Série 20 anos do curso de Medicina em Barbalha: o impacto do curso na atenção à Saúde no Cariri

Publicado em 28/04/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 15h51

Estudante de Medicina da UFCA atende paciente pelo projeto de Extensão "Atividades Lúdicas", em 2019. Foto: Emanoella Callou - Dcom/UFCA

Quando, em 2001, o curso de Medicina, então da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi instalado em Barbalha (link para uma nova página), o Cariri cearense já se configurava como um polo de assistência à saúde em uma região que engloba municípios não apenas do Ceará, mas de outros estados do Nordeste. Criado com o respaldo de um tradicional curso de Medicina de uma universidade federal (oferecido em Fortaleza, pela UFC, desde 1948), o curso de Medicina em Barbalha veio se somar ao desenvolvimento médico da região, gerando um impacto significativo na sua comunidade.

Desde a sua inauguração até hoje, o curso de Medicina em Barbalha, integrando a Universidade Federal do Cariri (UFCA) desde 2013 , formou 713 médicos. Desses, sabe-se que nem todos se inseriram profissionalmente na região, mas é fato que, à medida que o curso foi seguindo a sua jornada, a rede de atenção à saúde da região foi incrementada em decorrência não só dos novos médicos formados, mas das residências médicas criadas, do ambulatório de especialidades médicas construído dentro do campus, de laboratórios acadêmicos e de pesquisa (link para uma nova página) e dos diversos projetos e programas com os quais o curso está envolvido e que impactam o cuidado em saúde da comunidade caririense.

Residência médica e ambulatório: avanços na formação e no atendimento médico na região

Quando as primeiras turmas do curso de Medicina se formaram, ainda não havia residências médicas para atender à demanda por formação especializada. No entanto, a partir de 2009, a Faculdade de Medicina (Famed/UFCA), unidade acadêmica na qual o curso está abrigado, deu início aos programas de Residência Médica, que contribuem tanto para o desenvolvimento dessas especialidades na região quanto para a permanência desses profissionais na região

De acordo com a médica e professora da Famed/UFCA, Emille Sampaio, pesquisas revelam que médicos tendem a se fixar na cidade onde fazem pós-graduação lato sensu (modalidade em que se enquadram as pós-graduações conhecidas como “residências”). Atualmente, a Famed já conta com seis programas de Residência Médica: Cirúrgica Básica, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina de Família e Comunidade, Pediatria e Patologia, o único programa de Residência Médica em Patologia localizado em uma cidade do interior fora das regiões Sul e Sudeste do Brasil (link para uma nova página). De acordo com Sávio Samuel Feitosa Machado, médico e professor da UFCA, os residentes da Famed/UFCA “estão inseridos em serviços de saúde vinculados ao SUS [Sistema Único de Saúde] das cidades de Barbalha, Juazeiro do Norte, Crato, Brejo Santo, dentre outras, contribuindo para a adequada assistência à população”.

Outro serviço que também contribui para uma melhora no atendimento médico da região é o Ambulatório de Especialidade Médicas (Abem), que tem uma função didático-assistencial. Componente de Ensino do chamado “ciclo clínico” do curso de Medicina, o exercício de atendimento no ambulatório propicia que os graduandos desenvolvam habilidades psicomotoras, estimula atitudes necessárias para o futuro exercício profissional e oferece atendimento a pacientes do SUS. São, no total, 15 especialidades trabalhadas no ambulatório, desde a clínica médica à cardiologia (link para uma nova página).

O campus da Famed/UFCA abriga ainda, desde 2009, o único Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) do interior do Ceará: uma referência para a região, possível apenas por causa da construção e manutenção de laboratórios para tal. O principal objetivo do SVO (link para uma nova página) é esclarecer os óbitos por causas naturais. Especificar as causas desses óbitos contribui para uma maior precisão das estatísticas de morbidade e mortalidade da região, dados importantes para políticas públicas na área da saúde.

Programa Mais Médicos: tutoria para atendimentos adequados à população

O Programa Mais Médicos é um programa federal, ligado ao Ministério da Educação e ao Ministério da Saúde, cujo objetivo é suprir a carência de médicos nos municípios do interior e nas periferias de grandes cidades brasileiras. Os médicos são enviados a essas regiões pelo programa e instituições locais fornecem tutoria/supervisão a esses profissionais, para que eles realizem um atendimento adequado à realidade da região. Assim, desde 2013, ano de criação do Mais Médicos, o curso de Medicina da UFCA cumpre esse importante papel.

Atualmente, dois tutores e 19 supervisores, entre médicos docentes e preceptores da UFCA, acompanham, de forma remota, as atividades dos 175 médicos ativos que estão em 34 municípios no sul do Ceará: Campos Sales, Potengi, Assaré, Santana do Cariri, Nova Olinda, Farias Brito, Várzea Alegre, Caririaçu, Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Missão Velha, Jardim, Porteiras, Abaiara, Brejo Santo, Mauriti, Milagres, Mombaça, Catarina, Saboeiro, Jucás, Cariús, Cedro, Lavras da Mangabeira, Ipaumirim, Icó, Orós, Quixelô, Iguatu, Acopiara, Piquet Carneiro e Deputado Irapuan Pinheiro.

Cultura e Extensão: educação para a saúde

O cuidado com a saúde não se dá apenas através do atendimento médico. A Educação para a Saúde é também uma forma de promovê-la e o curso de Medicina da UFCA, por meio de diversos programas e projetos de Extensão e de Cultura, chega à comunidade para passar orientações de diversas maneiras, atravessando uma imensa gama de temas.

Apenas em 2020, através da Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFCA), os estudantes e professores do curso de Medicina participaram de 41 programas e projetos. Essas ações trabalharam, junto à sociedade, temas como o alcoolismo, acidentes domésticos, gestação e difundiram conhecimentos e debateram temas por meio das mais de 20 ligas acadêmicas.

Um exemplo desses programas é o Programa de Atenção à Gestante (ProGest), que tem como objetivo contribuir com a promoção da saúde e prevenção de agravos à gestante através de ações de educação que geram novos saberes, vivências e mudanças de hábito. O projeto realiza rodas de conversa, palestras, oficinas e ações educativas com esse intuito. De acordo com a coordenadora do projeto, a médica e professora Patrícia Maria de Albuquerque Brayner, além de atuar realizando ações que debatem a saúde da mulher no Cariri, o programa promove formação de profissionais da saúde que não sejam necessariamente os formandos do curso. Segundo Patrícia, os projetos de Extensão têm um importante papel no esclarecimento da comunidade e na formação dos estudantes, que passam a conhecer a realidade e exercitam a escuta e ampliam o olhar para a comunidade.

Outro exemplo é o projeto Cuidados com a Saúde na Terceira Idade, que deu início às suas atividades ainda em 2012. O projeto atua para garantir o acesso a informações imprescindíveis das doenças da terceira idade. Por meio das ações, discute-se com a população idosa acerca das doenças mais prevalentes nessa faixa etária, orientando-os a ter um hábito de vida mais saudável.

De acordo com Iri Sandro Lima, coordenador do projeto e professor da Famed, “esse projeto oferece oportunidade de crescimento científico e acadêmico aos estudantes da Faculdade de Medicina do Cariri e também proporciona a disseminação dos conhecimentos para a comunidade através de medidas de promoção da saúde, sendo essa a principal finalidade”.

Já através de projetos vinculados à Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFCA), o curso de Medicina promove saúde através de projetos como o Raízes da Cura, que contribui com o registro da memória imaterial da promoção da saúde e cura realizadas pelas meizinheiras no Cariri cearense. O projeto realiza uma troca de saberes entre a universidade e a comunidade (link para uma nova página).

Para o ano de 2021, do total de 50 projetos de Cultura proposto pela comunidade acadêmica, 15 são ligados ao curso de Medicina. Segundo Rodrigo Rocha, sociólogo da Procult/UFCA, este é um número bastante expressivo. Dentre os projetos aprovados está o Arte de Partejar (link para uma nova página), que iniciou as atividades em 2020, com a intenção de dar voz às gestante e puérperas da região do Cariri. O projeto estimula mulheres a expressarem através da arte – desenhos, pinturas, colagens, bordados, entre outras expressões – seus sentimentos sobre a gravidez, o parto, o puerpério e a maternidade, a fim de auxiliá-las a superar possíveis traumas, medos e desafios presentes nessas fases e também a relembrar momentos felizes que viveram nesses períodos.

Com 20 anos de criação, o curso de Medicina acompanhou as muitas mudanças sociais dos últimos anos e impactou significativamente no desenvolvimento médico da região, tanto no que diz respeito à pesquisa, quanto ao atendimento e à educação para a saúde. Assim, o curso cumpre com uma importante missão de se aproximar da comunidade e impactar positivamente a vida das pessoas da região.

Serviço

Faculdade de Medicina
famed@ufca.edu.br