Conheça os cursos de graduação da UFCA: Design

Publicado em 27/08/2021. Atualizado em 29/09/2022 às 15h56

Estrutura elaborada por estudantes do curso de Design da UFCA. Imagem produzida antes da pandemia de covid-19, no campus Juazeiro do Norte. Foto: Emanoella Callou/Dcom

Vagas: 50 vagas anuais
Semestres: 8
Modalidade: Bacharelado
Campus: Juazeiro do Norte
Período: Integral (vespertino e noturno)

Idealizar objetos para produção industrial (considerando aspectos sociais simbólicos e materiais mais apropriados), desenvolver artes gráficas e ilustrações ou, ainda, criar coleções para eventos de Moda ou para a indústria têxtil. Essas são algumas  das possibilidades de atuação para profissionais formados em Design: uma área com vocação interdisciplinar que busca oferecer soluções para necessidades humanas relacionadas ao uso de artefatos e à comunicação visual.

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) oferta graduação nessa área, com duas ênfases: uma em Design Gráfico e outra, em Design de Moda. A escolha da ênfase é feita pelo/a estudante, ao longo da formação. No entanto, os dois semestres iniciais do curso abordam conteúdos comuns às duas ênfases. Assim, a partir do terceiro semestre, os estudantes poderão optar em qual delas irão se aprofundar.

Ao todo, são oferecidas 50 vagas por ano no curso de Design da UFCA, com entrada única, no início de cada ano, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), cujo acesso se dá por meio de nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O período oficial do curso é integral, com disciplinas obrigatórias ofertadas à noite e as optativas, à tarde. A formação completa dura, pelo menos, quatro anos.

14 professores atuam na graduação em Design oferecida pela UFCA – a maioria mestres ou doutores. O curso oferece, além das aulas presenciais, atividades práticas em laboratórios. A graduação em Design da UFCA tem 11 laboratórios, como o de Prototipagem 3D, Informática, Joias e Calçados. Além dos laboratórios, o curso também possui um ateliê para desenho, usado para atividades práticas, como as da disciplina de Desenho Técnico.

Grupo de estudantes desenvolvendo atividades no laboratório de calçados, no campus Juazeiro do Norte. Imagem produzida antes da pandemia da Covid-19. Foto: Emanoella Callou/Dcom

O coordenador do curso, Isaac Brito, comenta a preparação dos estudantes de Design para atuação profissional: “O curso visa preparar os alunos para o mercado de trabalho de Moda e de Design Gráfico não apenas como operadores funcionais, mas [como] críticos e convencidos de buscar sempre o melhor para a evolução e amadurecimento da profissão, tanto academicamente quanto na atuação profissional”, disse.

Coordenador Isaac Brito junto a uma estudante desenvolvendo atividades, no campus Juazeiro do Norte. Imagem produzida antes da pandemia de covid-19.
Foto: Emanoella Callou/Dcom

Isaac também ressalta as oportunidades para o mercado de trabalho e a demanda das empresas por profissionais capacitados na área, principalmente para o Design Gráfico: “Para o [Design] Gráfico, contamos com muitas oportunidades, tanto em agências e gráficas quanto em trabalhos autônomos (freelances) e de empreendedorismo. Há uma exigência cada vez maior de profissionais capacitados para exercer diferentes atividades que correspondem ao Design Gráfico”, afirma.

Ele completa ressaltando o motivo de a graduação ter duas vertentes – Moda e Gráfico: “Essas duas vertentes foram escolhidas a partir das demandas culturais da região do Cariri, que apelavam para o aperfeiçoamento de profissionais gabaritados para essas funções”, explica.

 Mudanças na modalidade da Graduação

O atual curso de Design da UFCA foi desenvolvido em um contexto diferente de outras graduações da instituição. O primeiro curso da UFCA  na área foi um curso Tecnólogo, com dois anos de duração. Essa formação iniciou suas atividades em 2010, no campus Juazeiro do Norte, com duas ênfases possíveis: Calçados e Joias.

Ao longo do tempo, foi analisada a necessidade de uma adequação do curso, para que abarcasse também áreas como o Design Gráfico, com grande demanda local por profissionais qualificados. Então, além de o curso passar de Tecnólogo para Bacharelado, também foi acrescentado o Design Gráfico como nova ênfase. O curso Tecnólogo foi oferecido até o ano de 2017.

Ênfase em Gráfico

O/A designer gráfico é um/a profissional que ganhou muito espaço no mercado de trabalho, sendo responsável pela criação de soluções gráficas por meio de projetos de comunicação visual.

Os profissionais podem trabalhar tanto em projetos gráficos que envolvam periódicos impressos (jornais e revistas) quanto em plataformas digitais (sites e projetos on-line), seja em instituições públicas ou privadas. Outros setores com demanda por profissionais da área são o desenvolvimento de logotipos, criação de interfaces gráficas e ilustrações.

Um dos estudantes de Design na UFCA que seguiu na ênfase de Gráfico é Luyan Costa, atualmente no quarto semestre do curso. Antes de ingressar na Universidade, Luyan já havia fundado a própria agência de Design e Comunicação. Por já ter contato com a área, ele decidiu se aprofundar nesse campo.

Estudante Luyan Costa em seu ambiente de trabalho. Foto: Acervo Pessoal.

Segundo ele, o curso está suprindo as suas expectativas de maneira positiva; entretanto, devido à pandemia, algumas atividades não estão sendo realizadas: “O curso é muito bom e a experiência também é excelente, entretanto, com a pandemia, os estudantes não estão tendo a melhor vivência da faculdade: [aquela] participando de workshops, [de] oficinas ou até mesmo [de] visitas de campo”, opina.

Ênfase em Moda

Além de criar, desenhar, desenvolver e administrar processos no setor da Moda, em diferentes etapas do processo de elaboração desses produtos, os designers também podem organizar eventos de moda ou atuar em campanhas publicitárias para esse universo. 

Outra possibilidade de atuação para o profissional formado em Design nessa ênfase é oferecer consultorias ou serviços de personal stylist: um serviço em que o/a profissional auxilia seus clientes a desenvolverem uma imagem pessoal alinhada à identidade, com auxílio de informações de Moda.

Pelo fato de que a UFCA está desenvolvendo as suas atividades acadêmicas remotamente, durante a pandemia de covid-19, o curso de Design também está funcionando de forma on-line – até mesmo suas atividades práticas. Para viabilizá-las, foram enviadas, para a casa dos estudantes do curso, equipamentos como máquinas de costura e manequins de modelagens. Segundo a professora do curso Cleonisia do Vale, o maior desafio é conseguir ministrar aulas a distância: “Vendo o lado bom disso, é uma grande oportunidade para que os estudantes possam, em seus tempos livres, treinar em casa com a máquina de costura“, disse.

Além disso, a professora Cleonisia completou falando sobre cursos livres para a comunidade externa e interna da UFCA: “ Uma ideia que a gente teve e estamos animados para começar são os cursos de Extensão [sobre costura] para a comunidade externa, mas que os próprios estudantes podem participar […] dando mais uma oportunidade para que eles [estudantes] possam adquirir conhecimentos”, disse.    

Thiago Santos é um dos estudantes de Design da UFCA que seguiram na ênfase em Moda. Ele está atualmente no quarto semestre da graduação e já entrou decidido a seguir nesse campo, por ter interesses ligados aos processos de Pesquisa e desenvolvimento de produtos de Moda.

Estudante Thiago Santos. Foto: Acervo Pessoal

Além disso, ele comentou que não é preciso ter habilidades como saber desenhar ou ter talento para entrar na graduação – reforçando que ele próprio não tinha essas habilidades antes do curso: “Entrei no curso sem saber desenhar e não vinha desenvolvendo atividades criativas no meu cotidiano. No curso, comecei a treinar o desenho e a exercitar a criatividade por meio de trabalhos propostos pelos professores. Hoje, já sou capaz de desenhar um croqui e de desenvolver uma coleção de Moda, embora acredite que ainda tenho muito a aprender e a melhorar”, afirma.

Coleção criada pelo estudante Thiago Santos, intitulada Who do you think you are? (ou, em português, “Quem você pensa que você é?”). Imagem: Portfólio Thiago Santos

Programa de Educação Tutorial

O Programa de Educação Tutorial (PET) no curso de Design da UFCA é intitulado “Cambado Pet Design”, atualmente com 12 estudantes bolsistas e dois voluntários. O programa está sendo tutorado pelo professor Deisson Xenofonte.

Os projetos internos do PET Design (ações pensadas e desenvolvidas pelos próprios petianos) têm ênfase em ações de Pesquisa e de Cultura relacionadas à visualidade, no contexto da região do Cariri. Uma dessas ações foi o infográfico desenvolvido sobre a arquitetura da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Juazeiro do Norte.

Já as demandas externas (recebidas de vários setores e ações da própria UFCA ou de agentes fora da Universidade, como ONGs e Coletivos) são ações mais relacionadas à Extensão – voltadas para o desenvolvimento de identidades visuais, como logotipos, ilustrações e diagramação de livros, cartilhas e afins. Um exemplo é a cartilha feita para a prefeitura da cidade de Juazeiro do Norte. 

Para participar do PET, como bolsista ou como voluntário, é necessário participar de um projeto seletivo (envolvendo inscrição, carta de intenção, prova prática e entrevista).

Serviço 

Curso de Design
design.iisca@ufca.edu.br