UFCA promove ações voltadas a servidores com a intenção de criar centro de capacitação

Publicado em 31/01/2020. Atualizado em 31/10/2022 às 17h46

Foto: Arquivo Comissão/UFCA

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) planeja a criação do Centro de Capacitação e Inovação Educacional, voltado para servidores públicos na Região do Cariri. Como parte desse trabalho, em janeiro deste ano, promoveu o projeto-piloto “Multiplicando Conhecimentos”, um conjunto de ações de capacitação que atendeu 37 servidores e/ou gestores da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, contemplando secretarias como a de Administração, Meio Ambiente, Educação, Infraestrutura, Cultura, Agricultura, Saúde, entre outras.

Os participantes tiveram a oportunidade de assistir ao curso básico de Execução Orçamentária, Financeira e Prestação de Contas, entre os dias 21 e 22 de janeiro, com o instrutor voluntário, servidor da UFCA Carlos Henrique Porfírio da Silva, que é contador. Nos dias 23 e 24, foi o momento de saber mais sobre Gestão de Riscos no setor público, com o instrutor voluntário, servidor da UFCA Tiago de Alencar Viana, que é coordenador de Transparência, Governança e Gestão de Riscos da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (Proplan/UFCA). Todos os cursos foram gratuitos.

Para o diretor administrativo interino da Secretaria de Administração (Sead) do município de Juazeiro do Norte, Bruno Basílio da Silva Sales, que participou dos dois cursos, a iniciativa é uma oportunidade da UFCA contribuir com a transformação do Cariri. Egresso do curso de Administração Pública, ele ressaltou a iniciativa da universidade em abrir as portas para o público externo. “Ambos os cursos foram de extrema valia na minha formação e ambos influenciaram diretamente nos processos e atribuições que exerço hoje como servidor do município de Juazeiro do Norte”, disse.

Outro participante da ação, Antônio Alisson Almeida Queiroz, secretário executivo da Sead, também destacou a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a atuação no serviço público, a partir do conhecimento compartilhado pela universidade. “É muito gratificante para quem participa. (…) Com isso, podemos melhorar o funcionamento do setor público e, melhorando o setor público, melhora para a comunidade e para o cidadão que precisa que o setor público seja aperfeiçoado cada vez mais”, frisou.

Centro de capacitação

Além de capacitar os servidores, o projeto “Multiplicando Conhecimentos” tem como objetivo avaliar o que é necessário para a implantação do Centro de Capacitação e Inovação Educacional da UFCA. Em dezembro de 2019, por meio de portaria assinada pelo reitor Ricardo Ness, foi instituída uma comissão de servidores que atuará com prazo de 120 dias na criação do centro, com a possibilidade de prorrogação desse prazo por igual período.

A presidente da comissão, a servidora Maria Alinele Lucena Soares, explicou que a inciativa partiu de um grupo de servidores, estudantes da primeira turma do Mestrado Profissional em Gestão Pública, parceria entre Universidade Federal do Rio Grande do Norte e UFCA (link para uma nova página). “A ideia foi fomentada na disciplina de Inovação no Serviço Público, quando um grupo de alunos se propuseram a sugerir à Reitoria a implementação de um Centro de Capacitação e Inovação em Educação na UFCA. Essa ideia se expandiu e ganhou adesão da Divisão de Capacitação [da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoal, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas]”, relatou.

As ações realizadas em janeiro, conforme Alinele, subsidiarão a construção da resolução de criação do centro, prevista para 2020. Além do apoio da Reitoria e da Progep, a servidora informa que a Diretoria de Articulação e Relações Institucionais (Diari) também já tem iniciado estudos para adequação das parcerias entre a UFCA e os órgãos públicos que serão atendidos. Inclusive, a articulação para beneficiar servidores da Prefeitura de Juazeiro do Norte com os cursos ministrados em janeiro contou com parceria da comissão e a Diari.

Por enquanto, a presidente da comissão informou que a ideia é oferecer capacitações nas áreas administrativas. Posteriormente, o projeto aturá nas áreas de formação docente também. Além disso, no decorrer do ano, serão diagnosticadas as áreas de atuação que serão oferecidas para os servidores externos.

Além da presidente, participam da comissão as servidoras e os servidores Adriana Cristina Gomes de Araújo, Carlos Henrique Porfirio da Silva, Kátia Daniele Dutra Brito, Lilian Cavalcante Feitosa, Maxwell Teles da Silva e Sabrina Suerli Lucena Melo.

Comissão de Criação do Centro de
Capacitação e Inovação Educacional da UFCA