Sobre o curso

Publicado em 18/04/2023. Atualizado em 27/06/2023 às 14h59

O Curso de Pós-Graduação lato sensu ESPECIALIZAÇÃO EM PROMOÇÃO DA SAÚDE, na modalidade a distância, apresenta-se como uma das possibilidades de contribuir com a formação de Agentes Públicos em Saúde na atenção e gestão da APS, em especial, por propor componentes curriculares que contemplarão as ações e as políticas públicas de promoção da saúde e sua interface com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com carga horária prevista de 384 horas a ser ofertada em 12 meses, o curso tem como público-alvo: profissionais diplomados ou certificados em cursos de graduação da área da saúde com vínculo empregatício/contratual ou sem vínculo empregatício/contratual com a atenção ou gestão da APS.

Será criado, após a finalização deste processo seletivo, um cadastro de reservas dos(as) candidatos(as) que desejem se matricular no curso, para preenchimento de possíveis vagas ociosas caso haja desistência de candidatos(as) selecionados(as).

No Edital de Seleção Discente para este curso, aplica-se a reserva de vagas sobre o número total de vagas ofertadas, nos termos da Resolução do CONSUNI/UFCA nº 148, de 13 de junho de 2023.

Objetivo geral

– Formar profissionais de saúde e gestores de saúde para o exercício da prática na Atenção Primária à Saúde, com o enfoque aos aspectos teóricos e princípios da promoção da saúde.

Objetivos específicos

  • Qualificar profissionais de saúde e gestores de saúde capazes de produzir e desenvolver estratégias de promoção da saúde para a população inserida nos espaços da Atenção Primária à Saúde.
  • Desenvolver propostas que contemplem a gestão e implementação de ações sobre promoção da saúde em diferentes contextos sociais comunitários, sob uma perspectiva interdisciplinar e intersetorial.
  • Promover o aprimoramento de saberes dos profissionais de saúde e gestores de saúde sobre promoção da saúde, com ênfase no fortalecimento e na execução das políticas públicas de saúde, educação, ambiente, trabalho e sustentabilidade;
  • Oportunizar reflexões sobre conceitos e práticas de promoção da saúde aplicadas na Atenção Primária à Saúde, como estratégia para melhorar a qualidade de vida da população.
  • Fortalecer as relações de ensino, gestão, atenção e controle social, considerando a interface entre a formação qualificada em promoção da saúde e as necessidades do Sistema Único de Saúde.

O Curso de Especialização em Promoção da Saúde – EAD, da UFCA, confere o grau de especialista ao/à estudante graduado/a.

O AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem oficial do Curso será o Moodle UFCA, oficial. Nesta plataforma será utilizada, dentre outros recursos pedagógicos, a ferramenta de webconferência – RNP, na qual será possível registrar as presenças dos discentes, os recursos didáticos e avaliativos.

Não há nenhuma cobrança de mensalidades ou de taxas de inscrições.

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Especialização em Promoção da Saúde.