Sessão solene em homenagem aos 20 anos relembra trajetória do curso de Medicina

Publicado em 04/05/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 15h57

Para celebrar os 20 anos do curso de Medicina do campus Barbalha, o Conselho Universitário da Universidade Federal do Cariri (Consuni/UFCA) realizou, nesta terça-feira, 4 de maio, uma sessão solene em homenagem à implantação do curso na região do Cariri. Na ocasião, o reitor da UFCA, Ricardo Ness, o diretor da Faculdade de Medicina (Famed), Cláudio Gleidston, o vice-diretor da Famed, Marciano Sampaio, e o professor Bernardo Pinheiro Cardoso relembraram a trajetória do curso, enfatizando os desafios e as conquistas ao longo desses 20 anos.

O reitor, Ricardo Ness, reconheceu o empenho e a importância dos pioneiros e reforçou o impacto do curso de Medicina para os caririenses que desejavam formar-se médicos. Ness lembrou que não apenas pelo inconveniente, mas também por impossibilidades, muitos caririenses que sonhavam cursar Medicina não o faziam pela ausência de um curso gratuito na região. Esse cenário mudou há 20 anos. “É um fato, podemos dizer agora, os filhos da região não só podem como efetivamente estudam na Universidade Federal do Cariri, sejam eles filhos do roceiro, da merendeira, da empregada doméstica ou do porteiro. A presença de todos eles na nossa UFCA nos enche de orgulho e de fé no futuro, apesar dos tempos difíceis que atravessamos”, disse o reitor.

O diretor da Famed, professor Cláudio Gleidston, ao lembrar dos mais de 400 mil mortos pela Covid no Brasil e da dor das pessoas que perderam seus entes queridos, destacou a formação humanística e ética dos que aprendem a doutrina do salvar e preservar vidas e aliviar o sofrimento humano. “São jovens com um rico componente técnico, um rico componente humano e um rico componente ético, e que eu e todos os que contribuíram na construção desse valioso bem humano, no passado e no presente, professores, servidores técnico-administrativos e afins, efetivos e terceirizados, o médico formado na UFCA, nós nos regozijamos”, disse.

Ao relembrar o impulso para a criação de um curso de Medicina na região do Cariri por parte do então reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Roberto Cláudio Frota Bezerra, o vice-diretor da Famed, Marciano Sampaio, contou que ele próprio não acreditou ser possível a implantação do curso à época. Hoje ele narra, enumerando os desafios enfrentados, principalmente nos primeiros anos, a trajetória do curso de Medicina que teve um início “turbulento” e “heroico”. A trajetória do curso também foi rememorada pelo professor Bernardo Pinheiro, que fez uma apresentação acentuando a identidade do curso de Medicina, que, por ser fincado na região do Cariri, forma um perfil de médico mais adequado ao atendimento e ao cuidado da saúde das pessoas da região. Bernardo é autor da dissertação “Curso de Medicina da Universidade Federal do Cariri: sua origem e consolidação (2001-2018)” (link para uma nova página), fruto de seu mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Santos (Unisantos).

Série 20 anos do curso de Medicina

No mês de abril, foi publicada uma série de reportagens, no site da UFCA, em comemoração aos 20 anos do curso. A primeira da série faz um longo histórico da trajetória do curso (link para uma nova página); a segunda reportagem aborda a possibilidade de cursar Medicina e o avanço do ensino médico na região (link para uma nova página); e a última reportagem da série traz o impacto do curso na atenção à saúde da população (link para uma nova página).

Sessão solene

O vídeo da sessão solene em homenagem aos 20 anos do curso de Medicina está disponível no canal UFCA TV (link para uma nova página).

Faculdade de Medicina
famed@ufca.edu.br