Biologia

Graduação / LICENCIATURA

Atualizado em 28/06/2019 às 16h11

Período
Noturno
Tipo
Presencial
Duração
4.5 anos
Vagas
0
Campus
Brejo Santo

Coordenação: Prof. GEORGE JOAQUIM GARCIA SANTOS

biologia.ife@ufca.edu.br

(88) 3221-9591

Bloco X, Sala 1

Estudantes do curso Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática (LICN), no campus Brejo Santo, têm formação geral nas chamadas Ciências Naturais (Química, Física e Biologia) e também no campo da Matemática, para ministrarem essas disciplinas no Ensino Fundamental. A partir do quarto semestre, eles podem ou não ingressar especificamente na Licenciatura em Biologia da UFCA – que portanto não oferta vagas diretamente por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Esse segundo ciclo dura um ano e meio, aprofundando os estudos das relações entre o seres vivos e o meio ambiente e os mecanismos que regulam a vida no planeta. Seus egressos deixam a universidade com dois diplomas (LINC e Biologia), capacitados para lecionar também no Ensino Médio.

Semestre 1

PRINCÍPIOS DE CIÊNCIAS NATURAIS IFE0018 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Ementa

Introdução a Ciências Naturais. Campos das Ciências Naturais. Terra e universo. Ciclo da matéria no sistema terra, integração e energias dos sistemas terrestres. Vida e ambiente. Ser humano e saúde. Tecnologia e sociedade.

Bibliografia
  • Tópicos de astronomia
  • PURVES, W. K. et. al.. Vida: A Ciência da Biologia. 8 ed.. Artmed. 2011
  • CAMPBELL, N. A. et al.. Biologia. 8. Artmed. 2010
  • COLACIOPPO, S.; PHILIPPI, A.; MANCUSO, P. C. S.. Temas de saúde e ambiente. . Signus. 2008
  • BORÉM, A.; GIÚDICE, M.. Biotecnologia e meio ambiente. 2. UFV. 2008
  • RONAN, C.. História ilustrada da ciência. . Jorge Zahar. 2002
  • Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. . MEC/SEF. 1998
  • CHALMERS, A. F.. O que é ciência afinal?. . Brasiliense. 1993
PRINCÍPIOS DE MATEMÁTICA IFE0022 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Conjunto dos números reais e desigualdades; retas e coordenadas; circunferências e gráficos de equações; funções; função polinominal e função racional; função composta e função inversa.

Bibliografia
  • Elon Lages Lima. Números e Funções Reais. 1ª. SBM. 2014
  • Elon Lages Lima. Números e Funções Reais. 1ª. SBM. 2014
  • Louis Leithod. O Cálculo com Geometria Analítica. 3ª. HARBRA. 1994
LABORATÓRIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA I IFE0023 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Ementa

Análise de propostas para o Ensino de Ciências e Matemática no Ensino Fundamental. Fundamentos teóricos e metodológicos para o ensino de Ciências e Matemática: os paradigmas educacionais na Educação em Ciências e Matemática, Experimentação; TIC's e recursos audiovisuais, resolução de problemas, modelos e modelagem, atividades lúdicas, textos paradidáticos.

Bibliografia
  • Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. 18. ed. Campinas: Papirus, 2011. v. 01. 143p
  • Ensino de Ciências: fundamentos abordagens. Campinas: R. Vieira Gráfica e Editora Ltda. 1 ed. v. 1, p. 120-153. 2000.
  • Didática das Ciências. 1 ed. São Paulo: FTD, 1999.
  • Construtivismo e o Ensino de Ciências - Reflexões Epistemológicas e Metodológicas. 3 ed. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2008
INFORMÁTICA EDUCATIVA IFE0026 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

A informática como prática pós-moderna. História da informática educativa: o uso do computador como ferramenta pedagógica. A internet e suas interfaces com a educação. A prática pedagógica pós-moderna e a participação do computador em sala de aula.

Bibliografia
  • Informática na educação: teoria e prática
  • (RE)PENSAR A FORMAÇÃO DOCENTE COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
  • Educação online como dispositivo na ciberpesquisa-formação
  • Tecnologias digitais na formação inicial docente: articulações e reflexões com uso de redes sociais
  • A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS TECNOLOGIAS DIGITAI
  • Educação e tecnologias: Parcerias 3.0
  • Tecnologias digitais na educação
  • Tecnologias digitais na educação
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO IFE0027 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

O método de trabalho da ciência moderna e sua influência no modelo de conhecimento acadêmico. Pré-requisitos do Trabalho Científico. Visão geral do trabalho científico. A ciência da antiguidade e suas diferenças de concepção em relação à ciência moderna. Tipos de conhecimento: senso comum, conhecimento religioso, conhecimento científico. A pesquisa acadêmica: tipos e natureza das pesquisas acadêmicas. Elaboração de trabalhos científicos. Formas de leitura e síntese textual: Fichamento, Resumo, Mapa Conceitual, Resenha, Artigo Acadêmico.

Bibliografia
  • LEITE, Francisco Tarciso. Metodologia Científica: métodos e técnicas de pesquisa (monografias, dissertações, teses e livros). . Ideias & Letras. 2008
  • SEVERINO, A.J. Metodologia do Trabalho Científico. . Cortez. 2007
  • CERVO, A.; BERVIAN, P.A.; DA SILVA, R. Metodologia Científica. . Pearson Prentice Hall. 2007
  • COSTA, Maria Cristina Castilho. Sociologia: Introdução à ciência da sociedade. . Moderna. 2005
  • CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. . Ática. 2002
PRODUÇÃO TEXTUAL IFE0028 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

1. A leitura como método de interpretação do discurso. 2. A interpretação de textos. 3. A produção escrita textual. 4. A diferença entre oralidade e escrita. 5. A linguagem e os seus pressupostos: o discurso argumentativo, a sua função, natureza e divisão. 6. Coesão e coerência. 7. Tipos de textos: paráfrases; resumo, narração, descrição; dissertação, artigo, monografia e petição inicial. 8. Prática pedagógica de escrita a partir dos preceitos técnicos da ABNT.

Bibliografia
  • A Produção Textual na Universidade

Semestre 2

FÍSICA I IFE0016 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Grandezas físicas. Notação científica. Algarismos significativos. Sistema Internacional de Unidades. Movimentos em uma dimensão. Vetores. Movimentos em duas e três dimensões. As leis de Newton. Aplicações das leis de Newton. Energia e sua conservação. Sistemas de partículas e conservação do movimento linear. Movimento rotacional. Dinâmica do Movimento de Rotação. Equilíbrio e elasticidade.

Bibliografia
  • Curso de Fisica Basica 1 Mecanica Capa ilustrativa Curso de Física Básica 1 - Mecânica
  • Fundamentos de Física
  • Fundamentos de Física
ESTUDOS SÓCIO-HISTÓRICOS E CULTURAIS DA EDUCAÇÃO IFE0017 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Introdução ao estudo da Sociologia no plano teórico-conceitual, abordando a temática dos grupos, das organizações e instituições sociais, nos processo sociais básicos. Conceito de cultura. Natureza e cultura. relativismo cultural. Etnocentrismo. Diversidade cultural, focando os processo de educação, subjetividade e relações humanas nas suas dimensões culturais.

Bibliografia
  • SANTOS, José Luiz dos. O que é cultura. 1. Brasiliense. 2012
  • DURKHEIM, Émile. . Educação e Sociologia. 1. Hedra. 2010
  • BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. 1. Brasiliense. 2007
  • CARVALHO, A. B.; SILVA, W. C. L.. Sociologia e educação: leituras e interpretações. 1. Avercamp. 2006
  • BRYM, R. et al.. Sociologia: sua bússola para um novo mundo ,. 1. Thomson Learning. 2006
  • ANTOS, R. J.. Antropologia para quem não vai ser antropólogo. 1. Tomo Editorial. 2005
  • GIDDENS, A. Sociologi. 1. Artmed. 2005
  • DEMO, P.. Introdução à sociologia: complexidade, interdisciplinaridade e desigualdade social. . Atlas. 2002
  • ? MARTINS, Carlos Benedito. O que é sociologia. 1. Brasiliense. 1994
  • GEERTZ, C. A. interpretação das culturas. 1. Livros Técnicos Científicos. 1989
  • BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. 1. Vozes. 1985
  • BERGER, P.. Perspectivas sociológicas. 1. Vozes. 1972
BIOLOGIA CELULAR IFE0019 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Introdução à biologia celular; células procarióticas e eucarióticas; métodos de estudo na biologia celular; estrutura e função das membranas biológicas, do cicloesqueleto e das organelas citoplasmáticas; parede celular; interações célula-célula e célua-matriz extracelular; núcleo interfásico e em divisão.

Bibliografia
  • JUNQUEIRA, L.C.U.; CARNEIRO, J.. Biologia celular e molecular. 8. Guanabara Koogan. 2005
CÁLCULO I IFE0020 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Limites e continuidade de funções reais de uma variável real. Derivadas de função de uma variável e aplicações das derivadas. Noções de integral.

Bibliografia
  • Hamilton Luis Guidorizzi. Um curso de Cálculo. . LTC. 1986
  • Hamilton Luis Guidorizzi. Um curso de Cálculo. . LTC. 1986
DIDÁTICA GERAL IFE0024 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

1. Os aspectos históricos e as perspectivas atuais da didática: reflexão para o trabalho docente. 2. A educação no contexto socioeconômico mundial e brasileiro e as atribuições do trabalho docente. 3. Função social da escola no paradigma contemporâneo. 4. A natureza, os princípios e fundamentos da ação docente. 5. Didática e tendências pedagógicas. 6. As diferentes formas de ensino como planos de organização e processos de interação entre sociedade e escola. 7. Organização do trabalho docente. 8. Planejamento do trabalho docente na perspectiva disciplinar e interdisciplinar. 9. Prática pedagógica e didática, a partir dos preceitos estudados na disciplina e de atividades pedagógicas orientadas pelo professor.

Bibliografia
  • DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO E A ABORDAGEM DA DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL NA ESCOLA
  • DISCIPLINA DE DIDÁTICA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO A PARTIR DOS PLANOS DE ENSINO
  • APRENDIZAGEM POR PROJETOS E OS CONTRATOS DIDÁTICOS
QUÍMICA GERAL IFE0025 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Conteúdos básicos de Química para o entendimento de tecnologias presentes no cotidiano e adequado para serem desenvolvidos pelo licenciando em sua prática docente: primeiros modelos de constituição da matéria, radioatividade, tabela periódica, conceito de mol, ligações químicas, compostos moleculares e iônicos, polaridade, forças intermoleculares, funções químicas, indicadores, equações químicas e eletroquímicas.

Bibliografia
  • BROWN, T. L. et al. Química: a ciência central, São Paulo: Prentice Hall, 9a. Ed., 2005.
  • ATKINS, P. et al. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5a. Ed., Bookman, 2012.
  • JESPERSEN, Neil D. Química: a natureza molecular da matéria. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2017.
LABORATÓRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS II IFE0029 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Ementa

Planejar e desenvolver projetos de pesquisas interdisciplinares e materiais didáticos em ensino-aprendizagem de Ciências e Matemática a partir da discussão de temáticas (Temas transversais) para o ensino fundamental, promovendo a apropriação do uso de técnicas de pesquisa pelo aluno.

Bibliografia
  • FAZENDA, Ivani Catarina Arantes.. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa.. 18. Papirus. 2012
  • MALDANER, O. A.. O professor pesquisador: uma nova compreensão do trabalho docente. Espaços da Escola. 1. Unijuí. 1999
  • HERNANDEZ, F.; VENTURA, M.. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio.. 5. Artmed. 1998
  • La Cecilia (Argentina) | Destino: Educação - Escolas Inovadoras

Semestre 3

MATEMÁTICA I IFE0021 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Segmentos de reta, ângulos, triângulos, paralelismo, perpendicularidade, quadriláteros, polígonos, circunferência e círculos, teorema de Tales e polígonos regulares. Ponto, reta, plano e espaço. Prismas. Paralelepípedos. Pirâmides. Poliedros. Esferas. Cilindros, cone, esfera. Rotação de Euler.

Bibliografia
  • Fundamentos de Matemática Elementar Volume 09
  • Fundamentos de Matemática Elementar Volume 10
  • Geometria Euclidiana Plana - João Lucas Barbosa
LABORATÓRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS III IFE0030 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Ementa

Construção e validação de sequência de ensino de aprendizagem a partir dos projetos e materiais didáticos desenvolvidos LPPII. Organização e Desenvolvimento de Mostra de Materiais Didáticos para o ensino de Ciências e Matemática.

Bibliografia
  • NUÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L.. Fundamentos do Ensino-Aprendizagem das Ciências Naturais e da matemática: O Novo Ensino Médio.. 1. Editora UFPE. 2010
  • NUÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L.. Fundamentos do Ensino-Aprendizagem das Ciências Naturais e da matemática: O Novo Ensino Médio.. 1. Editora UFPE. 2010
  • NUÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L.. Fundamentos do Ensino-Aprendizagem das Ciências Naturais e da matemática: O Novo Ensino Médio.. 1. Editora UFPE. 2010
  • NUÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L.. Fundamentos do Ensino-Aprendizagem das Ciências Naturais e da matemática: O Novo Ensino Médio.. 1. Editora UFPE. 2010
DIVERSIDADE BIOLÓGICA IFE0031 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Visão geral da diversidade biológica (de procariontes e eucariontes possuidores de tecidos verdadeiros). Sistemas de classificação dos seres vivos (artificiais e naturais). Nomenclatura binomial lineana e suas derivações. categorias taxonômicas e o sistema de hierarquias; Diversidade de procariontes e eucariontes (Procariontes, Fungos, Plantas e Animais). História evolutiva da diversidade biológica. Relações do homem com o seu ambiente; Fatores geradores da perda da biodiversidade e consequências; Importâncias das medidas de diversidade biológica e de sua manutenção.

Bibliografia
  • 1. RAVEN, Peter H.; EVERT, Ray F.; EICHHORN, Susan E.; VIEIRA, Ana Claudia M. Biologia Vegetal. 8. Guanabara Koogan. 2019
  • Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção: Volume I, II, III, IV e V. 1. ICMBio/MMA. 2018
  • RICKLEFS, Robert E. A Economia da natureza. 7. Guanabara Koogan. 2018
  • ARAÚJO, Leonardo. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção. 1. ICMBio/MMA. 2018. 1. Fi. 2017
  • ARAÚJO, Leonardo. Evolução Biológica: da pesquisa ao ensino. 1. Fi. 2017
  • RAVEN, Peter H.; EVERT, Ray F.; EICHHORN, Susan E.; VIEIRA, Ana Claudia M. RAVEN, Peter H.; EVERT, Ray F.; EICHHORN, Susan E.; VIEIRA, Ana Claudia M. RAVEN, Peter H.; EVERT, Ray F.; EICHHORN, Susan E.; VIEIRA, Ana Claudia M. 1. RAVEN, Peter H.; EVERT, Ray F.; EICHHORN, Susan E.; VIEIRA, Ana Claudia M. Biologia Vegetal. 8. Guanabara Koogan. 2016. 8. Guanabara Koogan. 2016. 8. Guanabara Koogan. 2016. 8. Guanabara Koogan. 2016
  • RAVEN, Peter H.; EVERT, Ray F.; EICHHORN, Susan E.; VIEIRA, Ana Claudia M. Biologia Vegetal. 8. Guanabara Koogan. 2016
  • RAVEN, Peter H.; EVERT, Ray F.; EICHHORN, Susan E.; VIEIRA, Ana Claudia M. RAVEN, Peter H.; EVERT, Ray F.; EICHHORN, Susan E.; VIEIRA, Ana Claudia M. 1. RAVEN, Peter H.; EVERT, Ray F.; EICHHORN, Susan E.; VIEIRA, Ana Claudia M.. Biologia Vegetal. 8. Guanabara Koogan. 2016. 8. Guanabara Koogan. 2016. 8. Guanabara Koogan. 2016
  • BRUSCA, Richard C.; BRUSCA, Gary J. Invertebrados. 2. Guanabara Koogan. 2015
  • REECE, Jane B. Biologia de Campbell. 10. Artmed. 2015
  • O conceito de biodiversidade e a história da biologia da conservação: da preservação da wilderness à conservação da biodiversidade
  • SADAVA, David. Vida: A ciência da biologia. 8. Artmed. 2009
  • PRIMACK, R.B. Rodrigues, E.. Biologia da conservação. 1. Planta. 2001
  • Biologia vegetal
  • Vida: A Ciência da Biologia
QUÍMICA GERAL DOS SERES VIVOS IFE0032 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Hidrocarbonetos e fontes de energia, obtenção natural dos compostos orgânicos, funções orgânicas básicas, drogas e aplicação industrial dos compostos orgânicos. Estruturas e funções das proteínas, carboidratos e lipídios, a fim de perceber a importância destas moléculas para o organismo vivo. Estudo do metabolismo geral do organismo, correlacionando às diversas reações que nele ocorrem, bem como as suas funções.

Bibliografia
  • Paula Bruice. Química Orgânica. 4. Prentice Hall. 2006
FÍSICA II IFE0033 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Gravitação. Fluidos. Movimento Oscilatório. Ondas em meios elásticos. Ondas Sonoras. Temperatura e Calor. Primeira Lei da Termodinâmica. Propriedade dos Gases. Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica. Teoria Cinética dos Gases.

Bibliografia
  • PAUL A TIPLER E GENE MOSCA. FÍSICA PARA CIENTISTAS E ENGENHEIROS. SEXTA. GEN LTC. 2008
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM IFE0034 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

A infância sob o olhar da Psicologia da educação. O que é a infância? As principais características da aprendizagem infantil. Principais correntes psicológicas a pesquisar a aprendizagem: Construtivismo (Piaget); Sócio-Interacionismo (Vigotsky); Teoria da Afetividade (Wallon); Behaviorismo (Skinner); Psicanálise (Freud).

Bibliografia
  • Psicologia da Aprendizagem
  • HENRI WALLON: PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
  • Abordagens vygotskiana, walloniana e piagetiana: diferentes olhares para a sala de aula
  • A história e a constituição da Psicanálise: introdução aos principais conceitos freudianos para entender a subjetividade humana
  • Mesa redonda: Três perguntas a vygotskyanos, wallonianos e piagetianos
  • o Nascimento da Inteligência na Criança (Trecho do livro referente às p.p. 15-31)
  • Freud: A interpretação dos sonhos
  • Pensamento e linguagem
  • LEV VYGOTSKY MARTA KOHL DE OLIVEIRA TEXTO E APRESENTAÇÃO
CÁLCULO II IFE0035 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Integrais indefinidas e definidas, Teorema fundamental do cálculo, Técnicas de integração, Aplicações das integrais.

Bibliografia
  • FLEMMING, Diva Marília; GONÇALVEZ, Mirian Buss Cálculo A: Funções, limite, derivação e integração. Vol. 1. 6º Edição. São Paulo: Editora Person,2006.
  • GUIDORIZZI, H. L. Um Curso de Cálculo. Rio de Janeiro: Editora LTC, vol. 1, 5 ed., 2001.
  • LEITHOLD, L. Cálculo com geometria analítica. São Paulo: Harbra, vol.1, 3 ed.,1994
  • STEWART, J. Calculo II. Cengage Learning: São Paulo, vol.1, 7 ed., 2013

Semestre 4

QUÍMICA INORGÂNICA I IFE0036 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

propriedades periódicas; Oxigênio, Hidrogênio; Água; Coloides; Metais Alcalinos e Alcalinos Terrosos; Não metais; Primeira série dos metais de transição, Gases Raros. Aplicação de métodos e técnicas de ensino no desenvolvimento dos conteúdos de química inorgânica I.

Bibliografia
  • VOGEL, Arthur Israel; GIMENO, Antonio; SVHELA, Gyulla. Química analítica qualitativa. 5. ed. rev. São Paulo: Mestre Jou, 1981. 665p. ISBN 8587068016 (broch.).
  • JESPERSEN, Neil D. Química: a natureza molecular da matéria. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2017. Vol. 1 e 2. ISBN 9788521632573 (broch.).
  • KOTZ, John C.; TREICHEL, Paul; VICHI, Flávio Maron. Química geral e reações químicas. Sao Paulo: Cengage Learning, 2016. Vol. 1 e 2. ISBN 9788522118274 (broch.).
  • BRADY, James E.; HUMISTON, Gerard E. Química geral. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2016. Vol. 1 e 2. ISBN 9788521604488 (broch.)
  • RUSSELL, John Blair. Química geral. 2. ed. São Paulo: Makron Books, c1994. Vol. 1 e 2. ISBN 8534601925 (broch.).
  • ATKINS, P. W. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012. 922p. ISBN 9788540700383 (broch.).
  • LEE, J. D. Química inorgânica não tão concisa. São Paulo: Edgard Blücher, c1999. xiii, 527 p. ISBN 9788521201762 (broch.).
  • SHRIVER, Duward F.; ATKINS, P. W. Química inorgânica. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008. 848p. ISBN 9788577801992 (broch.)
MATEMÁTICA II IFE0037 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Introdução à Estatística Descritiva. Variáveis quantitativas. Dados contínuos e dados discretos. Representação gráfica. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. Noções de probabilidade. Exemplos práticos do uso da probabilidade e estatística para estudos científicos em Ciências da Natureza e Matemática.

Bibliografia
  • Probabilidade: Aplicações à Estatística
  • Análise Combinatória e Probabilidade
  • Estatística Básica
ANATOMIA HUMANA IFE0038 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Fornecer conhecimentos básicos sobre anatomia humana dos diferentes sistemas orgânicos. Princípios gerais de promoção da saúde e prevenção de doenças.

Bibliografia
  • ANATOMIA GERAL HUMANA
ESTRUTURA, POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL IFE0039 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

1. História da Educação no Brasil; 2. Organização do sistema escolar brasileiro; 3. Legislação educacional; 4. Níveis e modalidades de ensino e da educação básica; 5. Formação dos profissionais da educação; 6. Política educacional; 7. Gestão educacional; 8. Financiamento da educação; 9. Avaliação do sistema educacional brasileiro.

Bibliografia
  • LIBANIO, Jose Carlos; Organizacao e Gestao da Escola: teoria e pratica. São Paulo: Heccus Editora.
  • VIEIRA, Sofia Lerche. Educacao Basica: poli­tica e gestao da escola. Fortaleza: Liber Livro, 2008.
  • LIBANIO, Jose Carlos; OLIVEIRA, Joao Ferreira e TOSCHI, Mirza Seabra. Educacao escolar: politicas, estrutura e organizacao. Sao Paulo: Cortez, 2012.
  • ARANHA, Maria Lucia de Arruda. Historia da Educacao e da Pedagogia. Sao Paulo: Editora Moderna, 2006.
ELETRICIDADE E MAGNETISMO I IFE0040 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Cargas elétricas. Processos de eletrização. Força elétrica. Campo elétrico. Lei de Gauss: fluxo de um campo elétrico, Lei de Gauss, aplicações da Lei de Gauss. Potencial elétrico. Capacitância e Dielétricos. Corrente elétrica. Leis de Ohm. Força eletromotriz. Circuito RC.

Bibliografia
  • Fundamentos de Física. eletricidade e magnetismo
  • YOUNG & FRIEDMAN. FÍSICA III ELETROMAGNETISMO. DÉCIMA SEGUNDA. CW COMPANION WEBSITE. 2009
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I IFE0041 - 80 horas
Carga Horária

80 horas.

Professores
Ementa

#Não informada

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
BIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO IFE0043 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Introdução à embriologia; Introdução ao desenvolvimento animal; Visão geral do desenvolvimento embrionário (segmentação, gastrulação e organogênese); Anexos embrionários; Visão geral do desenvolvimento embrionário humano; Folhetos embrionários e formação dos tecidos humanos; Teratologia.

Bibliografia
  • Gilbert, S. F.. Biologia do Desenvolvimento. 2. Revista Brasileira de Genética. 1994
  • Moore, K.. Embriologia Básica. 5. Guanabara koogan. 2000
  • Sadler, T. W.. Langman: Embriologia médica. 9. Guanabara Koogan. 2000
  • Moore, K.L.; Persaud, T.V.N.. Embriologia Clínica. 6. Guanabara Koogan. 2000
  • Hildebrand, M.. Análise Estrutural dos Vertebrados. . Atheneu. 1995
  • Wolpert, L.; Beddington, R.; Brockes, J.; Jessel, T.; Lawrence, P.; Meyerowitz, E.. Princípios de Biologia do Desenvolvimento. . Artmed. 2000
  • Garcia, S.M.L.; Fernandez, C.G.. Embriologia. . Artmed. 2001
  • Leme, H.S.S.; Azoubel, R.. Embriologia Comparada. . Unesp-Funep. 1996

Semestre 5

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II IFE0069 - 160 horas
Carga Horária

160 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Reflexões sobre as diferentes concepções de Ciências presentes nas salas de aula e sua relação com o cotidiano. Métodos de ensino: aula expositiva, trabalho colaborativo, trabalho individual, organização de pesquisas, atividades extracurriculares, projetos temáticos, dentre outros. Elaboração, implementação e avaliação de planos de aula, em situações reais.Análise de diferentes recursos didáticos para o ensino e aprendizagem de Ciências na educação básica. O livro didático na prática pedagógica: análise, seleção e utilização. Estágio de regência: registro reflexivo das atividades de regência, baseado no estudo de referências teóricas que possibilitem formular propostas para os problemas identificados relativamente à profissão docente do professor

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS NATURAIS E DA MATEMÁTICA IFE0070 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Didática Geral e Didática das Ciências e da Matemática. Epistemologia e Didática das Ciências e da Matemática. Conceitos em destaque na didática das ciências e na Matemática. O que ensinar em ciências? O que ensinar em Matemática? Intervenções Didáticas e Sequencias Didáticas. Modelos de Ensino. Transposição Didática e Contrato Didático. Avaliação.

Bibliografia
  • Brasil. Base Nacional Comum Curricular. 1. MEC/CONSED/UNDIME. 2017
  • Miriam Krasilchik. Prática de ensino em Biologia. . EDUSP. 2016
  • Eniz Conceição Oliveira e Marli Teresinha Quartieri. Práticas docentes no ensino de ciências e matemática: possibilidades, reflexões e quebra de paradigmas.. . UNIVATES. 2016
  • Simetria nas aulas de matemática: uma proposta investigativa.
  • Ensinando a ser aluno, a prendendo a ser professora
  • Candau, Vera; Simão, Adélia Maria;. A Didátcia hoje: reinventando caminhos.. 40. UFRGS. 2015
  • O ensino de ciências e a proposição de sequências de ensino investigativa
  • BRITO LIMA, A. P. A. et, Al.. Pesquisa em Fenômenos Didáticos. . Editora UFPE. 2010
  • Roberto Nardi. Ensino de Ciências e matemática I. . UNESP. 2009
  • Didática Geral
  • Transposição ou recontextualização? Sobre a produção de saberes na educação em museus de ciência
  • Moacir Gadotti. Boniteza de um sonho: ensinar e aprender com sentido.. 1. FEEVALE. 2003
  • Philipe Perrenoud. Dez novas competencias para ensinar.. . Artes Médicas Sul. 2000
  • Alice Casemiro Lopes. Conhecimento Escolar. . EDUERJ. 1999
  • Antoni Zabala. A prática Educativa: Como ensinar?. . Artes Médicas do Sul. 1998
LABORATÓRIO DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA IFE0071 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

A disciplina de caráter teórico e prático, procura fornecer as ferramentas metodológicas necessárias à reflexão teóricas da pesquisa em educação. Visa abordar os pressupostos, a epistemologia da pesquisa em educação, os aspectos teórico-metodológicos de projetos de pesquisa. Analisará alguns instrumentos e os aspectos relativos à sua construção, validação e cientificidade; as possibilidades de análise de informações.

Bibliografia
  • o saber. Metodologia Científica: fundamentos e técnicas
  • Metodologia Científica
ORIGEM DA VIDA E EVOLUÇÃO IFE0077 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Origem da vida na Terra. Surgimento das primeiras formas de vida (procariontes→eucariontes). Introdução ao pensamento evolucionista. Lamarckismo x Darwinismo. Especiação (conceito e tipos). Provas da evolução biológica. Teoria Moderna da Evolução. Fundamentos de sistemática filogenética; Construção e interpretação de cladogramas.

Bibliografia
  • Vídeo sobre evolução
  • Ridley, M. Evolução.
  • Vídeo sobre evolução
  • Ridley, M. Evolução.
HISTOLOGIA ANIMAL IFE0078 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Tecido epitelial (de revestimento e secretor); Tecido conjuntivo (características gerais e tecido conjuntivo propriamente dito); Tecido adiposo; Tecido cartilaginoso; Tecido ósseo; Tecido hematopoiético; Tecido sanguíneo; Tecido muscular e Tecido nervoso. Morfofisiologia e histogênese dos tecidos animais e humano.

Bibliografia
  • Histologia Texto, atlas e roteiro de aulas práticas 3ª edição
  • Resumo da disciplina
  • Histologia Texto, atlas e roteiro de aulas práticas 3ª edição
  • Resumo da disciplina

Semestre 6

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III IFE0080 - 160 horas
Carga Horária

160 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

A avaliação como parte integrante do processo de ensino e aprendizagem. A aprendizagem da docência: a articulação da teoria e da prática. O ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos. Elaboração, implementação e avaliação de planos de ensino, em situações reais. Estágio de regência: elaboração, implementação e avaliação de plano de aula. Registro reflexivo das atividades de regência, baseado no estudo de referências teóricas que possibilitem formular propostas para os problemas identificados relativamente à profissão docente do professor. A aprendizagem da docência – a articulação da teoria e da prática: analisando as experiências vivenciadas nas diferentes situações de estágio à luz de referenciais teóricos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
LINGUAGEM BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) IFE0081 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Estudo dos conceitos, classificação e causas da surdez. Uma abordagem da surdez enquanto identidade e culturas. Estudo do módulo básico da Língua Brasileira de Sinais enquanto a língua natural dos surdos, a gramática e as especificidades desta língua. Prática pedagógica de utilização da linguagem de sinais, como forma de atestar o domínio dos alunos nessa plataforma linguística.

Bibliografia
  • Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais
INVERTEBRADOS IFE0087 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Princípios zoológicos e a Ciência da Zoologia; Características gerais dos animais; Classificação e filogenia dos animais; Poríferos; Cnidários; Platelmintos, Nematelmintos; Moluscos; Anelídeos; Artrópodes; Equinodermos.

Bibliografia
  • BRUSCA, Richard C.; BRUSCA, Gary J.. Invertebrados. 2. Guanabara Koogan. 2015
  • BARNERS, R. S. K. Os Invertebrados: uma nova síntese. 2. Atheneu. 2008
BOTÂNICA CRIPTOGÂMICA IFE0088 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Características principais, ciclo de vida e classificação, importância ecológica, econômica e distribuição geográfica dos principais grupos de plantas avasculares (Briófitas), vasculares sem sementes (Pteridófitas) Sistemas de classificação; Grupos taxonômicos; tipos nomenclaturais; origem e evolução das Cryptogamae; Incluindo: algas, líquens e musgo.

Bibliografia
  • RAVEN, P.H.; EVERT, R.F.; EICHHORN, S.E. Biologia vegetal. 6ª. Guanabara Koogan. 2016
  • NABORS, M. W. Introdução à Botânica. . Roca.. 2012
TCC I IFE0101 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Elaboração de Monografia de acordo com as normas da ABNT, relacionada a alguma temática pertinente à área de Ciências Naturais e Matemática.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 7

FISIOLOGIA HUMANA IFE0090 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Compreender e analisar o funcionamento dos seus diferentes órgãos do corpo humano, conhecimentos básicos de sua estrutura a nível macro e microscópico.

Bibliografia
  • FISIOLOGIA HUMANA
  • FISIOLOGIA HUMANA
  • AIRES, M. M.. Fisiologia. . Guanabara Koogan. 2010
  • CARROLL, R. G.. Fisiologia. . Elsevier. 2007
  • COSTANZO, L S. Fisiologia. . Elsevier. 2007
  • LEVY, N. M.; KOEPPEN, B. M.; STANTON, B. A. Berne e Levy: Fundamentos de Fisiologia. . Elsevier. 2006
  • SILVERTHOR, A.C.. Fisiologia humana: uma abordagem integrada. . Manole. 2004
  • GUYTON, A.. Fisiologia Humana. . Guanabara Koogan. 2003
  • BEAR, MF, CONNORS, BW, PARADISO, MA. BEAR, MF, CONNORS, BW, PARADISO, MA. Neurociências – desvendando o sistema nervoso. . Artmed. 2002. . Artmed. 2002
ECOLOGIA GERAL IFE0091 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Ecologia: conceito, histórico, importância e relações com outras ciências. Natureza e dinâmica dos ecossistemas. Níveis de organização; Ecologia de populações; Estrutura das comunidades; os grandes biomas terrestres e aquáticos. Interações entre espécies: intra-específicas e interespecíficas. Conceitos de habitat, nicho ecológico e guilda. Gradientes de diversidade de espécies e seus fatores determinantes. Efeito antrópico sobre as comunidades bióticas. Conservação da diversidade biológica.

Bibliografia
  • RICKLEFS, Robert E. A Economia da natureza. 7. Guanabara Koogan. 2018
INTRODUÇÃO A BIOQUÍMICA IFE0092 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Introdução à Bioquímica e seus fundamentos. As biomoléculas e suas propriedades. A importância da água nos sistemas biológicos. Propriedades da água. Conceito de pH e soluções tampão. Fundamentos de termodinâmica. As biomoléculas: aminoácidos, proteínas, enzimas; carboidratos; os lipídios. Metabolismo: catabolismo e biossíntese de moléculas. Metabolismo de ácidos nucléicos.

Bibliografia
  • VOET, Donald; VOET, Judith; PRATT, Charlote W. Fundamentos de bioquímica. Porto Alegre: Artmed, 2000. CAMPBELL, M.K. Bioquímica. 3.ed. Porto Alegre: ArtMed, 2007
  • COX, Michael M; NELSON, David L. Lehninger: princípios de bioquímica. 4. ed. São Paulo: Sarvier, 2006, 1232 p
INSTRUMENTAÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA IFE0093 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Experimentação no ensino de Biologia. Construção de materiais para apoio ao ensino de Biologia. Planejamento pedagógico e ferramentas didáticas. Discussão e construção de processos e materiais didáticos a partir das realidades das escolas. Jogos e brincadeiras no processo ensino-aprendizagem. Proposta de projetos educacionais inovadores em Biologia na rede de Ensino Básico. Utilização de diferentes mídias no ensino de Ciências.

Bibliografia
  • KRASILCHIK, Myriam.. Prática de ensino em Biologia. 4. ed.. São Paulo: EDUSP. 2016
  • Avaliação da metodologia participativa na elaboração de um jogo: uma forma de trabalhar com a transversalidade construindo conhecimento e contribuindo para a promoção da saúde.
  • Corpo e sexualidade: experiências em salas de aula de ciências.
  • LOURO, Guacira Lopes; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana Vilodre (Org.).. Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 9. ed.. Petrópolis: Vozes. 2013
  • MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa (Org.).. Currículo: questões atuais.. 18. ed.. Campinas, SP: Papirus. 2012
  • MARANDINO, Martha; SELLES, Sandra Escovedo; FERREIRA, Márcia Serra. (Orgs.). Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços formativos.. . São Paulo/BR: Cortez. 2009
  • FURLANI, Jimena.. Mitos e tabus da sexualidade humana: subsídios ao trabalho em educação sexual.. 3. ed.. Belo Horizonte: Autêntica. 2007
  • A biologia tem uma história que não é natural.
  • DINIZ, R.; NARDI, R.; BASTOS, F.. Pesquisas em Ensino de Ciências. . São Paulo: Escrituras. 2004
  • COSTA, Marisa Vorraber (Org.).. Estudos culturais em educação: mídia, arquitetura, brinquedo, biologia, literatura, cinema.... 2. ed.. Porto Alegre: Ed. Universidade. 2004
  • PERRENOUD, Philippe.. Dez novas competências para ensinar. . Porto Alegre: Artes Médicas Sul. 2000
  • LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.
  • CARVALHO, A. M. P. O ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: ______. (Org.) Ensino de Ciências por investigação: Condições para implementação em sala de aula. Editora: Cengage Learning, 2013.
  • CORAZZA, Sandra. Planejamento de ensino como estratégia de política cultural. In: MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa (Org.). Currículo: questões atuais. 18. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
  • POSSOBOM, C.C.F.; OKADA, E.K. e Diniz, R.E.S. Atividades práticas de laboratório no ensino de Biologia e de Ciências: relatos de uma experiência. 2003. Cadernos dos Núcleos de Ensino, 1, 113-123.
ESTÁGIO I - ENSINO DE BIOLOGIA IFE0094 - 80 horas
Carga Horária

80 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Reflexões sobre as diferentes concepções de Biologia presentes nas salas de aula e sua relação com o cotidiano. Métodos de ensino: aula expositiva, trabalho colaborativo, trabalho individual, organização de pesquisas, atividades extracurriculares, projetos temáticos, dentre outros. Elaboração, implementação e avaliação de planos de aula, em situações reais. Análise de diferentes recursos didáticos para o ensino e aprendizagem de Biologia no Ensino Médio. O livro didático na prática pedagógica: análise, seleção e utilização. Estágio de regência: registro reflexivo das atividades de regência, baseado no estudo de referências teóricas que possibilitem formular propostas para os problemas identificados relativamente à profissão docente do professor.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 8

PARASITOLOGIA IFE0095 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Considerações gerais sobre parasitismo. Biologia dos parasitos. Estudos dos principais grupos de protistas, helmintos, moluscos, artrópodes parasitos ou vetores de doenças ao homem, considerando os ciclos biológicos, os mecanismos implicados no parasitismo e os aspectos taxonômicos fisiológicos, ecológicos e evolutivos. Aspectos morfológicos, biológicos e ações patogênicas. Formas clínicas, sintomas, diagnóstico, epidemiologia, prevenção e tratamento das parasitoses.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
CORDADOS IFE0096 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Origem evolutiva, Biologia, morfologia e diversidade de Chordata. Os vertebrados: peixes, anfíbios, répteis (incluindo aves) e mamíferos. Características gerais dos cordados, vertebrados, tetrápodes e amniotas. Treinamento e demonstração de métodos de estudo dos organismos. Vertebrados como indicadores ambientais. Importância econômica e cultural dos vertebrados. A fauna brasileira dos vertebrados no cenário da biodiversidade mundial. Fauna ameaçada.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
BOTÂNICA FANEROGÂMICA IFE0097 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Características principais, ciclo de vida e classificação, importância ecológica, econômica e distribuição geográfica dos principais grupos de plantas vasculares com sementes (Gimnospermas e Angiospermas); Organização interna do corpo vegetal, células e tecidos. Embrião. Tecidos vegetais. Sistemas condutores. Estruturas secretoras. Estrutura da Raiz. Estrutura do Caule. Estrutura da folha. Estrutura da flor. Estrutura do fruto e semente. Evolução das Plantas Vasculares terrestres; Morfologia de órgãos vegetativos e reprodutivos de Gimnospermas e Angiospermas.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
GENÉTICA IFE0098 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Genoma, fluxo da informação gênica; Leis da Genética; padrões de herança (autossômica, sexual e citoplasmática); Grupos sanguíneos; Ligação gênica; Interação Gênica e epistasia; Herança quantitativa; Mutação gênica; Alterações cromossômicas.

Bibliografia
  • Alberts, B. et al. Biologia Molecular da Célula. 5. Artmed. 2010
  • Grifftihs, A. J. F. et al.. Introdução à Genética. 9. Guanabara Koogan. 2008
  • Snustad, D. P. e Simmons, M. J.. Fundamentos de Genética. 4. Guanabara Koogan. 2008
  • Junqueira, L.C. e Carneiro, J.. Biologia Celular e Molecular. 8. Guanabara Koogan. 2005
  • Otto, P. G., Otto, P. A. e Frota-Pessoa O.. Genética Humana e Clínica. 2. Roca. 2004
  • NUSSBAUM, RL. Thompson & Thompson. Genética Médica. . Guanabara Koogan. 2002
  • Borges-Osório, M.R. e Robinson, W.M.. Genética Humana. 2. Artmed. 2001
  • Vogel, F. e Motulsky, A.G.. Genética Humana, problemas e abordagens. 3. Guanabara Koogan. 2000
  • GUERRA, M.. Introdução à Citogenética Geral. . Guanabara Koogan. 1998
ESTÁGIO II - ENSINO DE BIOLOGIA IFE0099 - 80 horas
Carga Horária

80 horas.

Professores
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Ementa

Reflexões sobre as diferentes concepções de Biologia presentes nas salas de aula e sua relação com o cotidiano. Métodos de ensino: aula expositiva, trabalho colaborativo, trabalho individual, organização de pesquisas, atividades extracurriculares, projetos temáticos, dentre outros. Elaboração, implementação e avaliação de planos de aula, em situações reais. Análise de diferentes recursos didáticos para o ensino e aprendizagem de Biologia no Ensino Médio. O livro didático na prática pedagógica: análise, seleção e utilização. Estágio de regência: registro reflexivo das atividades de regência, baseado no estudo de referências teóricas que possibilitem formular propostas para os problemas identificados relativamente à profissão docente do professor.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTÁGIO III - ENSINO DE BIOLOGIA IFE0100 - 48 horas
Carga Horária

48 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Reflexões sobre as diferentes concepções de Biologia presentes nas salas de aula e sua relação com o cotidiano. Métodos de ensino: aula expositiva, trabalho colaborativo, trabalho individual, organização de pesquisas, atividades extracurriculares, projetos temáticos, dentre outros. Elaboração, implementação e avaliação de planos de aula, em situações reais. Análise de diferentes recursos didáticos para o ensino e aprendizagem de Biologia no Ensino Médio. O livro didático na prática pedagógica: análise, seleção e utilização. Estágio de regência: registro reflexivo das atividades de regência, baseado no estudo de referências teóricas que possibilitem formular propostas para os problemas identificados relativamente à profissão docente do professor.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 9

TCC II - ENSINO DE BIOLOGIA IFE0102 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
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Ementa

Execução do projeto de pesquisa elaborado em TCC I com acompanhamento dos professores orientadores e do professor da disciplina. Defesa da monografia de conclusão de curso.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
MICROBIOLOGIA IFE0103 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Conhecimento das normas básicas de funcionamento de um laboratório de microbiologia e das principais técnicas usadas para grupos diferentes de microrganismos. Morfologia, citologia, fisiologia e genética de microrganismos. Controle de microrganismo, ecologia microbiana, microbiologia do solo, microbiologia da água, microbiologia do ar, microbiologia dos alimentos, microrganismo patogênicos e microrganismos em bacteriologia. Sequenciamento de genoma de microrganismos. Interação dos microrganismos com meio ambiente e com organismo-hospedeiro. Importância econômica de microrganismos. Controle de microrganismos por agentes químicos e físicos.

Bibliografia
  • TORTORA, G.J.; FUNKE, B.R.; CASE, C.L.. Microbiologia. 8ª. Artmed. 2005
  • TRABULSI, L.R. & ALTERTHUM, F.. Microbiologia. . Atheneu. 2004
  • VERMELHO, A.B.; PEREIRA, A.F.; COELHO, R.R.R. & SOUTO-PADRÓN, T.. Práticas de Microbiologia. . Guanabara Koogan. 2006
  • MENEZES E SILVA, H.P.; NEUFELD, P.M.; LEITE, C.Q.F.; SATO, D. N.. Bacteriologia e Micologia para o laboratório clínico.. . Revinter. 2006
  • LACAZ, C.S.; PORTO, E.; MARTINS, J.E.C.; HEINS-VACCARI, E.M. & MELO, N.T.. Tratado de micologia médica Lacaz. . Sarvier. 2002
  • LEVINSON, W. & JAWETZ, E.. Microbiologia Médica e Imunologia.. . Artmed. 2005
  • OPLUSTIL, C.P.; ZOCCOLI, C.M; TOBOUTI, N.R. & SINTO, S.I.. Procedimentos básicos em Microbiologia clínica. . Sarvier. 2004
BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO IFE0104 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Biologia da Conservação; Biodiversidade; Extinções; Fragmentação e Metapopulações; Conservação de genes, espécies, populações, comunidades e ecossistemas; Conservação in situ vs. ex situ; Espécies representativas (surrogatespecies); Seleção de áreas para conservação; Redes de conservação; Manejo e restauração.

Bibliografia
  • RICKLEFS, Robert E.. A Economia da Natureza. . Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan. 2018
  • O conceito de biodiversidade e história da biologia da conservação: da preservação do meio ambiente à conservação da biodiversidade.
  • Complexidade, racionalidade ambiental e diálogo de saberes.
  • LOUREIRO, C. F. et al.. Sociedade e meio ambiente: A educação ambiental em debate.. 5. ed.. Editora Cortez. 2008
  • Princípios da Biologia da Conservação: Diretrizes para o Ensino da Conservação recomendadas pelo Comitê de Educação da Sociedade para a Biologia da Conservação
  • PRIMACK, R. B.; RODRIGUES, E. PRIMACK, R. B.; RODRIGUES, E.. PRIMACK, R. B.; RODRIGUES, E.. Biologia da Conservação. . Planta. 2001. . Londrina: Planta. 2001. . Londrina: Planta. 2001
  • Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção: Volume I
ESTÁGIO IV - ENSINO DE BIOLOGIA IFE0105 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

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O ensino da Biologia como difusor dos avanços da Ciência. O papel do ensino da Biologia como agente de conscientização de problemas sociais e ecológicos. Objetivos. Reconhecer e avaliar o caráter ético do conhecimento científico e tecnológico e utilizá-lo no exercício da cidadania. Planejamento das atividades e preparação do material didático no ensino de Biologia.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTÁGIO V - ENSINO DE BIOLOGIA IFE0106 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
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Ementa

Inserção do licenciando na realidade educacional através da vivência de situações de docência no sistema educacional do Ceará.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Disciplinas Optativas

ESTATÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS
Professores
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#Não Informada

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
QUÍMICA ORGÂNICA I
Professores
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Ementa

Princípios fundamentais da química orgânica, aspectos estruturais e eletrônicos das moléculas orgânicas, incluindo classificação dos principais intermediários de reação. Correção entre estrutura e propriedades químicas e físicas de substâncias orgânicas representativas. Mecanismo de substituição via radicais livres, adição e substituição eletrofílica.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INTERAÇÕES ECOLÓGICAS NOS ECOSSISTEMAS
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A conquista do ambiente terrestre pelos seres vivos. Origem, biologia, reprodução e ecologia dos seguintes organismos terrestres: gimnospermas, angiospermas, insetos, répteis, aves e mamíferos. Interações entre os seres vivos nas comunidades biológicas: competição, relações entre consumidores e recursos, mutualismo e simbiose. Interações especiais entre os seres vivos nas comunidades biológicas: herbivoria, mutualismos tróficos, polinização, dispersão, parasitismo.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INSTRUMENTALIZAÇÃO PARA O ENSINO II – BIOLOGIA
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Elaboração de materiais didáticos para o ensino do conteúdo das disciplinas de “Morfologia dos Seres Vivos” e “ Interações Ecológicas nos Ecossistemas” para crianças e jovens discentes dos anos finais do Ensino Fundamental.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
BIODIVERSIDADE E CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS
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A Classificação e filogenia dos seres vivos: vírus e os cinco reinos. Níveis de organização e complexidade da vida. Origem, biologia, reprodução e ecologia dos seguintes organismos: cianobactérias, algas, briófitas, pteridófitas, esponjas, cnidários, platelmintos, asquelmintos, anelídeos, moluscos, artrópodes, equinodermos, protocordados, peixes e anfíbios.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FISIOLOGIA VEGETAL
Professores
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Água na planta. Nutrição mineral de plantas. Fotossíntese e respiração. Translocação de solutos nas plantas. Crescimento e desenvolvimento das plantas. Hormônios e reguladores de crescimento. Adaptações fisiológicas a diferentes ambientes.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
NANOTECNOLOGIA
Professores
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Conceito e Fundamentos da Nanotecnologia. Morfologia de Materiais Nanoestruturados. Blocos de Construção: nanotubos, nanofios e nanopartículas. Técnicas e Ferramentas de Manipulação Molecular e Atômica

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
Professores
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Histórico da ciência e da tecnologia como construções humanas, inseridas em contextos sociais específicos. Diferença entre conhecimentos científicos e tecnológicos. O acúmulo do conhecimento tecnológico e os processos de ruptura dos modelos. O século XX e a relação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Alfabetização científica e tecnológica numa perspectiva de educação científica escolar.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
QUÍMICA ANALÍTICA I
Professores
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Ementa

Agentes Oxidantes e Redutores, Reações de precipitação e de oxi-redução. Equilíbrio Químico em Solução Aquosa, Equilíbrio.Químico em meio Heterogêneo. Equilíbrio de Complexação, Formação e dissolução dos precipitados. Análise por via seca e úmida. Analise sistemática de cátions e ânions.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
RADIOATIVIDADE AMBIENTAL
Professores
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Radioatividade: Propriedades e Aplicações. Fontes dos Radionuclídeos. Concentração de Radionuclídeos no ar, água e solo. Processo de transporte de radionuclídeos. Efeitos e Avaliação da Radioatividade no ecossistema.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
QUÍMICA DE ALIMENTOS
Professores
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Ementa

Química dos alimentos, características químicas estruturais e funcionais dos macro e micronutrientes presentes nos alimentos, suas alterações ocasionadas pelo processamento, bem como seus métodos analíticos e a estrutura e funcionamento de um laboratório de química de alimentos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PALEONTOLOGIA
Professores
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Ementa

A construção do conceito de tempo na História da Terra. Divisões e princípios da Paleontologia. Princípios da Paleontologia. Principais aplicações da Paleontologia na Biologia. Tafonomia. Biostratinomia e Processos de fossilização. O registro fóssil do ÉonArqueozóico e do ÉonProterozóico. Eventos de extinção em massa. A vida nas Eras Paleozóica, Mesozóica e Cenozóica. Os principais grupos orgânicos. Características climáticas e paleogeográficas do Planeta. Organizar uma cartilha com os principais fósseis encontrados na chapada do Araripe e apresentá-la em feiras de ciências, eventos escolares e eventos de áreas afins.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
VIROLOGIA
Professores
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Ementa

Virologia: Virologia como Ciência; fundamentos básicos da virologia; principais viroses de importância biomédica; patogênese, vírus transformantes e oncogênese viral, defesa do hospedeiro e evasão; prevenção e controle das viroses; vetores virais e terapia gênica.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FARMACOLOGIA
Professores
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Ementa

Farmacologia geral (princípios que regem absorção, distribuição, metabolização e eliminação de drogas). Noções de Farmacodinâmica. Farmacologia do Sistema Nervoso Autônomo (agonistas colinérgicos e adrenérgicos e seus respectivos antagonistas: anticolinesterásticos). Farmacologia do Sistema Cardiovascular (drogas anti-hipertensivas e glicosídeos cardiotônicos). Farmacologia do processo inflamatório e drogas antiinflamatórias, tais como glicocorticóides e antiinflamatórios não esteroidais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
LIMNOLOGIA
Professores
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Ementa

Limnologia: o estudo dos ecossistemas de água doce, etimologia da palavra, histórico da limnologia, origem dos ecossistemas lacustres, gênese endógena, gênese exógena, origem artificial, sistemas lacustres brasileiros. O ambiente aquático: características, propriedades da água, compartimentos de um lago e suas comunidades, interface água-ar, efeitos da radiação nas águas continentais. Análises fisico-químicas da água: A limnologia moderna: disponibilidade dos recursos hídricos, utilização racional dos recursos aquáticos, controle da qualidade da água.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
GENÉTICA DAS POPULAÇÕES
Professores
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Ementa

Introdução à Genética de Populações; Equilíbrio de Hardy-Weinberg; Desequilíbrio de ligação; Sistemas reprodutivos - Equilíbrio de Wright-Fisher; Mutação; Deriva genética; Teoria da Coalescência; Teoria geral da endogamia; Tamanho efetivo populacional; Medidas de parentesco; Fluxo gênico; Seleção.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
BIOÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL
Professores
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Ementa

Conceituação, histórico, âmbito de atuação, articulação com a Ética, a Deontologia e a Diceologia. A dominação da ciência e a apropriação do homem: sua vida, seu corpo e sua morte. A pluriversidade do sujeito humano. Indicadores de humanidade. Valor da vida humana: a ambigüidade. A moral tradicional e a Bioética. Corporeidade: especialidade, temporalidade, opacidade e pluralidade. A morte do ser humano. Bioética e responsabilidade. A experimentação com seres humanos. Legislação que rege o Biólogo.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ETNOFARMACOLOGIA
Professores
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Conceito de etnofarmacologia; História do uso de plantas medicinais; remédios da natureza. Os princípios ativos das plantas; Partes úteis das plantas. Diferentes métodos de extração dos princípios ativos; Formas de preparo, emprego e dosagem. Farmácia viva; Preparo de hortos medicinais; Espécies protegidas (biodiversidade); Plantas sagradas e secretas (aspectos culturais); Coleta e secagem das plantas; Época apropriada para coleta; Toxidade das plantas medicinais. Fitoterapia prática; Ação farmacológica dos fitoterapicos; Propriedades reconhecidas, recomendações terapêuticas e validade dos medicamentos Plantas de poder; Eficácia simbólica dos fitoterapicos ligados a rituais religiosos; Mestres e magos: elaboração de remédio sagrado.

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ANATOMIA ANIMAL COMPARADA
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Introdução ao estudo da anatomia comparada. Cortes anatômicos e nomenclatura. Noções sobre sistemática e filogenia dos vertebrados. Tegumentos comuns e anexos cutâneos. Dentes. Sistema locomotor. Celoma e mesentérios. Sistema nervoso. Sistema cardiovascular. Sistema respiratório. Sistema digestório. Sistema urinário. Sistema genital masculino e feminino. Aplicações. Atividades práticas em laboratório.

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ANIMAIS DE LABORATÓRIO
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Apresentação da disciplina 1. Legislação e Ética na utilização de animais de laboratório -Uso dos 3Rs e as alternativas para o uso de animais no ensino e pesquisa 2. Classificação de biotérios e seu papel na universidade - Manejo das principais espécies de animais de laboratório. - Etologia e enriquecimento ambiental - Biossegurança. 3. Edificação, barreiras físicas, controle ambiental (macro e microambiente), sanidade e genética de animais de laboratório e sua influência na pesquisa 4. Vias de administração e coleta de material 5. Analgesia, anestesia, cuidados nos procedimentos experimentais invasivos e pós-operatório 6. Eutanásia e descarte de resíduos biológicos.

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AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL
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Identificar os principais tipos de impacto ambiental. Aplicar os principais métodos de avaliação de impacto ambiental. Identificar e interpretar a importância dos estudos do Impacto ambiental. A abrangência da questão ambiental e a perspectiva do ecodesenvolvimento. Histórico da avaliação de impacto ambiental. Definição do escopo de EIA (Estudos de Impacto Ambiental) e RIMA (Relatório de Impacto Ambiental). Previsão de impactos sobre os meios físico e biológico e medidas mitigadoras. Sistema de licenciamento; Política Nacional de Meio Ambiente. Impactos na agropecuária, agroindústria e indústrias em geral; O turismo como gerador de impactos; Atividades de mineração; Impactos ambientais ligados à infra-estrutura das cidades; Ecodesenvolvimento e noções de Desenvolvimento Sustentável. Estudos com Fauna e flora no âmbito da avaliação de impacto ambiental.

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BIOGEOGRAFIA
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Estudo da distribuição de plantas nas diversas regiões fitogeográficas e zoogeográficas com ênfase na América do Sul e, principalmente, no Brasil; estudo dos fatores determinantes na ocorrência de organismos, efeitos bióticos e abióticos. Biogeografia insular e aplicações. Padrões e determinantes da diversidade de espécies; principais ameaças aos ecossistemas nativos do Brasil. Definições e conceitos. Padrões e processos, Cladogênese e diversidade, Associações históricas, Macro-eventos tectônicos e Regiões Biogeográficas, Paleogeografia Neotropical, História Geológica da América do Sul, História Climática da América do Sul, Origem dos grandes biomas neotropicais, Conceitualizações teóricas: Padrões e processos fitogeográficos, Demografia Histórica, Isolamento, Diversidade genética, Endemismo, Extinção, Espécies introduzidas e sinantrópicas, Teoria e métodos em biogeografia histórica. Aplicações em Conservação da Natureza.

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BIOINFORMÁTICA
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Identificar sequências de DNA e proteínas, traçar analogias, identificar regiões específicas do genoma onde atuam doenças, gerar árvores filogenéticas, predizer estruturas protéicas. Principais bancos de dados online e seu uso na mineração de dados biológicos. Estudos de modificações pós-traducionais, predição de glicosilação.

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BIOLOGIA DE CAMPO
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Treinamento em observações e experimentação no campo sobre organismos, populações e comunidades em diversos ambientes. Coleta de dados sobre biologia e ecologia de organismos. Apresentação de projeto sobre dados coletados nas atividades de campo.

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BIOLOGIA DE PORÍFERA
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Metazoários, Origem evolutiva do Grupo, forma, função e diversidade dos poríferos, Treinamento em observações, coleta e experimentação no campo sobre o grupo, ferramentas taxonômicas utilizadas para identificação, Importâncias (Econômicas e Ecológicas), curiosidades sobre o grupo. Apresentação de seminário e relatório sobre dados coletados e discutidos nas atividades de campo.

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CITOGENÉTICA
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Origem, evolução e papel dos cromossomos sexuais, e trata de alguns tópicos de desenvolvimento recente na Citogenética, principalmente em mamíferos e espécie humana, com base na utilização das novas ferramentas da Biologia Molecular. Indicações para analise citogenética; Variação e evolução cromossômica: numérica e estrutural; Bandeamento Cromossômico; Técnicas de estudo de cromossomos politênicos e Plumados; Genética e Câncer. A metodologia utilizada em Genética. Padrões de transmissão dos genes e caracteres. Genética e saúde.

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COLETA E CONSERVAÇÃO DE MATERIAL BOTÂNICO
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Conceito, registro e finalidades de um herbário; Coleta de material botânico (material necessário, recomendações, numeração das amostras, anotações de coleta); Herborização (prensagem e secagem); Identificação botânica; Montagem, registro e inclusão de exemplares em um herbário; Organização e manutenção de um herbário; Manuseio de exsicatas e dinâmica de um herbário

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COLETA E CONSERVAÇÃO DE MATERIAL ZOOLÓGICO
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Definir Coleção Zoológica e Curadoria. Aprendizado, através de atividades práticas, de técnicas de colecionamento, fixação, conservação e registro de material zoológico de ambientes terrestres e aquáticos.

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COMPORTAMENTO ANIMAL
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História do estudo do comportamento animal: conceitos, métodos e principais abordagens. Filogenia, aptidão e função adaptativa aplicadas a comportamentos individuais e sociais. Inter-relação entre pré-disposições inatas e processos de aprendizagem. Evolução do comportamento e seleção natural. Comunicação animal. Predadores e presas. Comportamento social. Comportamento sexual. Etologia aplicada.

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DIREITO AMBIENTAL
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A crise ambiental e a formação do Direito Ambiental internacional e nacional. Princípios de Direito Ambiental. Proteção do meio ambiente na Constituição Federal. Repartição de competências em matéria ambiental. Política Nacional do Meio Ambiente. Instrumentos de Política Ambiental: Zoneamento Ecológico - Econômico. Padrões de Qualidade Ambiental. Avaliação de impactos ambientais – EIA/RIMA e licenciamento ambiental. Tutela do Risco. Responsabilidade civil ambiental: o dano ambiental e a sua reparação. Infrações administrativas e crimes ambientais. Termos de compromisso e ajustamento de conduta – TAC. Tutela jurídica da biodiversidade e florestas: o Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC e o Código Florestal. Compensação Ambiental. Política Nacional de Resíduos Sólidos. Direito de Águas. Ar e Atmosfera.

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ECOFISIOLOGIA DA GERMINAÇÃO E DESENVOLVIMENTO INICIAL DE PLANTAS
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Importância das Sementes; Gametogênese, fecundação, embriogênese e diásporo maduro; Acúmulo de reservas; Desenvolvimento de sementes e conteúdo de água; Tipos de diásporos e suas origens; Dormência e Quebra de dormência em sementes; Germinação; Dispersão e banco de sementes; Recrutamento e estabelecimento de plântulas; Interferência: competição e alelopatia; Tecnologia de sementes e Abordagem experimental. Produção de mudas nativas e distribuição nas comunidades locais.

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ECOLOGIA DA CAATINGA
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As Caatingas. Padrões de diversidade e distribuição de espécies em escalas locais e regionais. Processos ecológicos relacionados aos recursos florísticos e faunísticos do domínio de Caatinga. Caatingas como fonte de recursos naturais, seus usos e impactos. Sustentabilidade. Estudos de caso. Bases e estratégias de conservação ambiental no domínio das caatingas.

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ECOLOGIA DE ARTRÓPODES TERRESTRES
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Diversidade, evolução, estratégias reprodutivas e interações ecológicas de artrópodes terrestres. Coevolução de artrópodes e angiospermas. Artrópodes como modelo de estudo e ecologia de populações, comunidades e ecossistemas. Artrópodes como bioindicadores.

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EDUCAÇÃO SEXUAL NA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS CULTURAIS
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Ressignificação do conceito e principais abordagens da Educação Sexual; Estudos Culturais pós-estruturalistas. Gênero, sexualidade e corpo na perspectiva multicultural e dos direitos humanos. Conceitos chave: Pluralidade Cultural, heteronormatividade, masculinidades e feminilidades, diversidade sexual, homofobia, relações de poder e hierarquias de gênero, preconceito, discriminação e violências.

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ENTOMOLOGIA GERAL
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Origem evolutiva dos Artrópodes a partir dos Panarthropoda. Padrões arquitetônicos dos astrópodes: Segmentação e tagmatização. Grupos de artrópodes não-hexápodes extintos e viventes. Hipóteses evolutivas sobre a origem de Hexapoda. Visão geral sobre hexápodes não-insecta. Sistemática e caracterização das ordens de Insecta. Origem evolutiva do voo. Anatomia e fisiologia de insetos. Filogenias atuais de Insecta. Ecologia de insetos. Insetos causadores de prejuízos na agricultura. Parasitas e vetores de doenças humanas. Atividades práticas sobre classificação taxonômica dos grupos de insetos coletados pelos próprios alunos.

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ESTRATÉGIAS E RECURSOS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA
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Conceitos gerais, evolução do conhecimento botânico e relações com outras Ciências. A importância de aprender botânica. Contextualizando o ensino-aprendizagem em Botânica. Análise dos livros didáticos e dos conteúdos de Biologia vegetal tratados no Ensino Fundamental e Médio. Formação de professores de Botânica e dificuldades inerentes ao ensino. Planejamento e desenvolvimento de propostas didáticas que facilitem o ensino-aprendizagem em biologia vegetal: confecção de exsicatas de espécies da flora local, recursos audiovisuais, jogos e horto escolar; realização de atividades experimentais, aulas de campo, visitas à herbários, museus, jardins, etc. Como avaliar no ensino de Botânica.

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ETNOBIOLOGIA
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Definição, histórico e delimitação do âmbito da etnobiologia. Importância. Bases epistemológicas da etnobiologia. Etnobotânica, etnoecologia, etnozoologia, etnofarmacologia. Metodologia da pesquisa em etnobiologia. Teoria e prática. Técnicas qualiquantitativas de coletas de dados e os instrumentos de análise etnocientíficos. Aplicações do conhecimento etnobiológico de populações tradicionais.

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FILOSOFIA E HISTÓRIA DA BIOLOGIA
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O surgimento a biologia como ciência. As tentativas de definir a vida. Hipóteses de origem da vida. A teoria celular. Da teoria da força vital a bioquímica moderna. Os sistemas de classificação da vida de Carol Linnaeus a Willi Hennig. A evolução biológica desde Maupertuis, Diderot, Erasmus Darwin, Lamark, Wallace, Charles Darwin e o Neodarwinismo. Genética mendeliana a genética molecular moderna. Ernest Haeckel e a história da ecologia. Conceitos de biodiversidade.

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FORMAÇÃO EXTENSIONISTA
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Aspectos teóricos da Extensão e Inovação Social; Análise e vivência no contexto local e Desenho de uma ação.

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GEOCIÊNCIAS
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Evolução dos conceitos da Geologia; constituição interna do globo terrestre; movimentos das placas tectônicas e suas influências na superfície da Terra; minerais e rochas; fatores e processos envolvidos na dinâmica externa e introdução à pedologia. Coluna de tempo geológico e métodos de datação. Formação e distribuição dos depósitos minerais. Principais aspectos geológicos do território brasileiro e distribuição dos depósitos minerais. Prática Curricular em Geografia. Prática Laboratorial. Trabalho de Campo Curricular.

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IMUNOLOGIA
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Estudo do sistema imunitário humano envolvendo as interações celulares e humorais no mecanismo de defesa e regulação da resposta imune. Técnicas básicas de imunologia.

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INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA II
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Estudo e análise de situações da prática docente de biologia na escola brasileira. Vivência de experiências didáticas na escola de ensino médio. Perspectivas sobre o Ensino de Biologia. Métodos e técnicas de ensino. Planejamento das atividades de estágio. Planejamento, instrumentação e regência de classe em Biologia (Ensino Médio). Avaliação das atividades realizadas.

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INTERDISCIPLINARIDADE DA BIOLOGIA COM AS CIÊNCIAS DA NATUREZA E A MATEMÁTICA
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Conceito de interdisciplinaridade; Formas de abordagem interdisciplinar; Modalidades didáticas; Interdisciplinaridade entre Biologia e Química; Interdisciplinaridade entre Biologia e Física; Interdisciplinaridade entre Biologia e Matemática. Produção de textos/artigos com interdisciplinaridade da Biologia com as Ciências e a Matemática.

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INTRODUÇÃO ÀS TICS NO ENSINO DE BIOLOGIA
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1 - Distinções sobre conceitos presentes na Educação em Ciências Biológicas; 2 - Diferentes teorias de aprendizagem e estratégias de aprendizagem; 3 - Diferentes softwares usados na Educação e o papel de cada um no processo ensino-aprendizagem; 4 - Construção de conhecimento e a espiral da aprendizagem que acontece no uso das TIC; 5 – Integração das diferentes tecnologias usadas na Educação; 6 - Educação a distância mediada pelas TIC; 7 – Novos papeis dos aprendizes e dos educadores em ambientes de aprendizagem baseados nas TIC; 8 - Formação de profissionais para trabalhar na área da Educação e Tecnologia; 9 - Impacto das TIC no ensino de Biologia; 10 - Visão histórica das TIC na Educação.

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MÉTODOS DE PURIFICAÇÃO DE PROTEÍNAS
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Conhecer as características moleculares das proteínas e suas estruturas. Conhecer métodos de extração e isolamento de proteínas. Conhecer métodos cromatográficos com base na afinidade, carga, hidrofobicidade e tamanho das moléculas de proteínas. Conhecer técnicas laboratoriais para avaliar o grau de pureza das amostras.

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MICOLOGIA
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Importância ecológica e econômica dos fungos; Aspectos evolutivos, taxonômicos, morfológicos e reprodutivos dos principais grupos de fungos (Microsporídios, Quitrídios, Zigomicetos, Glomeromicetos, Ascomicetos, Basidiomicetos); Relações simbióticas dos fungos; Técnicas de coleta, isolamento e preservação de fungos.

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MICROBIOLOGIA AMBIENTAL
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Diversidade dos Microrganismos nos diferentes ambientes do solo, ar e água; Sistemas biológicos e tratamento de águas residuárias e de resíduos sólidos. Reatores aeróbios e anaeróbios; Biorremediação; Métodos de análise microbiológica do solo, água e ar; Microbiologia aplicada.

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NEUROFISIOLOGIA
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Introdução ao Sistema Nervoso. Aspectos anatômicos e funcionais do neurônio. Sinapse. Impulso Nervoso. Organização Anatômica e Funcional do Sistema Nervoso. Principais Sistemas Sensoriais do organismo. Sistema Motor Somático. Noções sobre o desenvolvimento ontogenético e filogenético do Sistema Nervoso. Neuroplasticidade cerebral. Aprendizagem e memória. Relações entre a neuroplasticidade, memória e aprendizagem. Experiências práticas em neuroplasticidade. Relações entre a educação, dificuldades de aprendizagem e neuroplasticidade.

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PATOLOGIA
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Aprender os Mecanismos Patológicos Gerais. Diagnosticar pela Microscopia e Macroscopia as principais lesões; ter noções básicas de Imunopatologia, Patologia Genética, Patologia Nutricional e Patologia Ambiental. Conhecer as técnicas histopatológicas de rotina, imunohistoquímica, imunocitoquímica e hibridização molecular. Entender a Fisiopatologia dos Processos Patológicos Gerais.

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PROTEÍNAS TÓXICAS DE ORIGEM VEGETAL
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Metabolismo de proteínas vegetais, Lectinas. Inibidores de proteases - inibidores de alfaamilases. Arcelinas e proteínas relacionadas. Defensinas vegetais. Toxinas (CNTX. SBTX, ureases etc.). Proteínas inibidoras de ribossomos (RIPs).

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PSICOBIOLOGIA
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A disciplina trata das bases psicobiológicas do comportamento e da cognição onde são abordados os fundamentos biológicos e psicológicos para o entendimento de doenças mentais e neurológicas e as bases para tratamento e reabilitação.

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QUÍMICA AMBIENTAL
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Estudo da química do solo, ar e água. Principais ciclos biogequímicos e distribuição dos elementos. Interações e processos químicos entre diferentes ecossistemas. Fontes, transporte, processos e tratamento de contaminantes e poluentes. Introdução a gestão ambiental e toxicologia ambiental. Educação ambiental e Sustentabilidade. Desenvolvimento de projeto prático-extensionista visando a avaliação, divulgação e conscientização ambiental.

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QUÍMICA ANALÍTICA QUALITATIVA
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Atividade e força iônica. Equilíbrio químico. Equilíbrio ácido-base mono e polipróticos. Produto de solubilidade. Formação de complexos. Classificação de cátions e ânions em grupos analíticos. Propriedades dos grupos. Reações de separação e identificação dos grupos analíticos. Análise sistemática de cátions e ânions.

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QUÍMICA E BIOTECNOLOGIA DE CARBOIDRATOS E GLICOCONJUGADOS
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Conhecer as características moleculares dos carboidratos e suas estruturas. Conhecer métodos de obtenção e purificação de carboidratos e glicoconjugados. Conhecer os seus usos na área de biotecnologia. Aplicação de carboidratos e glicoconjugados como marcadores moleculares, drug delivery e atividade biológicas de interesse médico.

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QUÍMICA E BIOTECNOLOGIA DE PROTEÍNAS
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Conhecer as características moleculares das proteínas e suas estruturas. Conhecer métodos de expressão heteróloga das proteínas. Conhecer os usos de proteínas na área de biotecnologia. Usos de proteínas como marcadores moleculares, drug delivery e atividade biológicas de interesse médico.

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SEMINÁRIOS DE BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR
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Abordar tópicos com artigos científicos e conteúdos nas áreas de Bioquímica e Biologia Molecular. Elaboração e apresentação de seminários sobre temas na área de Bioquímica e Biologia Molecular

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SISTEMÁTICA ANIMAL
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Conceitos teóricos sobre sistemática. Técnicas de coleta e preservação de invertebrados. Técnicas de coleta e preparação de vertebrados. Coleções Zoológicas. Publicações Taxonômicas. Triagem, preparação e identificação de material coletado. Museus e Biodiversidade. Chaves de Identificação. Fontes Bibliográficas. Código Internacional de Nomenclatura Zoológica. Escolas de Sistemática. Montagem de cladogramas. Práticas utilizando chaves taxonômicas para classificação espécimes coletados pelos próprios alunos.

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ARACNOLOGIA
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Hipóteses sobre a origem e evolução dos aracnídeos a partir de quelicerados primitivos. Visão geral sobre a diversidade de aracnídeos. Sistemática, e morfologia, fisiologia e ecologia de organismos da Classe Aracnida. Aracnídeos de importância agrícola (Acari) e médica (Aranae e Escorpionida) Técnicas de coleta, classificação e conservação e espécimes coletados pelos alunos em atividades de campo.

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SISTEMÁTICA VEGETAL
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Introdução ao estudo de Sistemática vegetal. Princípios e bases da Taxonomia vegetal. Taxonomia e filogenia de plantas terrestres (Embriophyta): Briófitas (Hepatophyta, Bryophyta, Anthocerophyta), Pteridófitas (Licophyta, Moniliophyta), Gimnospermas (Coniferophyta, Cycadophyta, Ginkgophyta, Gnetophyta) e Angiospermas (Anthophyta). Coleta, herborização e identificação de material botânico. Elaboração e utilização de chaves de identificação botânica.

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FISIOLOGIA VEGETAL
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Introdução à Fisiologia vegetal; A água na planta; Nutrição mineral; Fotossíntese e Respiração; Translocação de solutos nas plantas. Crescimento e desenvolvimento vegetal. Hormônios e reguladores de crescimento vegetal. Adaptações fisiológicas a diferentes ambientes.

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TÓPICOS EM ORGANISMOS BENTÔNICOS
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Quem são os Animais do Bentos, Treinamento em observações, coleta e experimentação no campo sobre organismos bentônicos, fatores abióticos envolvidos, técnicas básicas de taxonomia, preservação e perpetuação das espécies, compreender e diferenciar um ecossistema de água salgada e água doce. Apresentação de seminário e relatório sobre dados coletados e discutidos nas atividades de campo.

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Conheça o processo e as formas de admissão

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