Conheça os cursos de graduação da UFCA: Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Publicado em 01/08/2023. Atualizado em 11/01/2024 às 12h04

Foto: Davi Moreira - Dcom/UFCA

Vagas: 200
Semestres: 4
Modalidade: Tecnólogo – EaD
Campus: Múltiplos Polos
Período: Integral

Propor soluções para modelos informatizados, gerenciar planejamentos computadorizados para empresas públicas e privadas, além de desenvolver, testar e analisar sistemas que buscam a melhoria de ambientes virtuais corporativos são algumas das funções desempenhadas por profissionais formados em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS).

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) oferta essa graduação desde 2022, na modalidade Tecnólogo, no formato de Ensino a Distância (EaD), em período integral (aulas síncronas e assíncronas), com 200 vagas anuais e duração média de dois anos. Na UFCA, o curso de Tecnólogo em ADS é vinculado ao Centro de Educação a Distância (Cead//UFCA) que, por sua vez, está localizado na cidade de Icó, na região Centro Sul do Estado, a 360 km da capital Fortaleza.

Inauguração do Centro de Educação a Distância (Cead/UFCA), na cidade de Icó/CE, em 2021. Foto: Ana Paula Lima – Dcom/UFCA

Formas de Admissão

Diferentemente das graduações ofertadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), as vagas para o Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, na UFCA, fazem parte de processo seletivo separado. 

O processo de seleção é regido por edital próprio, no qual a Universidade avalia notas do histórico escolar do Ensino Médio de interessados em ingressar no curso. Após avaliação do histórico, o Cead/UFCA define a ordem de classificação dos/as selecionados/as. A oferta de vagas para essa graduação, na UFCA, ocorre por meio do “Reuni Digital”. 

O Reuni Digital é uma referência ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). A versão digital do Reuni objetiva fomentar a criação de cursos de Ensino a Distância nas universidades públicas brasileiras, a exemplo do Tecnólogo em ADS ofertado pela UFCA no formato EaD.

Entre 2020 e 2021, o programa começou a ser estruturado para combater a desigualdade de acesso à Educação Superior de qualidade. Desse modo, o Reuni Digital busca gerar oportunidades para a população apta a cursar o Ensino Superior – especialmente jovens de 18 a 24 anos, moradores de localidades com baixa oferta de vagas presenciais ou que precisam trabalhar e estudar ao mesmo tempo.

Grade curricular, infraestrutura e professores

A grade curricular de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, na UFCA, está dividida em quatro semestres, com carga horária total de 2.098 horas para integralização. Em relação às disciplinas, 26 são de conteúdos obrigatórios e seis são optativas. Estudantes de graduação, no caso das disciplinas optativas, podem escolher quais cursar – obedecendo as horas mínimas exigidas pelo seu curso. Entre as optativas, há também as disciplinas livres, que podem ser cursadas em outros cursos de graduação da UFCA.

As disciplinas do Tecnólogo em ADS estão disponíveis na página dedicada ao curso, no Portal da UFCA. Como a graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é recente na Instituição, ela conta com apenas cinco professores – todos são doutores. 

Em relação à infraestrutura, o Tecnólogo em ADS utiliza tanto da estrutura do Cead/UFCA, como dos polos de apoio presencial criados para receber os estudantes dessa graduação durante atividades presenciais. 

Nesse sentido, baseando-se no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (a partir da pág. 52), o curso dispõe de salas de aula, biblioteca, laboratório de informática com programas e equipamentos específicos para auxiliar os estudantes, bem como um laboratório de rede de computadores.

No caso desses dois últimos laboratórios, a nomenclatura pode até ser parecida, mas o atual coordenador do Tecnólogo em ADS da UFCA, professor Ricardo Vilela, comenta que há diferenças entre os equipamentos:

“O Laboratório de Informática é voltado para atividades práticas relacionadas ao uso de computadores, como programação, desenvolvimento de software e testes. Já o Laboratório de Redes de Computadores possui foco em práticas relacionadas à comunicação entre computadores. Essas práticas incluem desde a configuração de equipamentos de rede, como roteadores e switches, até o gerenciamento e a solução de problemas em redes por meio de software”, explicou.

Ricardo Vilela (de blusa azul e calça bege) e estudantes do curso de ADS durante atividade presencial na sede do Cead/UFCA, na cidade de Icó/CE, em 2023. Foto: arquivo pessoal

Polos de apoio presencial 

Assim como nos demais cursos EaD da UFCA, a graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas requer a realização de atividades presenciais obrigatórias para conclusão do curso. Essas atividades são desenvolvidas em cidades específicas, nos chamados “polos de apoio presencial”. 

No caso da graduação em ADS, os polos de apoio estão localizados atualmente  em Assaré, Icó, Iguatu, Milagres, Juazeiro do Norte, Maranguape, Caucaia e Santana do Cariri. Esses polos, contudo, não são fixos e podem ser alterados a depender da disponibilidade de vagas – seguindo as regras do edital vigente.

Polo de apoio presencial localizado na cidade de Milagres/CE, em 2023. Foto: arquivos Cead/UFCA.

A implantação de polos de apoio presencial, segundo Ricardo Vilela, foi pensada para “proporcionar aos estudantes acesso a recursos essenciais, como laboratórios especializados e apoio acadêmico”. Além disso, o coordenador do curso destaca que esses polos são responsáveis por promover a interação direta entre estudantes e professores, facilitando avaliações de aprendizagem, atividades de extensão e outras iniciativas acadêmicas. 

Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVA) 

Com a popularização e o fortalecimento dos cursos EaD na década passada, a experiência da sala de aula presencial passou a ser simulada com auxílio dos chamados “Ambientes Virtuais de Ensino Aprendizagem (AVA)”, plataformas digitais personalizáveis, nas quais empresas ou instituições de ensino podem desenvolver ambientes virtuais para fins educacionais.

No caso da UFCA, o Tecnólogo em ADS e os demais cursos EaD, a partir das ideias pressupostas pelo AVA, fazem uso da Plataforma Moodle. É por meio desse ambiente virtual que os professores podem, além de compartilhar materiais didáticos, se comunicar com os estudantes remotamente. A utilização do Moodle é obrigatória para a integralização dos componentes curriculares.

Plataforma Moodle, sistema utilizado pela UFCA durante atividades on-line dos cursos EaD.

De acordo com Ricardo Vilela, os recursos oferecidos por esse ambiente virtual possibilitam a participação ativa dos estudantes, estimulando a colaboração e o diálogo entre eles. “Os fóruns de discussão, por exemplo, permitem que os estudantes expressem suas opiniões, compartilhem conhecimentos e debatam ideias, promovendo uma interação mais significativa [entre os estudantes do Tecnólogo em ADS]. Além disso, o Moodle facilita o acesso a materiais de estudo, aulas gravadas e recursos complementares”, ressaltou.

Para auxiliar recém-ingressos dos cursos EaD da UFCA na familiarização com a plataforma Moodle, o Cead/UFCA disponibiliza o Guia do Estudante EaD – com apresentação detalhada sobre a plataforma e dicas para novatos/as no Ensino a Distância.  

Projeto Pedagógico de Curso 

O documento que regulamenta as diretrizes norteadoras de um curso de graduação é chamado de Projeto Pedagógico do Curso (PPC). No caso do Tecnólogo de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, o PPC foi pensado para alinhar metodologias que mesclam métodos ativos de participação e colaboração entre estudantes e professores.

Esses métodos vão além da transposição de aulas expositivas, habitual no ensino presencial. É comum que, em cursos alinhados com áreas da tecnologia, as metodologias estejam integradas a aparatos digitais. O Tecnólogo em ADS, ofertado na UFCA, mescla, sobretudo, a integração do meio digital com conhecimentos específicos e pedagógicos; constrói diálogos interculturais e proporciona o fortalecimento de cidadãos autônomos.

Estudantes do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas durante atividade presencial no polo de apoio presencial, na cidade de Icó/CE, em 2023. Foto: arquivo Cead/UFCA.

Nesse sentido, o professor Ricardo afirma que, embora haja semelhanças entre o ensino presencial e o remoto, as diferenças são significativas, principalmente, em relação à flexibilidade, à comunicação e ao protagonismo dos/as estudantes. 

“Apesar de semelhantes em alguns aspectos, existem diferenças significativas entre as modalidades de ensino, principalmente em termos de flexibilidade, comunicação e no papel do estudante no processo de aprendizagem. A metodologia do curso busca oferecer um ambiente de aprendizagem colaborativo, com apoio dos professores e a oportunidade de interação entre os estudantes”, destacou Ricardo Vilela.

Crescimento dos cursos EaD e a pandemia da covid-19 

A Lei N° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, em seu artigo 80, incentiva a produção, o desenvolvimento e a veiculação de programas EaD em todos os níveis e modalidades de ensino. A LDB é a principal lei referente à educação no país. 

Duas décadas depois da LDB ser sancionada, o formato EaD no Ensino Superior brasileiro cresceu mais de 400%, segundo dados do Censo da Educação Superior divulgados em 2021 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A pesquisa levou em consideração informações coletadas entre os anos de 2011 e 2021.

Ricardo Vilela percebe esse crescimento dos cursos EaD como reflexo da busca por uma educação mais flexível e acessível. Para o coordenador, essa modalidade oferece oportunidades de aprendizado para pessoas que não podem frequentar cursos presenciais devido a restrições geográficas, profissionais ou pessoais. 

O Ensino a Distância, ainda segundo Ricardo, apresenta-se como uma alternativa eficaz para democratizar o acesso ao ensino. “Para isso, é crucial que essa modalidade seja cuidadosamente organizada e estruturada, a fim de garantir que um maior número de estudantes possa ser atendido, sem comprometer o padrão de qualidade educacional”, reforçou.

A partir do crescimento dos cursos EaD no país, Instituições de Ensino Superior (IES) reuniram esforços para desenvolver ferramentas viabilizadoras da oferta de cursos nesse formato. Na UFCA, por exemplo, existe a Política de Institucionalização do EaD. Alinhado ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI/UFCA), o documento busca estratégias para garantir que metas relacionadas à solidificação do EaD sejam alcançadas na Universidade. A necessidade de criar uma política específica para introdução do EaD na UFCA ficou ainda mais evidente após os impactos da pandemia de covid-19. 

Desse modo, para conter o avanço do novo coronavírus e resguardar sua comunidade acadêmica, em setembro de 2020, a UFCA implantou o Período Letivo Especial (PLE) para todos os cursos de graduação ofertados na Instituição – exceto Medicina. A partir dessa experiência, a UFCA tornou possível a oferta anual de cursos EaD que vieram em seguida.

O professor Ricardo Vilela explica sobre a implementação do PLE durante os anos mais severos da pandemia de covid-19 e os possíveis aprendizados desse momento. “O PLE, embora ainda distante da modalidade EaD, proporcionou aos estudantes e professores uma vivência prática dos benefícios educacionais proporcionados pelo EaD. Esse momento desafiador ressalta a importância da flexibilidade e da adaptação às tecnologias educacionais. Dentre os aprendizados adquiridos, destaca-se a relevância dos recursos tecnológicos integrados às metodologias de ensino, bem como a implementação de estratégias eficazes de comunicação no ambiente virtual”, refletiu.

Mercado profissional 

Com os aparatos tecnológicos cada vez mais integrados à atividade humana, a necessidade de produtos e serviços de tecnologia fez com que pessoas formadas em Análise e Desenvolvimento de Sistemas estejam entre os profissionais mais requisitados do mercado atualmente. 

Por essas razões, é comum que, mesmo antes de se formarem, os estudantes do Tecnólogo em ADS já consigam trabalhar na área. A Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) lista uma série de atividades profissionais que podem ser desempenhadas por um analista e desenvolvedor de sistemas. Essas atividades variam de uma simples consultoria até a criação dos mais complexos programas de computador.

Para o professor Ricardo Vilela, a formação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas desempenha um papel essencial no avanço tecnológico e na inovação do país. Segundo ele, o mercado profissional em computação, de modo geral, é bastante promissor, sobretudo, em relação ao aumento das demandas próprias desse mercado.

“Nos últimos anos, houve um aumento significativo na demanda por tecnologias em diversos setores, o que valorizou ainda mais essa profissão, resultando em um crescimento expressivo nas oportunidades de emprego. Pode-se dizer que esta é uma profissão do presente e do futuro, dada a importância dos sistemas nas organizações e na sociedade como um todo. O avanço em pesquisas nas áreas de Serviços em Nuvem, Rede 5G, Ciência de Dados e Inteligência Artificial deve alavancar ainda mais o setor”, enfatizou.

“Para quem acha que EaD é fácil ou incompleto, desafio cursar ADS na UFCA e transformar suas conclusões”

Natural de Fortaleza, Sarah Mota está no segundo semestre do Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas ofertado pela UFCA. Ela conta que sua disciplina favorita até o momento é “Fundamentos de Algoritmos”. No início da graduação, Sarah explica que sua intenção era seguir na área de “Desenvolvimento de Software” pela vasta gama de oportunidades e pelo retorno financeiro, mas a docência e a gestão despertaram sua atenção.

Antes de entrar na UFCA, em 2014, Sarah se formou no Ensino Médio Profissionalizante, no curso de Redes de Computadores, mas nunca trabalhou na área. Após ingressar para o Tecnólogo em ADS, viu a possibilidade de crescer profissionalmente. 

Sarah realiza suas atividades presenciais no polo de apoio localizado na cidade de Milagres. Foto: arquivo pessoal

“Eu sou técnica em redes de computadores, mas nunca me imaginei trabalhando nessa área, então procurei vários outros cursos que me fizessem querer aquilo, mas nenhum preencheu o que eu buscava. [Entrar para o curso de] ADS na UFCA não só me preencheu, como me mostrou que eu posso trabalhar em áreas que nunca imaginei. Para quem acha que EaD é fácil ou incompleto, desafio cursar ADS na UFCA e transformar suas conclusões”, afirmou. 

“Se você gosta de resolver problemas, esse é o seu lugar”

Lariça Geórgia, também estudante do Tecnólogo em ADS da UFCA, está no segundo semestre do curso e mora em Fortaleza. A estudante conta que “Introdução à Lógica de Computação” e “Análise e Modelagem de Sistemas”, ofertadas no primeiro período do curso, são suas disciplinas favoritas.

Embora nunca tenha trabalhado diretamente com a área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Lariça explica que migrou do setor financeiro para área de TI e isso traz uma certa facilidade na hora de trabalhar com Pequenas e Médias Empresas (PME): “[Antes de entrar no curso de ADS] Eu estava como supervisora do setor financeiro de uma empresa e como era uma StartUp, sempre fiquei pertinho da área de tecnologia, justamente por isso tenho facilidade em trabalhar com PME”. 

Lariça escolheu o polo de apoio presencial localizado em Santana do Cariri/CE para realização de suas atividades presenciais. Foto: arquivo pessoal

Para os estudantes que desejam cursar Análise e Desenvolvimento de Sistemas na UFCA, Lariça faz questão de indicar a graduação e afirma que a comodidade dos cursos EaD, quando bem aproveitadas, podem trazer bons frutos: “Vale muito investir no curso da UFCA. São vários polos e a comodidade do estudo EaD é um diferencial que se for bem utilizado traz bons frutos. Eu indicaria já começar a estudar antes de entrar e usar as aulas para crescer trocando experiência com os professores. Se você gosta de resolver problemas, esse é o seu lugar”, disse. 

Serviço

Análise e Desenvolvimento de Sistemas
ads.cead@ufca.edu.br