Ricardo Ness é nomeado Reitor da UFCA

Publicado em 03/06/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 17h14

Imagem do então nomeado reitor da UFCA Ricardo Ness de paleto com um leve sorriso
Foto: Gabriel Souza – Dcom/UFCA

Foi publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira (31) a nomeação do professor Ricardo Luiz Lange Ness para a Reitoria da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Ricardo encabeçava a lista tríplice encaminhada para apreciação do Governo Federal, tendo sido o mais votado pelos membros do Conselho Universitário (Consuni/UFCA) na sessão extraordinária de 7 de dezembro de 2018. Pela Lei, o Conselho Universitário das Universidades Federais votam chapas para compor uma lista tríplice, mas a decisão final cabe à Presidência da República. Na UFCA, cinco chapas participaram da votação para a Reitoria. 

Com a nomeação de Ricardo, a sua companheira de chapa, a professora Laura Hévila, atual Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, vai ocupar a Vice-Reitoria. Antes, o posto era ocupado pelo professor Juscelino Pereira, atual Pró-Reitor de Planejamento e Orçamento. Juscelino foi o segundo mais votado pelo Consuni/UFCA para compor a lista tríplice, tendo como Vice o Pró-Reitor de Cultura da UFCA, Robson Almeida. A terceira chapa enviada para apreciação do Governo Federal foi a encabeçada pelo Pró-Reitor de Administração, Silvério Freitas, que tinha como candidata a Vice a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Ledjane Sobrinho. 

Reitor Ricardo Ness

Agrônomo formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Ricardo ingressou na UFCA como servidor docente em 2006 e, há pouco menos de três anos, substituiu a primeira Reitora da UFCA, a economista Suely Salgueiro Chacon, que renunciou ao cargo após ser redistribuída para a UFC em maio de 2016. A nomeação de Ricardo Ness como Reitor Pro Tempore da UFCA foi publicada no dia 8 de julho daquele ano. O termo Pro Tempore era empregado porque a UFCA ainda não tinha um estatuto próprio, o que impedia a instituição de realizar sua eleição para a Reitoria. O Estatuto da UFCA foi publicado no último dia 16 de novembro e, assim, a Universidade deixou de usar como referência o Estatuto da UFC. As eleições na UFCA ocorreram três semanas depois. 

Antes de assumir a Reitoria, Ricardo foi Coordenador do Curso de Agronomia e, depois, Vice-Diretor do então campus avançado da UFC no Cariri. O mandato de Ricardo à frente da Reitoria da UFCA será de quatro anos.  

Serviço

Reitoria UFCA

Centro Multiuso (Vapt-Vupt) – 3º andar

Rua Interventor Francisco Erivano Cruz, 120 – Centro, Juazeiro do Norte 

+55 (88) 3221.9201

reitor@ufca.edu.br