Biologia

Graduação / LICENCIATURA

Atualizado em 29/08/2023 às 15h11

Período
Noturno
Tipo
Presencial
Duração
4 anos
Vagas
14
Campus
Brejo Santo

Coordenação: Prof. JACQUELINE COSMO ANDRADE PINHEIRO

biologia.ife@ufca.edu.br

(88) 3221-9596

Bloco único

Estudantes do curso Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática (LICN), no campus Brejo Santo, têm formação geral nas chamadas Ciências Naturais (Química, Física e Biologia) e também no campo da Matemática, para ministrarem essas disciplinas no Ensino Fundamental. A partir do quarto semestre, eles podem ou não ingressar especificamente na Licenciatura em Biologia da UFCA – que portanto não oferta vagas diretamente por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Esse segundo ciclo dura um ano e meio, aprofundando os estudos das relações entre o seres vivos e o meio ambiente e os mecanismos que regulam a vida no planeta. Seus egressos deixam a universidade com dois diplomas (LINC e Biologia), capacitados para lecionar também no Ensino Médio.

Semestre 1

PRINCÍPIOS DE MATEMÁTICA IFE0022 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Conjunto dos números reais e desigualdades; retas e coordenadas; circunferências e gráficos de equações; funções; função polinominal e função racional; função composta e função inversa.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO IFE0027 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

O método de trabalho da ciência moderna e sua influência no modelo de conhecimento acadêmico. Pré-requisitos do Trabalho Científico. Visão geral do trabalho científico. A ciência da antiguidade e suas diferenças de concepção em relação à ciência moderna. Tipos de conhecimento: senso comum, conhecimento religioso, conhecimento científico. A pesquisa acadêmica: tipos e natureza das pesquisas acadêmicas. Elaboração de trabalhos científicos. Formas de leitura e síntese textual: Fichamento, Resumo, Mapa Conceitual, Resenha, Artigo Acadêmico.

Bibliografia
  • LAKATOS, E.M. et al.. Fundamentos de Metodologia Científica.. 7ª. Atlas. 2010
  • SEVERINO, A.J.. Metodologia do Trabalho Científico.. 23ª. Cortez. 2007
  • Metodologia do trabalho científico
PRINCÍPIOS DE CIÊNCIAS NATURAIS IFE0288 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Introdução a Ciências Naturais. Campos das Ciências Naturais. Terra e Universo. Ciclo da matéria no sistema terra, integração e energia dos sistemas terrestres Vida e Ambiente. Ser Humano e saúde. Tecnologia e sociedade.

Bibliografia
  • Arlindo et al.. Interdisciplinaridade em Ciências Naturais. . Signus. 2000
DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA IFE0543 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

1. Didática Geral 2. A didática das ciências e da matemática: aspectos históricos e objeto de estudo; epistemologia e pensamento científico; pressupostos epistemológicos do conhecimento nas Ciências Naturais e da matemática; 3. Planejamento, Avaliação e Currículo em Ciências Naturais e em matemática. O que ensinar em ciências e em matemática? Como ensinar ciências/matemática? 4. Modelos didáticos no ensino de Ciências Naturais e em matemática. Intervenções Didáticas e Sequências Didáticas. Modelos de Ensino. Transposição Didática e Contrato Didático.

Bibliografia
  • ASTOLFI, J.P.; DEVELAY, M. A didática das ciências. . São Paulo: Papirus. 2013
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. . São Paulo: Paz e Terra. 2004
  • LIBÂNEO, J. C. Didática. . São Paulo: Cortez. 1994
LEGISLAÇÃO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA IFE0544 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

A disciplina aqui articulada tem por expectativa tratar dos aspectos legais do texto da LDB 9394/96, bem como das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, o texto da Base Nacional Comum Curricular, o Texto Base do Documentos Curricular Referencial do Ceará, culminando num amplo espectro que preconiza as discussões acerca da educação no cenário nacional e suas articulações e o espaço da docência.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 2

QUÍMICA GERAL IFE0025 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Conteúdos básicos de Química para o entendimento de tecnologias presentes no cotidiano e adequado para serem desenvolvidos pelo licenciando em sua prática docente: primeiros modelos de constituição da matéria, radioatividade, tabela periódica, conceito de mol, ligações químicas, compostos moleculares e iônicos, polaridade, forças intermoleculares, funções químicas, indicadores, equações químicas e eletroquímicas.

Bibliografia
  • Peter Atkins. Princípios de Química: Questionando a vida moderna e meio ambiente. . Bookman. 2006
BIOLOGIA CELULAR IFE0373 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Origem da vida e das primeiras células. Organização geral das células e vírus. Métodos de estudos de células e biomoléculas. Membranas biológicas. Transporte através de membranas. Estrutura, composição química e funções das organelas celulares. Citoesqueletos e movimentos celulares. Núcleo interfásico. Divisão celular. Diferenciação celular. Trocas entre a célula e o meio; digestão intracelular. Processos de síntese e secreção celular. Mecanismos de regulação da atividade celular, interação celular e meio extracelular.

Bibliografia
  • SADAVA, David; HILLIS, David; HELLER, Craig; et al. Vida: a ciência da biologia constituintes químicos da vida, células e genética. V.1.. 11. ed. Grupo A. 2019
  • ALBERTS, Bruce et al. Fundamentos da Biologia Celular. 4. ed. Artmed. 2017
  • STARR, Cecie et al. Biologia - Unidade e diversidade da vida - Vol. 1.. 12. ed. Cengage Learning Brasil. 2012
FUNDAMENTOS DE FÍSICA I IFE0374 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Grandezas físicas. Notação científica. Algarismos significativos. Sistema Internacional de Unidades. Movimento em uma dimensão. Vetores. Movimento em duas e três dimensões. As Leis de Newton. Aplicações das Leis de Newton. Energia e sua Conservação. Sistemas de partículas e conservação do momento linear. Movimento rotacional. Dinâmica do Movimento de Rotação.

Bibliografia
  • Minha Biblioteca
  • Revista Brasileira de Ensino de Física
  • PhET Interactive Simulations
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM IFE0545 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

O que é a psicologia? Relações entre Psicologia e Educação. A psicologia da Educação: sua história, seu campo de atuação e seus objetivos. A aprendizagem como objeto de estudo da Psicologia da Educação.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INTERCULTURALIDADE: RELAÇÕES ÉTNICAS E RACIAIS E O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA IFE0546 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Introdução ao Conceito de Cultura; Racismo, Preconceito e discriminação. Diversidade Cultural, Multiculturalidade e Interculturalidade no Ensino de Ciências. Educação das Relações Étnico-Raciais e Cultura Afrobrasileira, Africana e Indígena no ensino de Ciências. Diferentes formas de produção de conhecimentos e tecnologias. Avaliação de Materiais didáticos na perspectiva das Relações Étnico-Raciais e Cultura Afrobrasileira, Africana e Indígena no Ensino de Ciências.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 3

QUÍMICA GERAL DOS SERES VIVOS IFE0032 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Hidrocarbonetos e fontes de energia, obtenção natural dos compostos orgânicos, funções orgânicas básicas, drogas e aplicação industrial dos compostos orgânicos. Estruturas e funções das proteínas, carboidratos e lipídios, a fim de perceber a importância destas moléculas para o organismo vivo. Estudo do metabolismo geral do organismo, correlacionando às diversas reações que nele ocorrem, bem como as suas funções.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
BIOLOGIA EVOLUTIVA IFE0375 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Breve histórico do pensamento evolutivo. Evidências da evolução. Padrão e processos na biologia evolutiva. A teoria da seleção natural. Seleção natural e adaptação. Seleção natural e deriva. Genética de populações. Especiação. Biogeografia evolutiva. Micro-evolução, macroevolução e equilíbrio pontuado. Biologia evolutiva do desenvolvimento (evo-devo). Restrições. Genômica evolutiva. Coevolução. Extinção e radiação. A origem do sexo e a Seleção Sexual. Evolução do comportamento. Evolução humana. Perspectivas futuras da Biologia Evolutiva. Princípios gerais de Sistemática Filogenética.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FILOSOFIA E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS IFE0377 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Significado de filosofia e de História. A relação entre filosofia, história, ciência e técnica. Filosofia e Ideologia. A filosofia da ciência. A ciência na história: as ciências da natureza e as ciências humanas. A epistemologia empirista-indutivista. As epistemologias do século XX: Bachelard, Popper, Kuhn, Lakatos, Bunge, Feyerabend, Toulmin, Laudan. A filosofia, história e a ciência no mundo moderno – as origens do pensamento moderno e a ideia de modernidade. A filosofia e a história da ciência - abordagens contemporâneas: neopositivismo, dialética, funcionalismo, estruturalismo, pragmatismo, fenomenologia. A crise da modernidade. A pós-modernidade.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
BIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO IFE0397 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Introdução à embriologia; Introdução ao desenvolvimento humano comparado ao dos anfioxos, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Gametogênese e desenvolvimento embrionário (segmentação, gastrulação e organogênese); Anexos embrionários; Visão geral do desenvolvimento embrionário humano; Folhetos embrionários e formação dos tecidos; Teratologia e suas possíveis causas.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
GENÉTICA IFE0402 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Bases citológicas da hereditariedade. Padrões de herança mendeliana: genes únicos, dois ou mais genes com segregação independente. Interação gênica. Herança e sexo. Mapeamento cromossômico, genética quantitativa, transposons, recombinação, mutação, herança extra cromossômica. Mecanismos genéticos de evolução. Tópicos de genética moderna. Mecanismos genéticos básicos: replicação, transcrição e tradução. Mecanismos pós-transcricionais. Mecanismos pós-traducionais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 4

FUNDAMENTOS DE GEOLOGIA E PALEONTOLOGIA IFE0398 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Origem e estrutura da Terra. Introdução à tectônica de placas e deriva dos continentes. Efeito da deriva continental sobre a irradiação da vida na terra. Minerais e rochas. Ciclo das rochas. Vulcanismo, plutonismo, metamorfismo. Tempo geológico e aspectos de geologia histórica e processo de fossilização. História da Paleontologia. Processo de fossilização, transformações e diversificação dos fósseis, sua sistemática e sua distribuição geográfica, geocronológica e paleoecológica. Estratigrafia e tafonomia. Processos de fossilização na região do cariri cearense e sua cronologia. Analisar livros didáticos do ensino fundamental e médio e discutir sobre os conteúdos relacionados a geociências e paleontologia.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
BIOQUÍMICA GERAL IFE0399 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Introdução à Bioquímica e seus fundamentos; Aspectos bioquímicos da origem da vida. Aminoácidos, peptídeos e proteínas; Enzimas; Lipídeos; Carboidratos; Metabolismo de carboidratos. Metabolismo de lipídios. Metabolismo de aminoácidos e proteínas. Metabolismo de nucleotídeos. Integração metabólica.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ANATOMIA HUMANA IFE0400 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Introdução ao estudo de Anatomia: conceitos básicos, terminologia, planos e eixos do corpo humano. Osteologia: conceito, classificação, esqueleto axial e esqueleto apendicular. Artrologia: conceito, classificação e principais articulações do corpo humano. Miologia: conceito, classificação e principais músculos do corpo humano. Sistema nervoso: conceito e classificação. Sistema nervoso periférico: nervos espinais, plexo braquial e lombo-sacral. Sistema nervoso central. Aparelho circulatório: coração, vasos da base, irrigação do coração, pequena e grande circulação. Aparelho circulatório: principais vasos sanguíneos do corpo humano. Aparelho circulatório: sistema linfático e órgãos linfóides. Sistema respiratório: vias aéreas superiores e vias aéreas inferiores. Sistema digestório: parte supra-diafragmática, parte infra-diafragmática e glândulas anexas. Sistema urinário. Sistema genital masculino. Sistema genital feminino. Sistema excretor. Órgãos dos sentidos. Atividades práticas utilizando modelos anatômicos laboratoriais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
HISTOLOGIA ANIMAL IFE0401 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Introdução a Histologia Animal. Célula. Análise da composição química e fisiologia das organelas celulares, sua organização e função. Núcleo interfásico e em divisão. Morfofisiologia e histogênese dos tecidos animais e humano. Tecido epitelial (de revestimento e secretor); Tecido conjuntivo (características gerais e tecido conjuntivo propriamente dito); Tecido adiposo; Tecido cartilaginoso; Tecido ósseo; Tecido hematopoiético; Tecido sanguíneo e linfóide; Tecido muscular e Tecido nervoso.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS IFE0547 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

O papel da linguagem científica no processo de compreensão dos constructos da ciência. Linguagem cotidiana e linguagem científica (definições, características e influências nos contextos sociais e históricos da humanidade). Estratégias argumentativas e aspectos lógicos na construção das teorias e leis da ciência bem como na formação de cidadãos críticos e autônomos no contexto social ao qual estão inseridos. O papel da leitura e da produção textual para fazer e compreender ciência. Estrutura dos textos de caráter científico destinados a cientistas (resumos, painéis e artigos) e ao grande público (artigos e livros de divulgação científica). Aspectos da linguagem, argumentação e da produção de textos de caráter científico e sua relação com o ensino.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 5

TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA IFE0383 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

A Internet e suas interfaces com o Ensino de Ciências e com a Educação Matemática. Políticas públicas de acesso à educação, informação e conhecimento através da tecnologia nas escolas. Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e o seu papel nos processos de ensino e aprendizagem das Ciências e da Matemática. Avaliação de vídeos, softwares e aplicativos e seu uso. Identificação e utilização de objetos educacionais digitais no ensino de Ciências e com a Educação Matemática. Desenvolvimento de novas ferramentas digitais para o ensino: jogos digitais, simulações, entre outros. Utilização de plataformas digitais de ensino.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) IFE0384 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudo dos conceitos, classificação e causas da surdez. Uma abordagem da surdez enquanto identidade e culturas. Perspectivas sócio-antropológicas da surdez. Conversação em Língua Brasileira de Sinais. Evidências da Libras como língua natural dos surdos, sua gramática própria e as especificidades dessa modalidade e suas implicações na aprendizagem. Prática pedagógica de utilização da língua de sinais, como forma de atestar o domínio dos alunos nessa plataforma linguística.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS I IFE0403 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

O que a Zoologia estuda. Fundamentos básicos de Nomenclatura Zoológica. Função e evolução dos protistas unicelulares heterotróficos. Padrões arquitetônicos de um animal. Hipóteses sobre a origem e evolução dos Metazoários. Princípios de Evolução, Ecologia, Sistemática, forma e função dos filos: Ctenophora, Porifera, Placozoa, Cnidaria. Hipóteses sobre a origem dos Bilateria, Nephozoa e Protostomia: Princípios de Evolução, Ecologia, Sistemática, forma e função de Xenacoelomorpha e Protostomados do clado Spiralia não-anelídeos. Atividades práticas laboratoriais sobre morfologia dos filos estudados.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FISIOLOGIA HUMANA IFE0404 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

- Mecanismos gerais de função orgânica e mecanismos de retroalimentação - Mecanismos de transporte através das membranas biológicas - Geração e manutenção do potencial elétrico de repouso - Geração e propagação do potencial de ação - Comunicação sináptica e mecanismos transdutores - Acoplamento excitação-contração muscular - Subdivisão e função do sistema nervoso - Sensações somáticas e córtex somatossensorial - Mecanismos algésicos e analgésicos endógenos - Controle central e periférico do movimento - Noções gerais dos sentidos especiais - Hipotálamo e controle das funções vegetativas - Hematopoiese - Hemostasia e coagulação - Eletrofisiologia e mecânica funcional cardíaca - Vasomotricidade e circulação sanguínea - Mecanismos reguladores da pressão arterial - Óptica da Visão.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 6

ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS II IFE0405 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Origem evolutiva, principais hipóteses filogenéticas, taxonomia, morfologia, fisiologia e biologia do Filo Annelida, Ecdisozoa (inclui os Filos: Priapulida, Loricifera, Kinorhyncha, Nematoda, Nematomorpha, Tardigrada, Onychophora e Arthropoda), além dos filos deuterostomados: Echinodermata, Hemichordata e cordados não-vertebrados. Atividades práticas de laboratório sobre morfologia e fisiologia dos grupos estudados com construção de modelos didáticos. Os modelos didáticos produzidos bem como alguns espécimes locais serão apresentados pelos alunos nas escolas da região sempre que houver necessidade.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
MORFOLOGIA E TAXONOMIA DE CRIPTÓGAMAS IFE0406 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Introdução a Botânica; Sistemas de Classificação e Nomenclatura Botânica. Caracterização, morfologia, reprodução, sistemática, importância econômica e ecológica dos fungos e algas. A conquista do ambiente terrestre pelas plantas, abordando aspectos evolutivos. Caracterização, morfologia, reprodução, sistemática, importância econômica e ecológica das plantas avasculares (briófitas) e plantas vasculares sem sementes (pteridófitas). Técnicas de coleta, conservação e identificação de material biológico. Análise de livros didáticos e elaboração de aulas e provas. Preparo de aulas de laboratório/campo, reprodução de modelos didáticos, jogos, ferramentas digitais e outros materiais que favorecem o processo de ensino e aprendizagem sobre os temas.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ECOLOGIA DE INDIVÍDUOS E POPULAÇÕES IFE0407 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Histórico da ecologia. Indivíduos como unidades básicas, reprodução, ciclos de vida. Caracterização de populações - taxas de crescimento populacional, estrutura populacional, distribuição espacial. Tabelas de vida. Fatores de regulação de populações - fatores dependentes e independentes da densidade. História de vida. Interações entre populações - competição e predação. Conceitos básicos de genética de populações. Tamanho mínimo viável de populações. Dinâmica de metapopulações. Padrões de dispersão. Manejo e conservação de populações. Práticas em campo e/ou em laboratório sobre observação e coletas de dados de populações de organismos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE IFE0548 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Inter-relação entre Educação, Sociedade e Ambiente - Educação para a mudança. A crise socioambiental. Problematizando as concepções de meio ambiente, desenvolvimento sustentável e educação ambiental. Abordagens práticas e filosóficas emergentes- Bem Viver, Ubuntu, Permacultura, Agroecologia, entre outros. Letramento científico na perspectiva decolonial de educação para a sustentabilidade. Educação para a sustentabilidade e a sua vinculação a metas de paz e segurança, direitos humanos, justiça social e cuidados com os recursos naturais. O campo da Educação Ambiental - Políticas Públicas em Educação Ambiental. Concepções de Educação Ambiental na produção teórico-prática. A formação da prática docente em Educação Ambiental. O diagnóstico da Educação Ambiental na educação formal. Análise de material didático e paradidático voltados para Educação Ambiental. Elaboração de Projetos de Educação Ambiental em Espaços Formais e Nãoformais - Técnicas para a elaboração, execução e avaliação de Projetos de desenvolvimento local e práticas de educação ambiental. Desenvolvimento do referencial, elaboração de cronograma, desenvolvimento de atividades e metodologias, aplicação da metodologia adotada.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
EDUCAÇÃO SEXUAL, SAÚDE E CULTURA IFE0549 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Ressignificação dos conceitos de Educação Sexual, Saúde e Cultura. Sexualidade, corpo e gênero numa abordagem sociocultural em saúde e direitos humanos (sexuais e reprodutivos). Problematizações acerca da abordagem biológico-higienista da Educação Sexual (Infecções Sexualmente Transmissíveis/IST; gravidez na juventude; métodos contraceptivos; sistemas sexuais masculino e feminino; cuidados com o corpo). Conceitos chave: Saúde, corpo e diversidade cultural, sexualidades, relações de gênero, preconceitos e discriminações, violências sexuais e de gênero.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I IFE0550 - 80 horas
Carga Horária

80 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudos teórico-metodológicos e análise da prática docente de ciências na escola brasileira. Construção de identidades docentes a partir de experiências didáticas na escola de ensino fundamental II. Tendências e Perspectivas para o Ensino de Ciências, com ênfase nas dimensões socioculturais e políticas. Métodos e técnicas de ensino e aprendizagem. Planejamento, instrumentação e regência de classe em Ciências (Ensino Fundamental II).

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 7

ECOLOGIA DE COMUNIDADES E ECOSSISTEMAS IFE0408 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estrutura das comunidades. Sucessão ecológica. Conceitos de riqueza e abundância de espécies nas comunidades, nichos, guildas, assembleias e taxocenoses. Medidas de diversidade. Ecologia de paisagens. Teias tróficas, fluxo de matéria e energia nos ecossistemas e ciclos biogeoquímicos. Produtividade nos ecossistemas. Propriedades emergentes dos ecossistemas. Padrões biogeográficos e biomas mundiais. Ecologia de paisagens. Conservação de comunidades e ecossistemas. Práticas sobre coleta e análises de dados de comunidades de organismos. Aulas de campo e sua eficiência no processo de ensino e aprendizagem de ecologia. Metodologias de ensino ativas utilizando modelos didáticos, jogos ferramentas digitais bem como o uso de dados biológicos que podem ser acessados dentro do ambiente da própria escola. Análise do conteúdo de ecologia nos livros didáticos do ensino fundamental e médio e sua contextualização com a biodiversidade presente no Cariri cearense.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
MICROBIOLOGIA IFE0411 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Fundamentos de laboratório. Instrumental básico de microbiologia. Técnicas de assepsia e desinfecção por agentes químicos e físicos. Técnicas de semeadura e meios de cultura seletivo usados para grupos diferentes de microrganismos. Fatores físicos e químicos que influenciam o crescimento microbiano. Fisiologia e metabolismo microbiano. Morfologia, citologia, fisiologia e genética de microrganismos (Bactérias, Arqueobactérias, fungos e vírus). Controle de microrganismo, ecologia microbiana, microbiologia do solo, microbiologia da água, microbiologia do ar, microbiologia dos alimentos, microrganismos patogênicos e microrganismos em bacteriologia. Sequenciamento de genoma de microrganismos. Interação dos microrganismos com meio ambiente e com organismo-hospedeiro. Importância econômica de microrganismos. Práticas laboratoriais de cultivo de microrganismos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ZOOLOGIA DOS VERTEBRADOS IFE0551 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Classificação dos Vertebrados e Sistemática Filogenética: Classificação, evolução, morfofisiologia, ecologia e distribuição: Introdução aos Craniata - "Cyclostomata" (Myxinoidea e Petromyzonontoidea): classificação, evolução, morfofisiologia, ecologia e distribuição - Introdução aos Vertebrata e Gnathostomata- Condrichthyes: classificação, evolução, morfofisiologia, ecologia e distribuição - Osteichthyes: classificação, evolução, morfofisiologia, ecologia e distribuição - Origem e radiação dos Tetrapoda e Conquista do ambiente terrestre - Lissamphibia anfíbios atuais (Anura, Caudata e Gymnophiona): classificação, evolução, morfofisiologia, ecologia e distribuição - Sauropsida e Synapsida: diferenças para vida no ambiente terrestre - Introdução a Reptilia. Testudine (cágados, jabutis e tartarugas): classificação, evolução, morfofisiologia, ecologia e distribuição - Lepidosauria (lagartos e serpentes): classificação, evolução, morfofisiologia, ecologia e distribuição - Crocodylia (aligátores, jacarés, crocodilos e gavial): classificação, evolução, morfofisiologia, ecologia e distribuição - Aves: classificação, evolução, morfofisiologia, ecologia e distribuição - Mammalia: classificação, evolução, morfofisiologia, ecologia e distribuição - Origem e evolução dos Primatas. Práticas laboratoriais que avaliem a morfologia e fisiologia de vertebrados

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
MORFOLOGIA E TAXONOMIA DE ESPERMATÓFITAS IFE0552 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

A Botânica e o Método Científico. Desenvolvimento inicial do corpo da planta. Células e tecidos vegetais. Estrutura e desenvolvimento da Raiz. Estrutura primária e desenvolvimento do caule e da folha. Crescimento secundário em caules. Aspectos evolutivos, taxonômicos, fitogeográficos, reprodutivos e importância ecológica e econômica das plantas vasculares com sementes (Gimnospermas e Angiospermas). As plantas e os seres humanos. Importância dos Herbários e Hortos didáticos para a conservação da biodiversidade vegetal e para o ensino de botânica. Técnicas de coleta, herborização e identificação de material botânico. Análise de livros didáticos e elaboração de aulas e provas. Preparo de aulas de laboratório/campo, reprodução de modelos didáticos, jogos, ferramentas digitais e outros materiais que favorecem o processo de ensino e aprendizagem sobre os temas.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA IFE0553 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

(Re) produção de materiais didáticos para o ensino de Biologia. Planejamento pedagógico e ferramentas didático-metodológicas. Experimentação no ensino de Biologia. Proposta de projetos interdisciplinares inovadores no Ensino de Ciências e Biologia na Educação Básica. Problematização de artefatos culturais no ensino de Biologia, como diferentes mídias e tecnologias digitais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II IFE0554 - 160 horas
Carga Horária

160 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Análise e discussão de propostas curriculares para o ensino de Biologia; Desenvolvimento de estratégias didático-metodológicas que dinamizam o processo de ensino e aprendizagem, incluindo a pluralização das formas de avaliação, bem como a viabilidade do uso de laboratórios de Biologia nos estabelecimentos de Ensino médio e da elaboração e execução de atividades (extra)classe. Planejamento, instrumentação e regência de classe em Biologia (Ensino Médio).

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 8

DELINEAMENTO EXPERIMENTAL E ANÁLISE DE DADOS EM BIOLOGIA IFE0409 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Delineamento de um experimento; amostragem experimental; estatística inferencial e testes de hipóteses aplicada à biologia; correlação, regressão linear e logística e análise de variância.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FISIOLOGIA VEGETAL IFE0555 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Introdução à Fisiologia vegetal. Movimento de entrada e saída de substâncias nas células. Fluxo de energia. Respiração. Fotossíntese. Hormônios Vegetais. Fatores externos e crescimento vegetal. Nutrição vegetal e solos. Movimento da água e solutos nas plantas. Adaptações fisiológicas a diferentes ambientes, com ênfase nas características morfofisiológicas de espécies encontradas nas diferentes unidades fitoecológicas da região (Caatinga, Mata úmida, Carrasco, Cerrado e Cerradão). Análise de livros didáticos e elaboração de aulas e provas. Preparo de aulas de laboratório/campo, reprodução de modelos didáticos, jogos, ferramentas digitais e outros materiais que favorecem o processo de ensino e aprendizagem sobre os temas.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS IFE0556 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Surgimento, constituição e estado da arte da pesquisa em educação em Ciências no Brasil e no mundo; Perspectivas da pesquisa em Educação em Ciências como área estratégica no desenvolvimento da Ciências Naturais; Pressupostos teórico-epistemológicos da pesquisa; Fundamentos, bases e organização de projeto de pesquisa e de trabalho acadêmico: introdução, problema de pesquisa, metodologia, análise, discussão e comunicação dos resultados, conclusões, referências, normas científicas (ABNT, APA). A pesquisa aplicada como ferramenta da melhoria da prática pedagógica em Ciências. A sala de aula como lócus de pesquisa e sua interface com a prática pedagógica. A importância da pesquisa no processo de intervenção social. A importância da pesquisa no processo de intervenção social e análise crítica de artigos de pesquisa na área de ensino de Ciências.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III IFE0557 - 160 horas
Carga Horária

160 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Reflexões sobre as diferentes concepções de Ciências e Biologia presentes nas salas de aula e sua relação com o cotidiano. O livro didático na prática pedagógica: análise, seleção e utilização. A investigação de conteúdos específicos de Ciências e Biologia, temáticas transversais/socioculturais em articulação com a interdisciplinaridade; e a elaboração de projetos de pesquisa com base na análise de diferentes recursos didáticos para o ensino e aprendizagem de Ciências no Ensino Fundamental (LICNM) e Biologia no Ensino Médio.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM BIOLOGIA IFE0558 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Execução de projeto de pesquisa com acompanhamento dos professores orientadores. Defesa da monografia de conclusão de curso.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Disciplinas Optativas

ESTATÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Introdução a estatística descritiva. Variáveis quantitativas. Dados contínuos e dados discretos. Representação gráfica. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. Noções de Probabilidade e inferência estatística. Exemplos práticos do uso da estatística para estudos científicos em Ciências da Natureza.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
CÁLCULO I
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Limites e continuidade de funções reais de uma variável real. Derivadas de função de uma variável e aplicações das derivadas. Noções de integral.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
QUÍMICA ORGÂNICA I
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Princípios fundamentais da química orgânica, aspectos estruturais e eletrônicos das moléculas orgânicas, incluindo classificação dos principais intermediários de reação. Correção entre estrutura e propriedades químicas e físicas de substâncias orgânicas representativas. Mecanismo de substituição via radicais livres, adição e substituição eletrofílica.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
BIODIVERSIDADE E CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

A Classificação e filogenia dos seres vivos: vírus e os cinco reinos. Níveis de organização e complexidade da vida. Origem, biologia, reprodução e ecologia dos seguintes organismos: cianobactérias, algas, briófitas, pteridófitas, esponjas, cnidários, platelmintos, asquelmintos, anelídeos, moluscos, artrópodes, equinodermos, protocordados, peixes e anfíbios.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
NANOTECNOLOGIA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Conceito e Fundamentos da Nanotecnologia. Morfologia de Materiais Nanoestruturados. Blocos de Construção: nanotubos, nanofios e nanopartículas. Técnicas e Ferramentas de Manipulação Molecular e Atômica. Aplicações nas áreas das Ciências.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
RADIOATIVIDADE AMBIENTAL
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Radioatividade: Propriedades e Aplicações. Fontes dos Radionuclídeos. Concentração de Radionuclídeos no ar, água e solo. Processo de transporte de radionuclídeos. Efeitos e Avaliação da Radioatividade no ecossistema.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
VIROLOGIA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Características gerais dos vírus. Conceitos básicos da Virologia. Interação vírus-célula. Diagnóstico laboratorial das infecções virais. Principais vírus de interesse social. Prevenção de doenças causadas por vírus. Principais aspectos da resposta imune contra os vírus.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
LIMNOLOGIA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Ecossistemas límnicos. Produtores primários do plâncton. Ecologia do fitoplâncton, zooplâncton, algas bentônicas e macrófitas, invertebrados bentônicos, peixes e demais vertebrados. Bactéria, fungos e outros organismos que utilizam matéria orgânica dissolvida. Ecossistemas: Lagos, rios, represas e canais. Ecossistemas alterados. Comunidades aquáticas em condições extremas. Sedimentos. Bentos profundos e paleolimnologia. Coleta e identificação de material biológico de lagos e açudes da região.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
GENÉTICA DAS POPULAÇÕES
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Introdução à Genética de Populações; Equilíbrio de Hardy-Weinberg; Desequilíbrio de ligação; Sistemas reprodutivos - Equilíbrio de Wright-Fisher; Mutação; Deriva genética; Teoria da Coalescência; Teoria geral da endogamia; Tamanho efetivo populacional; Medidas de parentesco; Fluxo gênico; Seleção.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
BIOÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Da Ética à Bioética. Ética e existência humana: Intervenção na Natureza. Consequências morais da revolução biológica. Bioética: aspectos globais de sua gênese e desenvolvimento. Aplicação dos princípios bioéticos aos problemas atuais. Bioética e desenvolvimento científicotecnológico. Comitês de Ética. Biossegurança e bioética. Bioética e ecologia. Indicadores de humanidade. Valor da vida humana: a ambiguidade. A moral tradicional e a Bioética. A morte do ser humano. Bioética e responsabilidade. A experimentação com seres humanos. Legislação que rege o Biólogo. Conselho Federal e Regionais. Áreas de atuação do biólogo.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ANIMAIS DE LABORATÓRIO
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresentação da disciplina 1. Legislação e Ética na utilização de animais de laboratório -Uso dos 3Rs e as alternativas para o uso de animais no ensino e pesquisa 2. Classificação de biotérios e seu papel na universidade - Manejo das principais espécies de animais de laboratório. - Etologia e enriquecimento ambiental - Biossegurança. 3. Edificação, barreiras físicas, controle ambiental (macro e microambiente), sanidade e genética de animais de laboratório e sua influência na pesquisa 4. Vias de administração e coleta de material 5. Analgesia, anestesia, cuidados nos procedimentos experimentais invasivos e pós-operatório 6. Eutanásia e descarte de resíduos biológicos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Identificar os principais tipos de impacto ambiental. Aplicar os principais métodos de avaliação de impacto ambiental. Identificar e interpretar a importância dos estudos do Impacto ambiental. A abrangência da questão ambiental e a perspectiva do ecodesenvolvimento. Histórico da avaliação de impacto ambiental. Definição do escopo de EIA (Estudos de Impacto Ambiental) e RIMA (Relatório de Impacto Ambiental). Previsão de impactos sobre os meios físico e biológico e medidas mitigadoras. Sistema de licenciamento; Política Nacional de Meio Ambiente. Impactos na agropecuária, agroindústria e indústrias em geral; O turismo como gerador de impactos; Atividades de mineração; Impactos ambientais ligados à infra-estrutura das cidades; Ecodesenvolvimento e noções de Desenvolvimento Sustentável. Estudos com Fauna e flora no âmbito da avaliação de impacto ambiental.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
BIOINFORMÁTICA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Identificar sequências de DNA e proteínas, traçar analogias, identificar regiões específicas do genoma onde atuam doenças, gerar árvores filogenéticas, predizer estruturas protéicas. Principais bancos de dados online e seu uso na mineração de dados biológicos. Estudos de modificações pós-traducionais, predição de glicosilação.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
COMPORTAMENTO ANIMAL
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

História do estudo do comportamento animal: conceitos, métodos e principais abordagens. Filogenia, aptidão e função adaptativa aplicadas a comportamentos individuais e sociais. Inter-relação entre pré-disposições inatas e processos de aprendizagem. Evolução do comportamento e seleção natural. Comunicação animal. Predadores e presas. Comportamento social. Comportamento sexual. Etologia aplicada.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
DIREITO AMBIENTAL
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

A crise ambiental e a formação do Direito Ambiental internacional e nacional. Princípios de Direito Ambiental. Proteção do meio ambiente na Constituição Federal. Repartição de competências em matéria ambiental. Política Nacional do Meio Ambiente. Instrumentos de Política Ambiental: Zoneamento Ecológico - Econômico. Padrões de Qualidade Ambiental. Avaliação de impactos ambientais – EIA/RIMA e licenciamento ambiental. Tutela do Risco. Responsabilidade civil ambiental: o dano ambiental e a sua reparação. Infrações administrativas e crimes ambientais. Termos de compromisso e ajustamento de conduta – TAC. Tutela jurídica da biodiversidade e florestas: o Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC e o Código Florestal. Compensação Ambiental. Política Nacional de Resíduos Sólidos. Direito de Águas. Ar e Atmosfera.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ECOFISIOLOGIA DA GERMINAÇÃO E DESENVOLVIMENTO INICIAL DE PLANTAS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Importância das Sementes; Gametogênese, fecundação, embriogênese e diásporo maduro; Acúmulo de reservas; Desenvolvimento de sementes e conteúdo de água; Tipos de diásporos e suas origens; Dormência e Quebra de dormência em sementes; Germinação; Dispersão e banco de sementes; Recrutamento e estabelecimento de plântulas; Interferência: competição e alelopatia; Tecnologia de sementes e Abordagem experimental. Produção de mudas nativas e distribuição nas comunidades locais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ETNOBIOLOGIA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Definição, histórico e delimitação do âmbito da etnobiologia. Importância. Bases epistemológicas da etnobiologia. Etnobotânica, etnoecologia, etnozoologia, etnofarmacologia. Metodologia da pesquisa em etnobiologia. Teoria e prática. Técnicas qualiquantitativas de coletas de dados e os instrumentos de análise etnocientíficos. Aplicações do conhecimento etnobiológico de populações tradicionais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FILOSOFIA E HISTÓRIA DA BIOLOGIA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

O surgimento da biologia como ciência. As tentativas de definir a vida. Hipóteses de origem da vida. A teoria celular. Da teoria da força vital a bioquímica moderna. Os sistemas de classificação da vida de Carol Linnaeus a Willi Hennig. A evolução biológica desde Maupertuis, Diderot, Erasmus Darwin, Lamark, Wallace, Charles Darwin e o Neodarwinismo. Genética mendeliana e a genética molecular moderna. Ernest Haeckel e a história da ecologia. Conceitos de biodiversidade. Abordagens socioculturais e pós-modernas no campo da Biologia.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FORMAÇÃO EXTENSIONISTA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Aspectos teóricos da Extensão e Inovação Social; Análise e vivência no contexto local e Desenho de uma ação.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
GEOCIÊNCIAS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Evolução dos conceitos da Geologia; constituição interna do globo terrestre; movimentos das placas tectônicas e suas influências na superfície da Terra; minerais e rochas; fatores e processos envolvidos na dinâmica externa e introdução à pedologia. Coluna de tempo geológico e métodos de datação. Formação e distribuição dos depósitos minerais. Principais aspectos geológicos do território brasileiro e distribuição dos depósitos minerais. Prática Curricular em Geografia. Prática Laboratorial. Trabalho de Campo Curricular.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INTERDISCIPLINARIDADE DA BIOLOGIA COM AS CIÊNCIAS DA NATUREZA E A MATEMÁTICA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Conceito de interdisciplinaridade; Formas de abordagem interdisciplinar; Modalidades didáticas; Interdisciplinaridade entre Biologia e Química; Interdisciplinaridade entre Biologia e Física; Interdisciplinaridade entre Biologia e Matemática. Produção de textos/artigos com interdisciplinaridade da Biologia com as Ciências e a Matemática.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INTRODUÇÃO ÀS TICS NO ENSINO DE BIOLOGIA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

1 - Distinções sobre conceitos presentes na Educação em Ciências Biológicas; 2 - Diferentes teorias de aprendizagem e estratégias de aprendizagem; 3 - Diferentes softwares usados na Educação e o papel de cada um no processo ensino-aprendizagem; 4 - Construção de conhecimento e a espiral da aprendizagem que acontece no uso das TIC; 5 – Integração das diferentes tecnologias usadas na Educação; 6 - Educação a distância mediada pelas TIC; 7 – Novos papeis dos aprendizes e dos educadores em ambientes de aprendizagem baseados nas TIC; 8 - Formação de profissionais para trabalhar na área da Educação e Tecnologia; 9 - Impacto das TIC no ensino de Biologia; 10 - Visão histórica das TIC na Educação.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PSICOBIOLOGIA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

A disciplina trata das bases psicobiológicas do comportamento e da cognição onde são abordados os fundamentos biológicos e psicológicos para o entendimento de doenças mentais e neurológicas e as bases para tratamento e reabilitação.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
QUÍMICA ANALÍTICA QUALITATIVA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Atividade e força iônica. Equilíbrio químico. Equilíbrio ácido-base mono e polipróticos. Produto de solubilidade. Formação de complexos. Classificação de cátions e ânions em grupos analíticos. Propriedades dos grupos. Reações de separação e identificação dos grupos analíticos. Análise sistemática de cátions e ânions.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
SISTEMÁTICA ANIMAL
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Conceitos teóricos sobre sistemática. Técnicas de coleta e preservação de invertebrados. Técnicas de coleta e preparação de vertebrados. Coleções Zoológicas. Publicações Taxonômicas. Triagem, preparação e identificação de material coletado. Museus e Biodiversidade. Chaves de Identificação. Fontes Bibliográficas. Código Internacional de Nomenclatura Zoológica. Escolas de Sistemática. Montagem de cladogramas. Práticas utilizando chaves taxonômicas para classificação espécimes coletados pelos próprios alunos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FUNDAMENTOS DE FÍSICA II
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Equilíbrio e Elasticidade. Gravitação. Fluidos. Movimento Oscilatório. Ondas em meios elásticos. Ondas Sonoras. Temperatura e Calor. Primeira Lei da Termodinâmica. Propriedade dos Gases. Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica. Teoria Cinética dos Gases.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FUNDAMENTOS DE FÍSICA III
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Cargas Elétricas. Processos de eletrização. Força elétrica. Campo elétrico. Lei de Gauss: fluxo de um campo elétrico, lei de Gauss, aplicações da lei de Gauss. Potencial elétrico. Capacitância e Dielétricos. Corrente elétrica. Leis de Ohm. Força eletromotriz. Circuito RC. Campo Magnético.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

(Re)produção de materiais didáticos para o ensino de Biologia. Planejamento pedagógico e ferramentas didático-metodológicas. Experimentação no ensino de Biologia. Proposta de projetos interdisciplinares inovadores no Ensino de Ciências e Biologia na Educação Básica. Problematização de artefatos culturais no ensino de Biologia, como diferentes mídias e tecnologias digitais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTUDOS DE CASO SOBRE TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Formação de um/a professor/a-pesquisador/a-reflexivo/a por meio da problematização de estudos de caso sobre tendências pedagógicas e questões/problemáticas contemporâneas na educação, especificamente, no ensino de Ciências e Biologia. Dimensões éticas e culturais da docência-pesquisa-ação.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FARMACOLOGIA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Farmacologia geral (princípios que regem absorção, distribuição, metabolização e eliminação de drogas). Noções de Farmacodinâmica. Farmacologia do Sistema Nervoso Autônomo (agonistas colinérgicos e adrenérgicos e seus respectivos antagonistas: anti-colinesterásticos). Farmacologia do Sistema Cardiovascular (drogas anti-hipertensivas e glicosídeos cardiotônicos). Farmacologia do processo inflamatório e drogas anti-inflamatórias, tais como glicocorticóides e anti-inflamatórios não esteroidais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
IMUNOLOGIA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudo do sistema imunitário humano envolvendo as interações celulares e humorais no mecanismo de defesa e regulação da resposta imune. Técnicas básicas de imunologia.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA II
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudo e análise de situações da prática docente de biologia na escola brasileira. Vivência de experiências didáticas na escola de ensino médio. Perspectivas sobre o Ensino de Biologia. Métodos e técnicas de ensino. Planejamento das atividades de estágio. Planejamento, instrumentação e regência de classe em Biologia (Ensino Médio). Avaliação das atividades realizadas.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
NEUROFISIOLOGIA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Introdução ao Sistema Nervoso. Aspectos anatômicos e funcionais do neurônio. Sinapse. Impulso Nervoso. Organização Anatômica e Funcional do Sistema Nervoso. Principais Sistemas Sensoriais do organismo. Sistema Motor Somático. Noções sobre o desenvolvimento ontogenético e filogenético do Sistema Nervoso. Neuroplasticidade cerebral. Aprendizagem e memória. Relações entre a neuroplasticidade, memória e aprendizagem. Experiências práticas em neuroplasticidade. Relações entre a educação, dificuldades de aprendizagem e neuroplasticidade.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PATOLOGIA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Aprender os Mecanismos Patológicos Gerais. Diagnosticar pela Microscopia e Macroscopia as principais lesões; ter noções básicas de Imunopatologia, Patologia Genética, Patologia Nutricional e Patologia Ambiental. Conhecer as técnicas histopatológicas de rotina, imunohistoquímica, imunocitoquímica e hibridização molecular. Entender a Fisiopatologia dos Processos Patológicos Gerais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ECOLOGIA DA CAATINGA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

As Caatingas. Padrões de diversidade e distribuição de espécies em escalas locais e regionais. Processos ecológicos relacionados aos recursos florísticos e faunísticos do domínio de Caatinga. Caatingas como fonte de recursos naturais, seus usos e impactos. Sustentabilidade. Estudos de caso. Bases e estratégias de conservação ambiental no domínio das caatingas.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTRATÉGIAS E RECURSOS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Conceitos gerais, evolução do conhecimento botânico e relações com outras Ciências. A importância de aprender botânica. Contextualizando o ensino e aprendizagem em Botânica. Análise dos livros didáticos e dos conteúdos de Biologia vegetal tratados no Ensino Fundamental e Médio. Formação de professores de Botânica e dificuldades inerentes ao ensino. Planejamento e desenvolvimento de propostas didáticas que facilitem o ensino e aprendizagem em biologia vegetal: confecção de exsicatas de espécies da flora local, recursos audiovisuais, jogos e horto escolar; realização de atividades experimentais, aulas de campo, visitas à herbários, museus, jardins, etc. Como avaliar no ensino de Botânica.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
SISTEMÁTICA VEGETAL
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Introdução ao estudo de Sistemática vegetal. Princípios e bases da Taxonomia vegetal. Taxonomia e filogenia de plantas terrestres (Embriophyta): Briófitas (Hepatophyta, Bryophyta, Anthocerophyta), Pteridófitas (Licophyta, Moniliophyta), Gimnospermas (Coniferophyta, Cycadophyta, Ginkgophyta, Gnetophyta) e Angiospermas (Anthophyta). Coleta, herborização e identificação de material botânico. Elaboração e utilização de chaves de identificação botânica.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
COLETA E CONSERVAÇÃO DE MATERIAL BOTÂNICO
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Conceito, registro e finalidades de um herbário; Coleta de material botânico (material necessário, recomendações, numeração das amostras, anotações de coleta); Herborização (prensagem e secagem); Identificação botânica; Montagem, registro e inclusão de exemplares em um herbário; Organização e manutenção de um herbário; Manuseio de exsicatas e dinâmica de um herbário.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ECOLOGIA DE ARTRÓPODES TERRESTRES
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Diversidade, evolução, estratégias reprodutivas e interações ecológicas de artrópodes terrestres. Coevolução de artrópodes e angiospermas. Artrópodes como modelo de estudo e ecologia de populações, comunidades e ecossistemas. Artrópodes como bioindicadores.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
BIOLOGIA DE CAMPO
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Treinamento em observações e experimentação no campo sobre organismos, populações e comunidades em diversos ambientes. Coleta de dados sobre biologia e ecologia de organismos. Apresentação de projeto sobre dados coletados nas atividades de campo.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ANATOMIA ANIMAL COMPARADA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Introdução ao estudo da anatomia comparada. Cortes anatômicos e nomenclatura. Noções sobre sistemática e filogenia dos vertebrados. Tegumentos comuns e anexos cutâneos. Dentes. Sistema locomotor. Celoma e mesentérios. Sistema nervoso. Sistema cardiovascular. Sistema respiratório. Sistema digestório. Sistema urinário. Sistema genital masculino e feminino. Aplicações. Atividades práticas em laboratório.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
COLETA E CONSERVAÇÃO DE MATERIAL ZOOLÓGICO
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Definir Coleção Zoológica e Curadoria. Aprendizado, através de atividades práticas, de técnicas de colecionamento, fixação, conservação e registro de material zoológico de ambientes terrestres e aquáticos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
BIOTECNOLOGIA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Introdução à Biotecnologia: conceito e perspectiva histórica. Biotecnologia e a multidisciplinariedade. Agentes biológicos de interesse em Biotecnologia (bactérias, fungos, parasitas, algas, células vegetais e animais). Áreas da biotecnologia: Saúde humana; processos Industriais; agropecuária, nanotecnologia e meio ambiente.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO DE BIOLOGIA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Ressignificação do conceito de Interdisciplinaridade. Interdisciplinaridade transdisciplinaridade: visões culturais e epistemológicas. Abordagens e Estratégias didáticometodológicas interdisciplinares; Interdisciplinaridade nas Ciências Naturais (Biologia, Química e Física), Humanas e Sociais. Temáticas transversais/socioculturais no Ensino de Biologia; Produção e análise de artefatos culturais no Ensino de Biologia. Projetos Interdisciplinares no Ensino Médio.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS)
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Histórico e conceptualização da ciência e da tecnologia como construções humanas, inseridas em contextos socioculturais específicos. Conhecimentos científicos e tecnológicos. A tríade Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) na contemporaneidade. Alfabetização científica e tecnológica numa perspectiva de Educação Científica. Abordagem CTS no Ensino de Biologia.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PROTEÍNAS TÓXICAS DE ORIGEM VEGETAL
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Metabolismo de proteínas vegetais, Lectinas. Inibidores de proteases - inibidores de alfa-amilases. Arcelinas e proteínas relacionadas. Defensinas vegetais. Toxinas (CNTX. SBTX, ureases etc.). Proteínas inibidoras de ribossomos (RIPs).

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
MÉTODOS DE PURIFICAÇÃO DE PROTEÍNAS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Conhecer as características moleculares das proteínas e suas estruturas. Conhecer métodos de extração e isolamento de proteínas. Conhecer métodos cromatográficos com base na afinidade, carga, hidrofobicidade e tamanho das moléculas de proteínas. Conhecer técnicas laboratoriais para avaliar o grau de pureza das amostras.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
QUÍMICA E BIOTECNOLOGIA DE PROTEÍNAS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Conhecer as características moleculares das proteínas e suas estruturas. Conhecer métodos de expressão heteróloga das proteínas. Conhecer os usos de proteínas na área de biotecnologia. Usos de proteínas como marcadores moleculares, drug delivery e atividade biológicas de interesse médico.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
QUÍMICA E BIOTECNOLOGIA DE CARBOIDRATOS E GLICOCONJUGADOS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Conhecer as características moleculares dos carboidratos e suas estruturas. Conhecer métodos de obtenção e purificação de carboidratos e glicoconjugados. Conhecer os seus usos na área de biotecnologia. Aplicação de carboidratos e glicoconjugados como marcadores moleculares, drug delivery e atividade biológicas de interesse médico.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
SEMINÁRIOS DE BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Abordar tópicos com artigos científicos e conteúdos nas áreas de Bioquímica e Biologia Molecular. Elaboração e apresentação de seminários sobre temas na área de Bioquímica e Biologia Molecular.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
CITOGENÉTICA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Origem, evolução e papel dos cromossomos sexuais, e trata de alguns tópicos de desenvolvimento recente na Citogenética, principalmente em mamíferos e espécie humana, com base na utilização das novas ferramentas da Biologia Molecular. Indicações para analise citogenética; Variação e evolução cromossômica: numérica e estrutural; Bandeamento Cromossômico; Técnicas de estudo de cromossomos politênicos e Plumados; Genética e Câncer. A metodologia utilizada em Genética. Padrões de transmissão dos genes e caracteres. Genética e saúde.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
MICROBIOLOGIA AMBIENTAL
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Diversidade dos Microrganismos nos diferentes ambientes do solo, ar e água; Sistemas biológicos e tratamento de águas residuárias e de resíduos sólidos. Reatores aeróbios e anaeróbios; Biorremediação; Métodos de análise microbiológica do solo, água e ar; Microbiologia aplicada.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
QUÍMICA AMBIENTAL
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudo da química do solo, ar e água. Principais ciclos biogequímicos e distribuição dos elementos. Interações e processos químicos entre diferentes ecossistemas. Fontes, transporte, processos e tratamento de contaminantes e poluentes. Introdução a gestão ambiental e toxicologia ambiental. Educação ambiental e Sustentabilidade. Desenvolvimento de projeto prático-extensionista visando a avaliação, divulgação e conscientização ambiental.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
MICOLOGIA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Importância ecológica e econômica dos fungos; Aspectos evolutivos, taxonômicos, morfológicos e reprodutivos dos principais grupos de fungos (Microsporídios, Quitrídios, Zigomicetos, Glomeromicetos, Ascomicetos, Basidiomicetos); Relações simbióticas dos fungos; Técnicas de coleta, isolamento e preservação de fungos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INTERAÇÕES ECOLÓGICAS NOS ECOSSISTEMAS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Conceitos básicos sobre níveis de organização, condições, recursos e ninho ecológico. Interações intraespecíficas: sociedade, colônia, canibalismo e competição intraespecífica. Interações interespecíficas: mutualismo, comensalismo, amensalismo, predação, parasitismo e competição interespecífica. Aspectos evolutivos das interações ecológicas. Interações ecológicas e sua importância para a manutenção de populações, comunidades e ecossistemas. Mudanças globais e seus efeitos nas interações ecológicas. Aplicações ecológicas no nível das interações entre populações.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
QUÍMICA DE ALIMENTOS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Química dos alimentos, características químicas estruturais e funcionais dos macro e micronutrientes presentes nos alimentos, suas alterações ocasionadas pelo processamento, bem como seus métodos analíticos e a estrutura e funcionamento de um laboratório de química de alimentos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
Conheça o processo e as formas de admissão

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Instituto de Formação de Educadores.