Jornalismo

Graduação / BACHARELADO

Atualizado em 11/09/2019 às 10h48

Período
Noturno
Tipo
Presencial
Duração
4 anos
Vagas
50
Campus
Juazeiro do Norte

Coordenação: Prof. DIOGENES DARCE CARDOSO DE LUNA

Bloco G, Sala G105

A graduação em Comunicação Social visa formar profissionais na área de jornalismo, assim, responsáveis por pensar em notícias que sejam de interesse público, investigar, apurar a matéria, gravar vídeos ou áudios, fotografar, redigir o texto e, por fim, publicar a matéria. Na UFCA, esse curso oferece a possibilidade aos estudantes de se aprofundarem nas diversas áreas de atuação jornalista, como radiojornalismo, telejornalismo, jornalismo impresso, jornalismo digital, fotojornalismo e assessoria de imprensa.

Semestre 1

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTIFICO CSJ0002 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Abordagem dos principais pressupostos teóricos e metodológicos para a utilização dos procedimentos e técnicas da investigação documental com vistas à elaboração de trabalhos técnico-científicos, oferecendo subsídios básicos que orientem o aluno na elaboração de textos técnicos e científicos. Etapas da pesquisa documental. Estrutura de trabalhos técnico-científicos.

Bibliografia
  • Antonio Carlos Gil. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. Atlas. 2010
  • Antonio Carlos Gil. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. Atlas. 2010
INTRODUCAO AO JORNALISMO CSJ0003 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

O que é jornalismo. Função social do jornalismo, o conceito de notícia, o processo de produção da notícia. Fundamentos epistemológicos para uma teoria do jornalismo.

Bibliografia
  • Manual de Jornalismo
FILOSOFIA CSJ0005 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

A disciplina propõe o exame da formação da Filosofia e o debate introdutório sobre seus campos de investigação. Nesta perspectiva, a disciplina está voltada para as reflexões que abarcam os usos, as possibilidades e os limites da razão, do conhecimento, da ciência e da ética, especialmente a partir de um percurso histórico que possa contribuir para as tematizações referentes à cultura contemporânea.

Bibliografia
  • Kant. Resposta à pergunta: o que é o esclarecimento?. . Vozes. 1974
SOCIOLOGIA CSJ0006 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Discussão das condições históricas e das grandes correntes do pensamento social que tornaram possível o surgimento da sociologia como ciência. Debate das polêmicas que constituem o campo de reflexão desta disciplina (objeto e método); visão geral e crítica das grandes correntes sociológicas e de seus respectivos conceitos.

Bibliografia
  • Um toque de clássicos. QUINTEIRO, Tania; BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira; OLIVEIRA, Márcia Gardênia Monteiro. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009
OFICINA DE TEXTO CSJ0062 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Sujeitos ficcionais. Vozes do texto. O olhar da narrativa. Autor, texto, leitor. Denotação e Conotação. Modos de ordenar o tempo e o espaço na narrativa. Descrição, Narração e Dissertação. Texto de informação. Texto de opinião. Práticas de texto.

Bibliografia
  • Nilson Lage. Teoria e Técnica do Texto Jornalístico. . Campus. 2005

Semestre 2

CULTURA BRASILEIRA CSJ0009 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Estudo da cultura brasileira a partir da revisão dos autores clássicos da Antropologia brasileira. História da cultura nacional. História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Cultura popular caririense.

Bibliografia
  • Laraia, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. . Zahar. 2001
TEORIAS DA COMUNICACAO I CSJ0011 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Delimitações do objeto e campo da comunicação. Diferenças entre comunicação e comunicação midiatizada. A Sociedade de massas. Compreensão de diferentes correntes da teoria da comunicação: a) Os estudos norte-americanos e a perspectiva funcionalista; b) A teoria crítica da Escola de Frankfurt; c) A sociedade do espetáculo.

Bibliografia
  • Biblioteca on line de textos
COMUNICAÇÃO E ARTE CSJ0076 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Os fenômenos estéticos e a cultura de massa. As transformações da obra de arte em função da reprodutibilidade técnica. Os desdobramentos da arte a partir das vanguardas estéticas até os nossos dias. A ‘crise da arte’ contemporânea e a relação entre arte e comunicação na sociedade informacional.

Bibliografia
  • Imagens que consumimos, imagens que nos consomem: afetações do corpo na era da virtualidade
  • O universo doméstico na era da extimidade: Nas artes, nas mídias e na internet
  • Guy Debord. A sociedade do espetáculo. . Contraponto. 1997
  • Walter Benjamin. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Primeira versão 1955.. . edisciplinas.usp.br. 1955
COMUNICAÇÃO VISUAL CSJ0077 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Estudos da sintaxe da linguagem visual, tipografia, linguagem das cores, hierarquia visual, composição gráfica (layout), infografia, criação de selos, visualização de dados e produção gráfica.

Bibliografia
  • Donis A. Dondis. Sintaxe da Linguagem Visual. . Martisns Fontes. 2007
  • Ellen Lupton. Novos fundamentos do Design. . Cosac Naify. 2014
  • Timothy Samara. Grid: construção e desconstrução. . Cosac Naify. 2010
INTRODUÇÃO ÀS PRÁTICAS EM JORNALISMO CSJ0079 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Os campos de atuação do Jornalista: jornalismo impresso, telejornalismo, radiojornalismo, jornalismo digital e assessoria de imprensa; A narrativa jornalística: adequação da linguagem às diferentes plataformas midiáticas; Características e linguagem do Jornalismo na TV, no rádio, nos veículos impressos e na internet. Assessoria de Imprensa: conceitos básicos; A construção da notícia; A cobertura jornalística.

Bibliografia
  • Cleide Floresta e Lígia Braslauskas. Técnicas de reportagem e entrevista em Jornalismo - roteiro para uma boa apuração. . Saraiva. 2009
  • Rodrigo Alsina Miquel. A construção da notícia. . Vozes. 2009
  • Felipe Pena. Teoria do Jornalismo. . Contexto. 2008

Semestre 3

FOTOGRAFIA CSJ0008 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

História da fotografia e seus usos e funções na sociedade. A máquina fotográfica e seu funcionamento. A luz e os conceitos básicos. A iluminação artificial (flash e luz contínua) e luz natural. Abertura, velocidade e tipos de objetivas. O laboratório: a revelação e a cópia. A migração para a era digital. Os dispositivos móveis e a internet. A fotografia e suas várias aplicações na sociedade. A fotografia e a arte. As formas de leitura e interpretação das imagens fotográficas.

Bibliografia
  • Boris Kossoy. Realidades e ficções da trama fotográfica. . Ateliê Editorial. 2001
COMUNICAÇAO E POLITICA CSJ0013 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Comunicação em sociedades de massa e processos políticos. Comunicação e democracia. A esfera pública. O conceito de opinião pública. Cenário de Representação da Política, agendamento e espetacularização dos processos políticos. O marketing político como elemento de construção de opinião pública eleitoral. Discurso político. Jornalismo Político.

Bibliografia
  • Michel Foucault. Microfísica do Poder. . Graal. 2012
  • Gilles Deleuze. Conversações. . Editora 34. 2009
  • Wilson Gomes. Política na era da comunicação de Massa. . Paulus. 2004
JORNALISMO IMPRESSO I CSJ0014 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

A disciplina visa trabalhar a compreensão dos gêneros jornalísticos informativos. Entrevista e reportagem. Pauta e fontes de informação. Estilos de entrevista e técnicas de reportagem. Jornalismo Interpretativo.

Bibliografia
  • Ana Estela de Sousa Pinto. Jornalismo Diário, reflexões recomendações dicas exercício. primeira. Publifolha. 2009
  • Luis Costa Pereira Lima. A apuração da notícia. Primeira. Vozes. 2006
TEORIAS DA COMUNICAÇAO II CSJ0017 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Surgimento dos Estudos Culturais. Estudos Culturais na América Latina. O receptor e os produtos midiáticos. Introdução ao estudo dos signos. Elementos de Semiologia e Semiótica. Estudo da Cibercultura e a sociedade informacional.

Bibliografia
  • Fragmentos do discurso Cultural
RADIOJORNALISMO I CSJ0020 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

História do Rádio no Brasil: emissoras de Rádio AM e FM. Ética no radiojornalismo. Rádio na Internet. Características do rádio. Elementos da linguagem radiofônica. Redação Jornalística. Princípios e técnicas de locução radiofônica. Gêneros e formatos do rádio. Entrevistas radiofônicas. Reportagem radiofônica. Produção e edição de noticiários.

Bibliografia
  • Lia Calabre. A Era do Rádio: descobrindo o Brasil. . Zahar. 2002

Semestre 4

TELEJORNALISMO I CSJ0018 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

A História do Telejornalismo. O telejornalismo brasileiro. A Televisão Pública. A Televisão Comercial. Os Gêneros e Formatos em TV. O texto em TV.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
JORNALISMO IMPRESSO II CSJ0019 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Estudo da opinião no jornalismo. Os gêneros jornalísticos na tradição ibero-latino-americana. Os gêneros opinativos no jornalismo brasileiro.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FOTOJORNALISMO CSJ0022 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

História do fotojornalismo no século XX. O fotojornalismo no Brasil. Distinção: a fotografia documental e a fotografia como documento. Processos fotográficos: trabalho editorial no jornalismo. Fazeres do ofício jornalístico. A era digital e os novos paradigmas na fotografia jornalística. A escolha do objeto e o desenvolvimento de do discurso fotográfico. Desenvolvimento de ensaios fotográficos. Análise crítica do material fotojornalístico.

Bibliografia
  • Da foto à fotografia. Os jornais precisam de fotógrafos
  • GIACOMELLI, Ivan Luiz. A transição tecnológica do fotojornalismo ? da câmara escura ao digital. . Insular. 2012
  • KOBRÉ, Kenneth. Kenneth Kobré. Fotojornalismo Uma abordagem profissional. . Campus. 2011. . Campus. 2011
  • Kenneth Kobré. Kenneth Kobré. Kenneth Kobré. Fotojornalismo ? Uma abordagem profissional. . Campus. 2011. . Campus. 2011. . Campus. 2011
  • BUITONI, Dulcília Schroeder. Fotografia e fotojornalismo. A informação pela imagem. . Saraiva. 2011
  • Fotojornalismo e narratividade: aspectos sobre convergência digital e modelos de circulação da produção fotojornalística na web
  • SOUSA, Jorge Pedro. Fotojornalismo. Introdução à história, às técnicas e à linguagem da fotografia na imprensa. . Letras Contemporâneas. 2004
  • GURAN, Milton. GURAN, Milton. Linguagem fotográfica e Informação. . Gama Filho. 1999. . Gama Filho. 1999
  • LIMA, Ivan. Fotojornalismo brasileiro. Realidade e Linguagem. . Fotografia Brasileira. 1989
  • .. Fotojornalismo. . .. .
RADIOJORNALISMO II CSJ0041 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Produção, edição, pós-produção de radiojornal e de documentário.

Bibliografia
  • Luiz Artur Ferraretto. Rádio - teoria e prática. . Summus. 2014
  • Magaly Prado. Rádio um manual prático. . Elsevier. 2006
  • Paul Chantler e Sim Harris. Radiojornalismo. . Summus. 1998
JORNALISMO DIGITAL I CSJ0090 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Compreensão e estudo da cibercultura. O ciberespaço e as novas tecnologias da comunicação. A convergência dos meios. A Mobilidade e a comunicação em rede. Socialidade e sociabilidade em redes digitais (redes sociais, cooperação e participação). O papel das mídias no ciberespaço. O jornalismo como produto cultural das mídias digitais. Aspectos filosóficos da cibercultura. Análise dos diversos aspectos da cibercultura (cidade, arte, corpo, sociabilidade, política, interatividade, redes sociais, economia, trabalho).

Bibliografia
  • Webjornalismo: 7 caraterísticas que marcam a diferença

Semestre 5

TELEJORNALISMO II CSJ0042 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

O Telejornal e a produção de conteúdo. O telejornalismo das TVs abertas e fechadas. A entrevista no telejornal. O telejornalismo regional e local. A cobertura do telejornalismo em Rede. As novas tecnologias no telejornalismo. A convergência midiática na produção jornalística televisiva. O uso do conteúdo colaborativo no jornalismo de TV.

Bibliografia
  • Livro sobre Televisão
  • Manual de Telejornalismo da UFCA
DESIGN DE NOTICIA CSJ0043 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#não Informado

Bibliografia
  • Ary Moraes. Design de Notícias. 1. Blucher. 2005
ASSESSORIA DE IMPRENSA CSJ0048 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

O que é e como funciona uma assessoria de imprensa. Qual o seu papel, objetivos e formas de atuação. As assessorias de imprensa de entidades públicas, privadas. A questão ética e a relação com os meios de Comunicação. O papel do assessor. O planejamento de projetos de comunicação. Comunicação Interna. Comunicação Externa. Estratégias de Comunicação. A produção de releases para diferentes plataformas midiáticas.

Bibliografia
  • Jorge Duarte. Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia.. . Atlas. 2006
ANTROPOLOGIA CSJ0091 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Antropologia como ciência. Formas simbólicas e de construção de discurso nas sociedades pré-capitalistas. Formas simbólicas de representação e suas implicações na vida das sociedades complexas. Manifestações sociais contemporâneas. Antropologia e a Comunicação. Visão global acerca das formas de construção de um discurso.

Bibliografia
  • LAPLANTINE, François. Aprender antropologia. . Brasilense. 2012
JORNALISMO DIGITAL II CSJ0094 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Introdução ao Ciberjornalismo. Redes Digitais. Jornalismo na Internet. Características do Ciberjornalismo. Formas da narrativa do Ciberjornalismo. Estudo de casos existentes. O ciberjornalismo e as relações pessoais. O ciberjornalismo e a sociedade. Agências de notícias: distribuição de material jornalístico em tempo real. Determinação da abordagem, planejamento das etapas e viabilidades. Produção de site para veiculação do material produzido.

Bibliografia
  • Jonathan Gray; Liliana Bounegru; Lucy Chambers. Manual de Jornalismo de Dados 1.0. 1. Abraji. 2014

Semestre 6

COMUNICAÇAO E CULTURA POPULAR CSJ0016 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Estudo da cultura popular e das principais manifestações artísticas da região. A interface entre a comunicação e a cultura popular.

Bibliografia
  • DELLA CAVA, R. Milagre em Joaseiro. 3ª ed. Companhia das letras. 2014
  • CHAUCER, G. Contros da Cantuária. . Penguin Classics / Companhia das letras. 2013
  • ALBUQUERQUE , D. A invenção do nordeste. 5ª ed.. Cortez. 2011
  • BURKE, P. BURKE, P.. Peter Burke. A cultura popular na idade moderna. . Companhia das Letras. 2010. . Companhia das Letras. 2010. . Companhia das Letras. 2010
  • BURKE, P. Cultura popular na idade média. . Companhia das Letras. 2010
  • MARTIN- BARBERO, J. Dos meios às mediações.. 5ª ed. EDITORA UFRJ. 2008
  • BHABHA, H. O local da cultura. . Editora da UFMG. 2007
  • CANCLINI, N. Culturas híbridas. . Editora da USP. 2003
  • CARVALHO, G. Madeira matriz. . Annnablume. 1998.
  • BAKTHIN, M. Cultura popular na Idade Média e no Renascimento. . HUCITEC. 1993
  • GEERTZ, G. A interpretação das culturas. . LTC. 1989
ETICA NA COMUNICAÇÃO CSJ0049 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Estudo da ética aplicada à atividade jornalística. Estudo do ordenamento jurídico brasileiro em questões relacionadas ao jornalismo. Estudo das práticas sociais e éticas ambientais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
LABORATORIO DE JORNALISMO IMPRESSO CSJ0052 - 128 horas
Carga Horária

128 horas.

Professores
Ementa

Planejamento, prática e edição de produto jornalístico impresso. Discussões sobre as opções e alternativas de elaboração do texto jornalístico, associado à fotografia e à edição e diagramação.

Bibliografia
  • Ana Stela Pinto. Jornalismo Diário. 2. Publifolha. 1999
PESQUISA EM COMUNICAÇÃO CSJ0099 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

O campo da Comunicação e suas interfaces. A pesquisa em Comunicação. O percurso tema-problema-pergunta-hipótese. Metodologias de pesquisa: quantitativa e qualitativa. Pesquisa de campo. Instrumentos de coleta de dados, entrevistas e questionários. A prática da pesquisa: seleção do corpus da pesquisa. A construção de categorias, os dados bibliográficos e documentais.

Bibliografia
  • LOPES, Maria Immacolata Vassallo. Pesquisa em Comunicação: formulação de um modelo metodológico. . Loyola. 2005
  • BORDENAVE, Juan E. Díaz. O que é Comunicação?. . Brasiliense. 1997

Semestre 7

COMUNICAÇÃO INTEGRADA CSJ0045 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

A sociedade e as organizações. Cultura Organizacional. Identidade e imagem institucional. Constituição da comunicação integrada. Planejamento da comunicação institucional. Gestão da comunicação nas crises.

Bibliografia
  • KOPLIN, Elisa; FERRARETO, Luiz Artur. Assessoria de Imprensa: teoria e prática. . Summus. 2009
  • DUARTE, Jorge. Comunicação pública: estado, mercado, sociedade e interesse público. . Atlas. 2009
  • DUARTE, Jorge. Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia. . Atlas. 2006
COMUNICAÇÃO E CIDADANIA CSJ0054 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

A comunicação comunitária com base na organização de segmentos sociais. Os movimentos sociais e suas formas de comunicação. História e prática do sindicalismo no Brasil. Comunicação para o Terceiro Setor – fundamentos e práticas.

Bibliografia
  • DAVIS, Angela. A liberdade é uma luta constante. 1a. ed.. Boitempo Editorial. 2018
  • DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. 1a.. Boitempo Editorial. 2016
  • SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. 7a. edição. EDUSP. 2014
  • CANCLINI, Néstor García. Consumidores e cidadãos: Conflitos multiculturais da globalização. 8. ed. Editora UFRJ. 2010
  • CANCLINI, Néstor García. Leitores, espectadores e internautas. . Iluminuras. 2008
  • Cidadanias Mutiladas, de Milton Santos (Livro: O preconceito - vários autores)
  • O espaço da cidadania e outras reflexões (SANTOS, Milton, 2013)
PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CSJ0121 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Ementa: As Modalidades de Trabalho de Conclusão de curso. Trabalho monográfico e trabalho de Produto em Jornalismo. Etapas de elaboração de projetos de pesquisa. Criação e desenvolvimento de projeto de pesquisa em comunicação Social e Jornalismo. Redação da proposta de projeto e início de sua realização.

Bibliografia
  • Campo da Comunicação

Semestre 8

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CSJ0103 - 320 horas
Carga Horária

320 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Revisão de literatura. Organização das seções. Escritura do texto. Apresentação para banca avaliadora.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO CSJ0104 - 200 horas
Carga Horária

200 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Leis e diretrizes gerais de Estágio. O cotidiano das práticas profissionais nos setores de produção, redação e edição jornalísticas.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Disciplinas Optativas

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Fundamentos historicoculturais da Libras e suas relações com a educação dos surdos. Parâmetros e traços lingüísticos da Libras. Cultura e identidades surdas. Alfabeto datilológico. Expressões não-manuais. Uso do espaço. Classificadores. Vocabulário da Libras em contextos diversos. Diálogos em língua de sinais

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PSICOLOGIA E COMUNICACAO
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Reflexão sobre saúde, doença e a subjetividade. O estudo da Psicologia como campo científico. As correntes da Psicologia. Interfaces entre a Psicologia e a Comunicação. Estudo de temas cruciais em Psicologia.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
HISTORIA DO JORNALISMO BRASILEIRO
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

O jornal como documento histórico. Imprensa e Historia do Brasil. Nascimento da imprensa. O papel do jornal no I e II Império. Imprensa em tempos de ditadura. Imprensa e democracia. Jornalismo e globalização.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
SEMIOTICA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Semiótica conceito. O lugar da semiótica. O que é signo. Tipos de signos.Primeiridade, Secundidade, Terceiridade. Paradigma e sintagma, Eixos de Linguagem. Funções de Linguagem. A conotação, denotação. Polifonia, dialogismo. Semiótica da cultura.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
JORNALISMO CULTURAL
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Entender a cultura como um fenômeno do cotidiano e não apenas como arte. Buscar diálogos do jornalismo com a Antropologia. Praticar e compreender os diversos gêneros possíveis no jornalismo cultural. Compreender a relação entre estado e cultura e analisar as políticas públicas de cultura praticadas no Brasil.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Entender as relações cada vez mais imbricadas entre educação, comunicação e tecnologia. Conhecer a prática de educação dialógica, proposta por Paulo Freire. Conhecer experiências no Brasil e no mundo de educação e comunicação. Estudos de recepção e leitura crítica dos meios de comunicação. Desenvolver uma experiência de campo de educação e comunicação.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
CINEMA BRASILEIRO
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Breve história do cinema brasileiro. Visões da sociedade brasileira através do cinema. Indústria cinematográfica, cinema de autor e cinema alternativo no Brasil. Cinema e História. Cinema e Cidade. Cinema e Política. Cinema e Violência. Cinema e Subjetividade.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
COMUNICAÇÃO E CIDADES
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

As relações entre a comunicação e a cidade. Os usos da cidade na circulação urbana. As mídias na rua e suas interferências na vida cotidiana. As práticas culturais das tribos urbanas e suas tramas midiáticas. A cidade e sua pluralidade de trocas comunicacionais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
LABORATORIO DE RADIOJORNALISMO
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Aprofundamento de técnicas de radiojornalismo. Planejamento, produção e edição de programa radiojornalístico semanal ou diário que seja veiculado.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
LABORATORIO DE TELEJORNALISMO
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Jornalismo especializado na TV. Programas temáticos. A grande reportagem. O debate em TV. A entrevista em estúdio de TV. O documentário jornalístico. A Produção e edição de telejornais para múltiplas plataformas digitais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
JORNALISMO E LITERATURA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Focos narrativos. Sujeito do enunciado e sujeito da enunciação. Tempo, espaço e sujeitos ficcionais. Características do romance-reportagem. O novo jornalismo. Divergências e convergência entre o jornalismo e a literatura. O livro-reportagem como gênero jornalístico. Perfil, biografia e memorialismo.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
JORNALISMO ESPORTIVO
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudo das relações entre mídia, esportes e cultura brasileira.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
JORNALISMO ECONÔMICO
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Introdução ao Jornalismo Econômico. Princípios de economia,. Formação econômica do Brasil. Economia, política e sociedade. Economia internacional e comércio exterior. Tecnologias da informação, economia e governabilidade. Finanças públicas. Comunicação estatística. Microeconomia. Macroeconomia. Economia política da mídia.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
CRÔNICA, OBSERVAÇÃO E CIDADE
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Definição de crônica. A presença da crônica na mídia brasileira. O espaço urbano e as formas de descrevê-lo. A crônica e a observação do cotidiano.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
OFICINA DE FOTOGRAFIA DOCUMENTAL
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Trabalho prático em fotografia documental. Escolha, pesquisa e desenvolvimento de um tema/assunto. Questões relativas ao planejamento e execução de séries fotográficas. Acompanhamento e orientação dos projetos. Edição fotográfica.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ANÁLISE DO TEXTO E DO DISCURSO JORNALÍSTICO
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Ideologia e poder. As bases metodológicas para Análise do Discurso. Escola Francesa de Análise do Discurso. Discurso das Mídias. Processo de construção discursiva nas diferentes plataformas midiáticas (TV, rádio, impresso, internet, fotografia).

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
LABORATÓRIO DE PROJETOS FOTOGRÁFICOS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Pesquisa e recorte do objeto. Planejamento e produção de séries imagéticas. Acompanhamento de trabalhos individuais, recepção de material, edição e curadoria. Construção de narrativas e ensaios. Adequação das imagens para espaços expositivos e (ou) slides shows.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
LABORATÓRIO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Organização de uma Agência de Comunicação. A elaboração de Planos de Comunicação. Comunicação Interna. Comunicação Externa. Estratégias de Comunicação. A produção de releases eletrônicos, impressos e digitais. Media Training. Elaboração de Planos de Gerenciamento de Crises.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
LABORATÓRIO DE JORNALISMO DIGITAL
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Mapeamento das inovações e novidades em mídias digitais e sua aplicação ao jornalismo. Prática dos roteiros em hipermídia. Manutenção de blogs e de perfis em redes sociais. Prática em ferramenta de software para edição e gerenciamento de notícias no portal da disciplina na web. Prática no portal de notícias da UFC Cariri. Produção/edição de conteúdo audiovisual em sites na web. YouTube. Produção/edição de áudio digital (podcasts, streaming). Produção textual – técnicas de redação em ambientes digitais. Reportagem hipermídia.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ECONOMIA POLÍTICA DA COMUNICAÇÃO
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

A regulamentação e mercado de Comunicação no Brasil. Estado e as políticas culturais.Intersecção entre a economia da Comunicação e o campo da Cultura. Contradições da produção, circulação e consumo dos bens simbólicos na Contemporaneidade.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
MOVIMENTOS SOCIAIS E DIVERSIDADE
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Discussão teórica sobre política cultural e movimentos sociais na sociedade contemporânea. Casos específicos, dentro dos movimentos contemporâneos (étnicos, gênero, geracional, sócio-territorial). O cultural e o político nos movimentos sociais. A globalização da cultura e a nova sociedade civil. As espacialidades dos movimentos sociais. Cultura, direitos humanos e poder.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM COMUNICAÇÃO
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Debates contemporâneos do Campo da Comunicação. Temas emergentes e de destaque do campo da Comunicação. Leituras e discussão sobre os desdobramentos do Jornalismo e da Comunicação Social na Contemporaneidade

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
COMUNICAÇÃO, MODA E CONSUMO
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

O fenômeno da moda e sua relação com a mídia. Imagem e moda. Comunicação e produção de sentido da aparência. A sociedade de consumo. Moda e as práticas de consumo. As visualidades contemporâneas e a moda. Enquadramento midiático do fenômeno da Moda. Questões chave do Jornalismo de Moda.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
HISTÓRIA DA ARTE
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Elementos básicos do entendimento da obra de arte. Discussão sobre questões de historiografia da arte a partir de recortes cronológicos e temáticos. Estudo do desenvolvimento do campo das artes da pré história até os movimentos contemporâneos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INFOGRAFIA JORNALÍSTICA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Infografia jornalística: teoria, técnica e prática. As diferentes formas gráfico-visuais de apresentação da informação jornalística. História e características de materiais editoriais com métodos e técnicas de elaboração de jornais, livros e revistas. Sistemas de diagramação. Princípios de design gráfico aplicado a materiais informacionais

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
COMUNICAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudo das questões da história, política dos direitos humanos. Proteção e violação dos direitos humanos no Brasil. O Direito humano à Comunicação. Mídia, alteridade e democratização dos meios de Comunicação.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
MÍDIA ALTERNATIVA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Novas formas de organização política e suas dimensões simbólicas na construção de uma mídia alternativa. Os movimentos de ocupação e a elaboração de novas práxis comunicacionais. A mídia alternativa como problema de pesquisa em comunicação.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
MÍDIA E FICÇÃO SERIADA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudo das diferentes formas de narrativa seriada e suas interfaces com o campo da comunicação. Tendências da produção de narrativas em quadrinhos. A ficção seriada como problema da pesquisa em comunicação.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
EPISTEMOLOGIA DA COMUNICAÇÃO
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

A configuração da comunicação como campo próprio de pesquisa: seus objetos, problemas e interações com outros campos teóricos. Epistemologias contemporâneas e o lugar da comunicação. Tensões entre o campo da Comunicação e o Jornalismo. Os problemas de investigação científica no campo da comunicação. Interações do campo científico da comunicação com a pesquisa em artes.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
JORNALISMO ESPECIALIZADO
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

O jornalismo especializado gera impacto tanto no modo de produção como de recepção da informação. A redefinição dos gêneros jornalísticos: informativos, opinativos, interpretativos. As muitas interfaces do jornalismo especializado – na cultura, na economia e na política. A linguagem jornalística. Problemas, conceitos e questões metodológicas do jornalismo especializado.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
Conheça o processo e as formas de admissão

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Diretoria de Comunicação.