS0058
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Aspectos históricos e culturais da escrita. Exploração e uso do sistema de escrita de língua de sinais: uso de softwares de SW. Compreensão dos códigos próprios da escrita de sinais. O alfabetismo na escrita da língua de sinais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
POLÍTICAS BILÍNGUES DE SURDOS IIS0059
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Conceitos de política linguística. Políticas Linguísticas e Subjetividades. Políticas Linguísticas e Ensino de Línguas. Concepção de Política Linguística para a Educação Bilíngue de Surdos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM IIS0060
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Teorias de aquisição da linguagem. Estágios de desenvolvimento linguístico da criança surda. Cognição e linguagem. Universalidade e uniformidade na aquisição da linguagem. O papel da experiência na aquisição. Aquisição da linguagem em língua de sinais comparada às línguas orais. Estudo da aquisição da língua de sinais em diferentes contextos de aquisição: a língua de sinais como língua materna, a língua de sinais como primeira língua e a língua de sinais como segunda língua.

Bibliografia
  • FINGER, I.; QUADROS, R. M. (Orgs.).. Teorias de Aquisição da Linguagem. 3. UFSC. 2017
  • GROLLA, E.; SILVA, M. C. F.. Para conhecer a aquisição da linguagem.. 1. Contexto. 2014
  • QUADROS, R. M.. Educação de surdos: a aquisição da linguagem.. 1. Artmed. 1997
LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS IIS0061
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Introdução aos estudos léxico-gramaticais da língua portuguesa na perspectiva de segunda língua. Estudo das principais teorias de aquisição de segunda língua e suas implicações para o professor de Libras.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
CURRÍCULO, DIDÁTICA E PEDAGOGIA SURDA IIS0062
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Currículo e educação de surdos. Pedagogia surda como pressuposto didático-pedagógico. Pedagogia visual. Pedagogia Bilíngue. Trabalho pedagógico surdo. O papel do professor surdo no processo de aquisição de linguagem da criança surda e nos processos didáticos. Língua de sinais, identidade e cultura surdas.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IIS0063
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Criação e desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em português e em Libras. Normas e orientações.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Último Processo Seletivo

23/06/2023 às 00:00 - 29/11/2023 às 23:59

Nenhum processo seletivo em vigência.

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Cead.