Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae)

Publicado em 25/01/2019. Atualizado em 08/08/2023 às 17h07

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) foi criada em 2016 com o objetivo de atender os diversos aspectos relativos à política de assistência aos estudantes da Universidade Federal do Cariri (UFCA).
A Prae vem atuando no desenvolvimento de programas que visam garantir a permanência, o bem-estar, a melhoria do desempenho acadêmico e o êxito na conclusão da graduação. Com especial atenção aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e aos que ingressaram na Universidade por meio de ação afirmativa. Neste sentido, estabelece parcerias com outras unidades para disponibilizar serviços que possam intervir em situações que dificultam a concretização do processo de ensino-aprendizagem.
Entre as principais atividades da Pró-Reitoria, destacam-se:

  • Programas de concessão de auxílios (Moradia, alimentação, creche, emergencial, transporte, inclusão digital, financeiro a eventos e óculos);
  • Refeitório universitário;
  • Atendimento psicológico e pedagógico e qualidade de vida dos estudantes;
  • Apoio às atividades organizadas pelos estudantes.
Atendimento Pedagógico

Descrição

O atendimento pedagógico é uma estratégia de orientação aos estudantes da graduação que objetiva auxiliar o discente no processo de aprendizagem por meio de um planejamento individual no desenvolvimento de suas competências para estudar, buscando favorecer a aquisição de estratégias e hábitos de estudo adequados às exigências atuais acadêmicas e de preparação profissional.

Para ter acesso ao serviço o estudante deverá agendar o atendimento por e-mail ou telefone.

Público

Estudantes.

Setor responsável

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis

(88) 3221-9360
pedagogia.prae@ufca.edu.br

Ultima atualização: 2023-08-04 13:06:08

Atendimento Psicológico

Descrição

O Serviço de Atendimento Psicológico abrange:
Aconselhamento Psicológico
Promover o contato com as dificuldades e problemas enfrentados pelo sujeito, buscando facilitar a adaptação às novas situações, promover o melhor uso dos recursos pessoais e o desenvolvimento da autonomia e do autoconhecimento.
Escuta Psicológica
Ouvir e acolher o estudante que apresenta sofrimento psicológico. A partir desse contato inicial os direcionamentos necessários serão realizados visando dar o suporte necessário ao mesmo.
Aconselhamento Profissional
Atua no sentido de facilitar o processo de escolha da profissão, promover a autoavaliação da escolha feita pelo estudante, identificar e explorar habilidades e potenciais que podem ser desenvolvidos e apoiar a construção do plano de carreira profissional.
Grupos de promoção à saúde mental
Abrange oficinas, rodas de conversa, entre outros.

 

Agendamento do serviço

Para ter acesso ao serviço, o interessado deverá agendar uma consulta através do telefone ou por e-mail.

Campus Barbalha: psicologiabarbalha.prae@ufca.edu.br

Campus Crato: psicologiacrato.prae@ufca.edu.br

Campus Juazeiro do Norte: psicologiajuazeiro.prae@ufca.edu.br

Campus Brejo Santo: psicologiabrejosanto.prae@ufca.edu.br

Público

Estudantes.

Setor responsável

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis

(88) 3221-9365

Ultima atualização: 2019-11-06 16:45:13

Atendimento Psiquiátrico

Descrição

O setor de Psiquiatria oferece aos estudantes de graduação da UFCA atendimento clínico em Psiquiatria.

Objetivo

Promover o tratamento médico em psiquiatria, buscando a recuperação do estudante, seu bem-estar psicológico e por consequência uma melhora no aproveitamento acadêmico.

Atuação

Os atendimentos em psiquiatria ocorrerão mediante encaminhamento do Serviço de Psicologia, que será responsável por realizar a triagem e agendar o primeiro atendimento.

Para solicitar o atendimento psicológico clique aqui (link para uma nova página).

Público

Estudantes.

Setor responsável

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis

Campus Juazeiro do Norte -
88 3221 9363

Ultima atualização: 2023-08-04 12:52:35

Auxílios Estudantis

Descrição

Em consonância com o Decreto 7.234, a PRAE oferta programas voltados para os estudantes matriculados nos cursos de graduação da UFCA, em comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica. A seguir, lista-se os programas e seus respectivos objetivos.

Programa Auxílio Moradia
Objetivo: viabilizar a permanência de estudantes, assegurando-lhes auxílio financeiro para complementação de despesas com moradia.

Programa Auxílio Emergencial
Objetivo: disponibilizar subsídio financeiro, relacionado às áreas da política de assistência estudantil, a discentes que apresentam vulnerabilidade socioeconômica agravada por situações emergenciais, as quais colocam em risco a sua permanência e o êxito na conclusão do curso na Universidade.

Programa Auxílio Alimentação
Objetivo: atender aos discentes dos campi onde ainda não exista refeitório universitário ou por ocasião de paralisação das atividades do refeitório universitário.

Programa Auxílio Transporte
Objetivo: subsidiar a locomoção diária dos discentes, em comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica, com transportes, no trajeto entre a residência e a Universidade, durante os dias letivos.

Programa Auxílio Óculos
Objetivo: contribuir com o desempenho acadêmico dos estudantes matriculados nos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Cariri, em comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica, assegurando-lhes subsídios na complementação das despesas para aquisição de óculos com lentes corretivas, respeitando-se a periodicidade mínima de 12 (doze) meses para cada nova solicitação.

Programa Auxílio Creche
Objetivo: disponibilizar subsídio financeiro aos estudantes, em situação de vulnerabilidade socioeconômica comprovada, buscando contribuir com a obtenção de um desempenho acadêmico satisfatório, bem como reduzir a evasão acadêmica decorrente da maternidade ou paternidade.

Programa Auxílio Financeiro a Eventos
Objetivo: Conceder auxílio financeiro aos estudantes dos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Cariri (UFCA) que necessitem de apoio para participar de eventos extracurriculares de caráter acadêmico, esportivo, cultural ou sociopolítico.

Programa Auxílio Inclusão Digital
Objetivo: contribuir para a permanência dos discentes na Universidade Federal do Cariri-UFCA, disponibilizando auxílio financeiro aos estudantes, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a fim de que possam ter acesso a equipamento que promova a inclusão digital.

Programa Auxílio Tecnologia Assistiva
Objetivo: contribuir para a permanência dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação, a fim de que os discentes possam ter um auxílio financeiro para realizar a aquisição ou manutenção de tecnologia assistiva que promova acesso, participação e aprendizagem.

Programa Auxílio Mobilidade Acadêmica
Objetivo: disponibilizar auxílio financeiro aos discentes de graduação da UFCA, que obtiveram permissão para cursar componentes curriculares em outras instituições, contribuindo para formação acadêmica e promoção da inclusão social pela educação.

Programa Auxílio Saúde Menstrual
Objetivo: ampliar as condições de permanência e o bem-estar de estudantes que menstruam, mediante o fornecimento de um subsídio financeiro para a aquisição de produtos de higiene menstrual.

Para mais informações acesse:

https://www.ufca.edu.br/assuntos-estudantis/auxilios/

Público

Estudantes.

Setor responsável

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis

Campus Juazeiro do Norte - Bloco i, 2ª andar, sala 202
88 3221 9364
servicosocial.dae@ufca.edu.br

Ultima atualização: 2023-08-04 13:04:47

Bolsa Permanência

Descrição

É uma política pública voltada a concessão de auxílio financeiro aos estudantes, sobretudo, aos estudantes quilombolas, indígenas e em situação de vulnerabilidade socioeconômica matriculados em instituições federais de ensino superior e assim contribuir para a permanência e a diplomação dos beneficiados.

O recurso é pago diretamente aos estudantes de graduação por meio de um cartão de benefício. Atualmente o valor é de R$ 900,00 para estudantes indígenas e quilombolas e R$ 400,00 para os demais.

Mais informações: http://portal.mec.gov.br/programa-bolsa-permanencia

Público

Estudantes.

Setor responsável

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis

Campus Juazeiro do Norte - Bloco i, 2º andar, sala 202
88 3221 9364
servicosocial.dae@ufca.edu.br

Ultima atualização: 2023-08-04 13:05:11

Qualidade de Vida do Estudante

Descrição

A Divisão de Qualidade de Vida do Estudante é responsável por desenvolver ações destinadas à proteção, promoção e prevenção de agravos à saúde e à qualidade de vida dos estudantes da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Objetivo

Identificar e intervir sobre os fatores de prejuízo ao bem-estar biopsicossocial dos estudantes, com ações que visam mitigar os efeitos desses fatores sobre o desempenho acadêmico do estudante e ao mesmo tempo fortalecer os fatores protetivos a esse bem-estar, tendo em vista a importância da qualidade de vida sobre a qualidade da permanência do estudante no Ensino Superior.

Atuação

  • Educação em Saúde – realização de campanhas e eventos
  • Ações e serviços de promoção à saúde e prevenção ao adoecimento;
  • Encaminhamentos para atendimento médico (clínica médica – ambulatório de especialidades da Faculdade de Medicina/UFCA) e atendimento psiquiátrico;
  • Articulação interinstitucional com a finalidade de facilitar encaminhamentos para clínicas-escolas de instituições da região com atenção às áreas de Psicologia, Fisioterapia e Biomedicina (realização de exames laboratoriais).

 

Público

Estudantes.

Setor responsável

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis

(88)3221-9369
saude.prae@ufca.edu.br

Ultima atualização: 2023-08-04 13:05:51

Refeitório Universitário

Descrição

O Refeitório Universitário (RU) tem a finalidade de fornecer refeições balanceadas, higiênicas e de baixo custo à comunidade universitária. O órgão atende em três unidades acadêmicas: Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato. É administrado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), sob a responsabilidade da Coordenadoria do RU.

As refeições são distribuídas na modalidade self-service, com porcionamento do prato principal e da sobremesa.

Para auxiliar os usuários que necessitem de ajuda no porcionamento de sua refeição, a empresa contratada disponibiliza copeiro.

No jantar, o usuário pode escolher entre a refeição tradicional ou sopa + acompanhamento (pão/torrada).

Composição da Refeição: Almoço e Jantar

(1) Prato principal – composto de carne bovina, frango, peixe ou suíno, devendo ser ofertado sempre dois tipos de pratos protéicos diferentes, além de uma opção vegetariana; o usuário deverá optar por apenas uma opção.

(2) guarnição básica – arroz, feijão, salada (dois tipos);

(3) guarnição variável – macarrão, farofa, purê, pirão, outro,

(4) sobremesa: doce e fruta, devendo ser ofertada as duas opções. O usuário optará por apenas uma;

(5) suco de fruta natural

Valor da alimentação/ Critério de Acesso

– Discentes de graduação perfil PNAES (mediante uso do cartão de acesso ao RU) – R$ 2,00

– Demais discentes (mediante uso do cartão de acesso ao RU) – R$ 3,00

– Alunos de Pós-Graduação, Servidores e Terceirizados (mediante uso do cartão de acesso ao RU) – Campi Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte: R$ 13,25. Campus Brejo Santo: R$14,60.

– Visitantes em atividade técnica ou acadêmica na UFCA (Necessita solicitação prévia e autorização da Coordenação do RU) – Campi Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte: R$ 13,25. Campus Brejo Santo: R$14,60.

Horários de Funcionamento

– Campus Barbalha:
Almoço: das 11h às 14h.
Jantar: das 17h às 19h40.
Recargas: das 10h30 às 14h e das 16h30 às 19h40min

– Campus Brejo Santo:
Almoço: das 11h30 às 13h30.
Jantar: das 17h30 às 19h40.
Recargas: das 11h às 14h e das 16h às 20h

– Campus Crato:
Almoço: das 11h às 13h
Jantar: das 17h às 18h30.
Recargas: das 11h às 13h e das 14h às 16h00

– Campus Juazeiro do Norte:
Almoço: das 11h às 14h.
Jantar: das 17h às 19h40.
Recargas: das 08h30 às 14h e das 16h30 às 19h40

Público

Estudantes, Servidores Administrativos, Servidores Docentes, Terceirizados, Público externo.

Setor responsável

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis

Campus Juazeiro do Norte - Bloco i, 2º andar, sala 201
88 3221 9366
ru.prae@ufca.edu.br

Ultima atualização: 2023-08-04 13:05:30

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis
Campus Juazeiro do Norte, Bloco I, 2º andar, sala 201
Ledjane Lima Sobrinho
Pró-Reitora

prae@ufca.edu.br
(88) 3221–9367
Núcleo de Gestão
Campus Juazeiro do Norte, Bloco I, 2º andar, sala 201
Rafael Guimarães Januario
Chefe

rafael.januario@ufca.edu.br
(88) 3221–9362
Mirna Fonseca da Cruz
Assessora de Apoio Financeiro e Administrativo

mirna.fonseca@ufca.edu.br
(88) 3221–9362
Núcleo de Avaliação e Monitoramento das Ações da Assistência Estudantil
Campus Juazeiro do Norte, Bloco I, 2º andar, sala 201
Maria Rosiane Melo dos Santos
Chefe

rosiane.melo@ufca.edu.br
(88) 3221–9362
Coordenadoria de Apoio ao Desenvolvimento Discente
Campus Juazeiro do Norte, Bloco I, 2º andar, sala 201
Liana de Andrade Esmeraldo Pereira
Coordenadora e Pró-reitora Adjunta

liana.esmeraldo@ufca.edu.br
(88) 3221–9360
Divisão de Apoio à Permanência
Campus Juazeiro do Norte, Bloco I, 2º andar, sala 202
pedagogia.prae@ufca.edu.br
Cícera Aldevania Pereira de Oliveira
Gerente

aldevania.pereira@ufca.edu.br
(88) 3221–9360
Vivia Borges da Silva
Pedagoga

vivia.silva@ufca.edu.br
(88) 3221–9360
Divisão de Apoio à Saúde Mental do Estudante
Campus Juazeiro do Norte, Bloco C, sala 16, piso superior
Diogo Inácio dos Santos
Gerente

diogo.santos@ufca.edu.br
(88) 3221–9365
Yane Ferreira Machado
Psicóloga

yane.ferreira@ufca.edu.br
(88) 3221–9365
Lusmar Roosevelt Passos Ibiapina
Psicólogo

roosevelt.ibiapina@ufca.edu.br
Cristenes Sanches Lucena Gomes
Psiquiatra

cristenes.sanches@ufca.edu.br

Divisão de Atenção e Qualidade de Vida do Estudante
Campus Juazeiro do Norte, Bloco I, 2º andar, sala 202
Ana Virgínia Silva Mendes
Gerente

virginia.mendes@ufca.edu.br
(88) 3221–9363
Coordenadoria do Refeitório Universitário
Campus Juazeiro do Norte, Bloco I, 2º andar, sala 201
Breno Alves Cipriano
Coordenador

breno.alves@ufca.edu.br
(88) 3221–9366/9361
Divisão de Saúde e Nutrição
Campus Juazeiro do Norte, Bloco I, térreo
Ana Karine Alves de Moura
Gerente

ana-karine.moura@ufca.edu.br
(88) 3221–9366/9361
Divisão de Apoio Financeiro
Campus Juazeiro do Norte, Bloco I, 2º andar, sala 201
Ana Geórgia de Araújo Correia
Gerente

anageorgia.araujo@ufca.edu.br
(88) 3221–9366
Vandelayne Lopes de Souza
Terceirizada

vandelayne.lopes@ufca.edu.br
(88) 3221–9366
Coordenadoria de Atenção e Integração Estudantil
Campus Juazeiro do Norte, Bloco I, 2º andar, sala 201
Aneliza Sampaio Pacífico de Sousa
Coordenadora

aneliza.sampaio@ufca.edu.br
(88) 3221–9362
Divisão de Serviço Social e Articulação Estudantil
Campus Juazeiro do Norte, Bloco I, 2º andar, sala 202
Marcos Bueno Pinheiro Peixoto
Gerente

marcos.peixoto@ufca.edu.br
(88) 3221–9364
Juliana Moreira Dias
Assistente Social

juliana.moreira@ufca.edu.br
(88) 3221–9364
Joseane Gomes de Sales
Assistente Social

joseane.gomes@ufca.edu.br
(88) 3221–9364
Anderson Nayan Soares de Freitas
Assistente Social

anderson.nayan@ufca.edu.br
(88) 3221–9364
Maria Aparecida dos Santos
Assistente Social

aparecida.santos@ufca.edu.br
(88) 3221–9364
Lucivânia Ferreira Vieira
Terceirizada

lucivania.ferreira@ufca.edu.br
(88) 3221–9364
Organograma da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae)
Organograma da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.