Serviço de Verificação de Óbito – SVO

Publicado em 13/07/2020. Atualizado em 27/10/2023 às 17h10

Inaugurado em meados de 2009, o SVO – Serviço de Verificação de Óbito – é um órgão da Secretaria Municipal de Saúde de Barbalha que funciona em convênio com a Universidade Federal do Cariri. Além da estrutura física, a UFCA contribui para o funcionamento da unidade disponibilizando recursos humanos e insumos para a realização das atividades de rotina do órgão. Atualmente, Barbalha é o único município do interior do Ceará a ter este tipo de serviço (apenas Fortaleza também possui um SVO no Estado)
O principal objetivo do SVO é esclarecer as causas de óbitos de pessoas que tenham falecido de causas naturais, sem assistência médica; mesmo nas situações em que houve atendimento médico, caso não tenha havido tempo suficiente para realização de exames ou ainda quando estes foram inconclusivos, o corpo pode ser enviado ao SVO para elucidação da causa do óbito.

Ressalta-se que o SVO realiza necropsias apenas de óbitos de causas naturais. Os óbitos de causas externas (claramente violentas ou suspeitas de homicídios, suicídios ou acidentes, por exemplo), ficam a cargo dos médicos legistas do Núcleo Médico da Perícia Forense do Estado do Ceará (Instituto Médico-Legal) de Juazeiro do Norte.

Os principais benefícios do SVO para a população em geral são:
a) esclarecimento das causas de óbitos repentinos e inesperados, evitando que os familiares tenham de sepultar seus entes queridos sem saber o que de fato aconteceu;
b) fornecimento das declarações de óbitos (DO’s) com diagnósticos mais específicos para as secretarias de saúde dos municípios do Cariri, evitando que sejam registrados óbitos de causa desconhecida. Dessa forma, o SVO contribui para uma maior precisão das estatísticas de morbidade e mortalidade da região, proporcionando que as secretarias de saúde dos municípios atendidos possam focar seus investimentos na prevenção das doenças mais prevalentes e mais importantes;
c) identificação de doenças genéticas/hereditárias, fornecendo informações importantes para que os familiares do paciente possam procurar ajuda médica de maneira precoce;
d) identificação de doenças de notificação compulsória, dentre estas especialmente as doenças infecto-contagiosas com potencial para gerar epidemias (por exemplo: meningite meningocócica). Assim, a vigilância epidemiológica é rapidamente notificada e efetua as ações necessárias para evitar a disseminação de doenças;
e) descoberta de novas doenças ou de doenças raras ou pouco comuns, não detectadas por exames realizados em vida.

Além dos ganhos para a saúde pública, o SVO proporciona vários benefícios para a vida acadêmica. Estudantes da graduação em medicina da Famed assistem aulas práticas e consolidam seus conhecimentos de Patologia durante a realização de autopsias. Há também a apresentação dos casos de maior interesse científico por meio das sessões de integração anátomo-clínicas, que costumam contar com a presença de alunos dos mais diversos semestres da graduação e da pós-graduação (residentes), bem como médicos docentes e servidores técnico-administrativos da instituição. O SVO disponibiliza ainda vagas de estágio extracurricular para estudantes de medicina. Além de integrar a estrutura de ensino da Faculdade de Medicina, o SVO também é um local importante para a realização de projetos de extensão e de pesquisa universitária, já tendo fornecido subsídios para a publicação de trabalhos acadêmicos, incluindo a publicação de artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais.

Diretor Técnico: Cláudio Gleidiston Lima da Silva
E-mail: svo@ufca.edu.br
Telefone: (88) 3221-9607

Horário de funcionamento: domingo a domingo, das 07: 30 às 11:30 e das 13:30 às 17:30.

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Faculdade de Medicina.