Conheça os cursos de graduação da UFCA: Produção Multimídia

Publicado em 31/01/2024. Atualizado em 31/01/2024 às 17h24

Foto: Gabriel Souza - Dcom/UFCA

Vagas: 200
Semestres: 4
Modalidade: Tecnólogo – EaD
Campus: Múltiplos Polos
Período: Integral

Criar, produzir, realizar e divulgar projetos artístico-culturais e conteúdos audiovisuais; editar imagens, sons e vídeos; atuar em empresas de planejamento, além de prestar assistência técnica e consultorias para empresas em geral e órgãos não-governamentais são algumas das funções desempenhadas por formados em Produção Multimídia (PMM).

Desde 2022, após criação do Centro de Educação a Distância (Cead/UFCA), a Universidade Federal do Cariri (UFCA) oferta o Tecnólogo em Produção Multimídia (PMM), no formato Ensino a Distância (EaD). Ele é oferecido pela UFCA na modalidade tecnólogo, com 200 vagas anuais e duração média de dois anos, em tempo integral (aulas síncronas e assíncronas). 

De modo geral, os profissionais formados por essa graduação também serão capazes de identificar demandas e necessidades do meio no qual estão inseridos, principalmente no que diz respeito a modelos informacionais, midiáticos e informatizados.

Conforme o atual coordenador do curso, Tássio José, por trabalharem tanto na etapa de planejamento de projetos quanto na criação, os profissionais formados pelo curso tecnólogo em Produção Multimídia conseguem se destacar em ambos os mercados (digital e analógico). 

Tássio José, atual coordenador do curso de Produção Multimídia da UFCA. Foto: Dcom/UFCA

Devido às características particulares do EaD, o professor explica ainda que a formação em PMM ofertado pela UFCA destaca as criações do universo digital: “O curso de Produção Multimídia é formatado para que os estudantes trabalhem mais na criação em meio digital. As atividades presenciais (ver “Aulas presenciais e polos de apoio”) acabam por auxiliar os estudantes a construírem produtos físicos sob a orientação dos professores e tutores, mas elas constituem uma parte menor da formação acadêmica dos nossos alunos”, disse.

Como ingressar no curso

Assim como os demais cursos EaD vinculados ao Cead/UFCA, o ingresso no curso de Produção Multimídia ocorre por meio de processo seletivo próprio, com edital separado dos outros 23 cursos presenciais. Na UFCA, apenas os cursos presenciais fazem parte do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Na seleção de candidatos/as para o tecnólogo em Produção Multimídia, o Cead/UFCA não realiza provas. A classificação desses/as candidatos/as é realizada por meio da análise do histórico escolar do Ensino Médio de cada candidato/a. Essa classificação também leva em consideração, dentre outros, o número de vagas disponíveis em cada edital de seleção, a demanda para cada polo de apoio presencial e a modalidade de concorrência escolhida pelos/as interessados/as.

Encontro presencial dos cursos EaD na sede do Cead/UFCA, na cidade de Icó, em 2023. Foto: Arquivo Cead/UFCA

Da mesma forma que ocorre no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, as vagas no curso de PMM são viabilizadas por meio do Reuni Digital – programa do Governo Federal que tem como principal finalidade incentivar e fortalecer a criação de cursos EaD nas universidades federais públicas brasileiras.

Com base no Diagnóstico do EaD no Brasil, o Reuni Digital torna possível a inclusão da população brasileira no Ensino Superior. O programa abre oportunidades, em especial, para jovens entre 18 e 24 anos, de localidades distantes, onde a oferta de cursos presenciais é substancialmente menor que no resto do país, e também para aqueles/as que precisam estudar e trabalhar.

Aulas presenciais e polos de apoio

O tecnólogo em Produção Multimídia, mesmo sendo EaD, requer dos estudantes a realização de atividades presenciais obrigatórias para conclusão do curso. Essa exigência está regulamentada no Artigo 4 do Decreto Nº 9.057, de 25 de maio de 2017, que estabelece diretrizes e bases do EaD. Segundo o descrito nesse artigo, “atividades presenciais, como tutorias, avaliações, estágios, práticas profissionais e de laboratório ou defesa de trabalhos devem ser realizadas de modo presencial em polos de apoio”.

Na UFCA, as atividades presenciais ofertadas pelos cursos EaD podem chegar ao limite de 30% (trinta por cento) da carga horária total, a depender de cada projeto pedagógico.

Os polos de apoio dos cursos EaD da UFCA estão localizados em várias cidades do Ceará, mas não são fixos e podem ser alterados, a depender da disponibilidade de vagas e da demanda de estudantes para cada polo. 

Estudantes dos cursos EaD durante aula presencial no polo de apoio em Missão Velha. Foto: Arquivo Cead/UFCA

No último edital de seleção feito pelo Cead/UFCA, por exemplo, a graduação em PMM dispôs de polos nas cidades de Assaré, Icó, Iguatu, Milagres, Juazeiro do Norte, Santana do Cariri, Maranguape, Missão Velha e Caucaia. 

Para consultar os polos de apoio presencial mais recentes disponíveis para cada curso EaD, candidatos e candidatas devem acessar os editais  de admissão vigentes na página do Cead/UFCA.

Ambiente de Ensino

No decorrer do curso, as atividades de interação entre docentes e estudantes, quando não presenciais, serão mediadas pelo Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVA). Na UFCA, esse ambiente institucional virtual é representado pela plataforma Moodle. É nesse espaço em que os discentes realizam atividades on-line, participam de fóruns de discussão sobre os conteúdos do curso, preenchem questionários objetivos e dissertativos, além de acessarem glossário e portfólios.

De acordo com o professor Tássio, a plataforma Moodle é uma ferramenta completa, que pode atender às demandas dos professores em seus respectivos planejamentos metodológicos, bem como as dos estudantes. Segundo ele, inúmeros conteúdos do EaD (como avaliações), de forma síncrona ou não, podem ser disponibilizados por esse sistema.

Laboratório de Informática, no polo de apoio em Icó, usado pelos estudantes durante as atividades presenciais. Foto: Davi Moreira – Dcom/UFCA

Para facilitar o acesso de novos estudantes ao curso, o Cead/UFCA disponibiliza um tutorial de como usar a plataforma, tendo em vista que ela é obrigatória para realização e para conclusão das demandas propostas pelos cursos EaD da UFCA. 

O principal meio de contato do estudante com as demandas do curso é o Moodle, contudo, ele não substitui o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Informações como resultados avaliativos dos discentes e da turma serão publicados nos dois sistemas.

O Sigaa/UFCA é normalmente usado para procedimentos institucionais referentes às graduações, como  matrículas, inscrições em disciplinas e atualização de notas. Segundo Tássio, questões relacionadas ao dia a dia do ensino são feitas diretamente no Moodle e em suas ferramentas integradas.

Estrutura física, disciplinas e professores

O tecnólogo em PMM utiliza a infraestrutura disponível no campus Icó da UFCA, onde está localizada a sede do Cead/UFCA, e dos polos de apoio criados ou conveniados pela Universidade para oferta dos cursos EaD. Esses espaços são compostos por biblioteca com acervo específico (físico e digital) e atualizado, laboratórios de  informática com programas e equipamentos adequados para a resolução das atividades educacionais do curso.

O tecnólogo em Produção Multimídia tem carga horária total de 2.278 horas para finalização do curso. Essas horas estão divididas entre disciplinas obrigatórias, conteúdos optativos, atividades complementares, estágio não obrigatório, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e atividades de Extensão.

Ao todo, o curso conta com 22 disciplinas obrigatórias e nove optativas. Além desse quantitativo, há também as disciplinas livres, que podem ser cursadas pelos discentes de PMM em outras graduações da UFCA. No caso das obrigatórias, os estudantes de PMM irão cursar disciplinas como “Introdução a sistemas e mídias digitais”, “Design Audiovisual” e “Direção de Arte para Multimídia”. Todos os conteúdos, divididos por período letivo, estão disponíveis na página do curso.

Encontro presencial realizada no polo presencial localizado na cidade de Santana do Cariri. Foto

Também chamado de grade curricular, o conjunto de disciplinas do tecnólogo em PMM é focado em uma metodologia diretamente ligada às tecnologias digitais, à integração entre conhecimentos específicos e pedagógicos, ao diálogo intercultural e ao desenvolvimento científico.

Por ser relativamente recente, o curso conta com seis professores – todos mestres ou doutores. Além dos estudos tradicionais para formação docente que esses professores devem ter, eles também participam de diversas ações de capacitação para estarem alinhados às demandas comunicacionais e tecnológicas adotadas pelo no modelo EaD.

Como o curso de PMM integra a área de conhecimento “Produção Cultural e Design”, na UFCA, os docentes dessa graduação estão ligados ao Instituto Interdisciplinar de Sociedade Cultura e Artes (IIsca/UFCA), unidade acadêmica à qual também estão vinculados os cursos de Design, Filosofia (bacharelado e licenciatura), Jornalismo, Letras-Libras e Música.

Essa ligação com o IIsca/UFCA ocorre porque, inicialmente, o curso de PMM foi proposto por docentes vinculados a essa unidade acadêmica, que também foram responsáveis pela criação do PPC do curso. Para o professor Tássio, “a natureza do curso de Produção Multimídia é semelhante em diversos aspectos a alguns cursos do IIsca/UFCA, como Filosofia, Jornalismo e Design, o que permite que os docentes ministrem disciplinas nesses cursos”.

Integralização da Extensão

Desde 2021, a UFCA instituiu o processo de integralização da Extensão no currículo dos cursos de graduação. A curricularização da Extensão tem como objetivo tornar os cursos ofertados pela UFCA mais qualificados para aproximação entre sociedade e universidade, por meio de conhecimentos pautados no diálogo e na interdisciplinaridade. 

Com a efetivação desse processo, as graduações da UFCA passam a reservar o mínimo de 10% de suas cargas horárias para atividades extensionistas que são obrigatórias para conclusão do curso. Mais informações sobre esse processo podem ser encontradas na página da Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFCA).

A inclusão de atividades de Extensão no currículo do curso de Produção Multimídia, para o professor Tássio, colabora para uma melhor atuação profissional e estimula o protagonismo dos estudantes para a transformação social de toda a comunidade, utilizando de forma prática os conhecimentos desenvolvidos no curso.

Como exemplos de atividades extensionistas desenvolvidas pelos estudantes de PMM estão a criação de produtos voltados para pessoas com deficiência auditiva e o desenvolvimento de materiais educacionais que facilitem o aprendizado de outros estudantes.

Aula presencial no polo de apoio localizado na cidade de Iguatu. Foto: Arquivo Cead/UFCA

Inteligência Artificial e avanços tecnológicos

Considerando os avanços tecnológicos atribuídos à expansão mundial da internet, produtores multimídia também exercem função importante na criação de conteúdos que integram mídias tradicionais e digitais, ou seja: pensados para os mais variados formatos de consumo – sejam sites, jogos, aplicativos, filmes ou programas de televisão. 

De forma simplificada, mídias tradicionais são aquelas que surgiram antes dos meios digitais, sendo difundidas no mundo off-line, com características específicas do analógico. Normalmente, essas mídias estão divididas em televisão, rádio, jornal e revista, mas também incluem placas, outdoors e letreiros, por exemplo. 

As mídias digitais, como sugere o nome, nasceram com a internet e, à medida que essa ferramenta se difundia, fortalecia-se o surgimento de novas profissões ou atualizações significativas em profissões já existentes – como foi o caso do/a produtor/a multimídia.

Mediante a essas atualizações, as Inteligências Artificiais (IAs) se destacam no cenário digital e, no caso dos produtores multimídia, elas podem ser vistas como instrumento necessário para o fortalecimento dos trabalhos gerenciados por esses profissionais, embora, segundo o coordenador do curso, ainda haja expectativas infundadas e desconfianças em relação à temática. 

As IAs são ferramentas que se baseiam em grandes quantidades de dados e algoritmos inteligentes para fornecer ao usuário, dentre outras, respostas, edições e criações automáticas e personalizadas.

Apesar de essas tecnologias generativas possuírem um potencial para acelerar certas tarefas, conforme o professor Tássio, é essencial que o profissional humano saiba operá-las da maneira certa, adequar seus resultados e, principalmente, reconhecer seus limites, o que significa saber as situações em que devem ou não ser utilizadas.

“Portanto, até o momento, não há indicações que as IAs se apresentem como uma tecnologia que irá substituir o trabalho desses profissionais, mas, sim, como mais um instrumento para a caixa de ferramentas de quem trabalha com produção multimídia e criação digital”, enfatiza o professor Tássio.

Mercado de trabalho atual 

Os discentes de PMM, por estarem na modalidade tecnólogo, terão acesso mais frequente à aplicação da prática profissional vivenciada por produtores multimídia, com ensinamentos mais específicos e voltados para atuação no mercado de trabalho. O coordenador do curso afirma que a graduação em PMM pode tornar os estudantes aptos para atuarem em áreas de UI/UX Designer, Motion Designer, além de serem roteiristas, produtores e editores de conteúdos diversos.

UI Designer é a disciplina que se concentra na criação de uma aparência visual e na interação de um produto digital, como um aplicativo ou site. No caso da UX Designer, também chamado de “Design de experiência”, o foco está concentrado na maneira como o usuário vive o uso de um produto, buscando também formas de compreender os comportamentos do consumidor em  relação a um determinado produto.

Levando em conta todas as possíveis áreas de atuação de um produtor multimídia, o professor Tássio destaca que o tecnológo em PMM buscará fornecer uma formação com hábitos contemporâneos: “Buscamos formar profissionais especializados no cenário multimidiático contemporâneo, habilitados a exercerem as suas funções de modo transdisciplinar, unindo conhecimento técnico com capacidade crítica”, ressaltou.   

De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, os formados em PMM podem atuar também em agências de Comunicação e de Publicidade; em portais de informação, em produtoras de conteúdos digitais, em produtoras de vídeo, instituições de ensino e até em empresas de desenvolvimento de softwares.

As ofertas de emprego para essa área, segundo o coordenador do curso, estão em crescimento, devido, dentre outros fatores, à crescente demanda da comunicação digital nas últimas décadas. Esse aumento da demanda pela comunicação digital foi potencializado, mais recentemente, pela mudança de hábitos de consumo da população mundial após a pandemia de covid-19.

Por meio do EaD, o tecnólogo em Produção Multimídia consegue atender diversos estudantes que moram longe dos grandes centros urbanos, atingindo um dos principais objetivos do Ensino a Distância. A partir dessa perspectiva, Tássio destacou que uma das características dessa profissão é a possibilidade do home office: “Desde 2020, essa modalidade de trabalho tem se popularizado ao redor do mundo e, hoje, mesmo após a fase mais crítica da pandemia de covid-19, muitos ambientes de trabalho continuam aderindo a esse modelo”.

Por ser um trabalho prioritariamente digital e se adequar muito bem à modalidade de home office, o coordenador do curso complementa que os futuros produtores multimídia têm à disposição um leque de possibilidades de empregos que se expande muito além daqueles disponíveis somente em suas cidades e arredores.

“A graduação em PMM dialoga com o momento em que vivemos a tecnologia em um status global”

Novata no curso de Produção Multimídia da UFCA, Carla Maria é natural da cidade de Joinville, em Santa Catarina, a mais de 3 mil quilômetros de distância do polo de apoio presencial escolhido por ela. A estudante escolheu o polo de apoio localizado na cidade de Milagres, no Cariri cearense.

Como o curso exige atividades presenciais, Carla já se organiza para quando tiver que viajar: “Nesse caso, irei programar as viagens sempre com grande antecipação. Por estar em outro estado, o planejamento financeiro é necessário, desde que entrei comecei a guardar recursos para os eventos de aula”, explicou.

Carla afirma que a UFCA ofertou para ela uma oportunidade de valor inestimável para se manter atualizada tanto no mercado de trabalho quanto na vida. Foto: arquivo pessoal – 2024

Carla conta que conheceu a UFCA e ficou sabendo sobre o edital de seleção do Cead/UFCA para novos discentes por meio de um grupo de mensagens. Ela conta que acabou escolhendo cursar PMM por já ter algumas habilidades com ferramentas de mídia e por acreditar que ter uma graduação na área faz toda diferença para ela no mercado de trabalho.

Segundo Carla, hoje, o mundo tem a oportunidade de experienciar a tecnologia em constante crescimento e, por isso, buscar por uma graduação que dialogue com essa expansão é algo positivo: “Eu amo o mundo digital e a graduação em PMM dialoga com o momento em que vivemos a tecnologia em um status global. O estudante buscar entendimento sobre o curso para ingressar no mercado de trabalho ou dar um upgrade [na carreira profissional] é formidável”, ressaltou.

Para a estudante, o formato no qual o curso de Produção Multimídia ofertado pela UFCA funciona, o de Ensino a Distância, é a maneira mais democrática de gerar oportunidades para quem quer estudar, mas também precisa trabalhar. 

Com a intenção de se manter em contato com profissões que envolvam tecnologia, Carla diz que sua meta é se tornar especialista em transformação digital. Tidos como profissionais do futuro, especialistas em transformação digital são responsáveis por reformular estruturas organizacionais com foco na inclusão de empresas no universo digital. 

“Ótima opção para quem quer um conhecimento a mais nessa área que está se desenvolvendo tanto”

Por ser recente, o curso de PMM ainda não tem egressos, mas os estudantes da primeira turma estão quase finalizando a graduação, como é o caso de Jordânia Ferreira. A estudante está no terceiro semestre do curso. Ela conta que, inicialmente, se interessou pelo curso por haver um polo de apoio presencial onde ela mora: “De início, foi pelo fato de ter um polo na minha cidade. Depois fui pesquisar do que se tratava o curso e achei interessante. Resolvi me inscrever e estou gostando”, disse.

Em relação às disciplinas que podem ser cursadas pelos estudantes de PMM, Jordânia afirma que “Marketing Digital” foi a disciplina que ela mais curtiu desde o começo do curso. Nesse módulo, os discentes de PMM podem aprender o conceito, as funções mercadológicas e a gestão do marketing digital. 

Jordânia mora no Sítio Catolé, zona rural da cidade de Milagres – município onde funciona um dos nove polos de apoio presencial do Cead/UFCA. Foto: arquivo pessoal – 2024

Colocando em prática os aprendizados de sua disciplina favorita, Jordânia, embora tenha emprego fixo, também mantém outras fontes de renda com sua família: “Junto de minha irmã, vendo docinhos e crio as artes gráficas para divulgá-los melhor. Também ajudo meu pai, postando os produtos dele nas redes sociais”, explicou. 

Conforme a discente, seu pai é produtor rural e revende produtos da agricultura familiar. Ela também usa as redes sociais para divulgar os produtos do pai e percebeu que as vendas desses produtos estão aumentando. 

Para os/as interessados/as em cursar Produção Multimídia na UFCA, Jordânia lembra que essa é uma boa oportunidade para se desenvolver em uma área que está crescendo bastante: “[O tecnólogo em PMM] é uma ótima opção para quem quer um conhecimento a mais nessa área que está se desenvolvendo tanto e é tão forte no cenário atual”, destacou.

Serviço

Produção Multimídia
pmm.cead@ufca.edu.br