UFCA dá início à construção do novo Plano de Desenvolvimento Institucional

Publicado em 29/10/2020. Atualizado em 08/11/2022 às 17h30

Foto: Luyan Costa - Dcom/UFCA

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) deu início à construção do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI UFCA). O processo de elaboração do novo PDI vai ter duração de sete meses, de outubro de 2020 a abril de 2021, e deve contar com a participação de estudantes, professores e técnicos da UFCA.

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o instrumento de planejamento e gestão que considera a identidade da instituição, sua missão, diretrizes pedagógicas, estrutura organizacional e estratégias a serem utilizadas para atingir objetivos e metas durante um período de, pelo menos, cinco anos. O PDI está previsto na Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e é um dos requisitos obrigatórios para avaliação de instituições e cursos superiores.

Além do novo PDI, vigente a partir de 2021, a UFCA vai revisar o Plano Estratégico Institucional da UFCA (PEI UFCA 2025). O PEI é o plano que documenta a cadeia de valor, a missão, a visão, os valores, os objetivos, os indicadores, as metas e os projetos estratégicos da UFCA até o ano de 2025. A partir da situação atual e do entendimento do que é a Instituição e qual o seu papel, o planejamento estratégico tem como objetivo alcançar uma situação futura de maior efetividade dos resultados e eficiência da gestão dos recursos.

Histórico

A Instituição conta com o PEI UFCA 2025, que será revisado, e com o PDI UFCA 2020 (link para uma nova página), vigente até o final deste ano. Ambos os documentos foram elaborados pelo corpo docente e técnico, com a participação da comunidade acadêmica, e aprovados pelo Conselho Superior Pro tempore da UFCA entre os anos de 2015 e 2016. O PEI e o PDI foram fundamentais para a completa autonomia da Universidade depois de desmembrada da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Para a elaboração do novo PDI da UFCA, estão previstas uma série de ações, como análises diagnósticas de ambientes interno e externo da UFCA;
capacitações e oficinas técnicas sobre gestão; restruturação da Cadeia de Valor da UFCA e elaboração do Inventário de Processos e Painel de Indicadores de Desempenho Setorial; avaliação e revisão da missão, da visão, dos valores e dos objetivos estratégicos; além de, entre outros, a revisão do Projeto Pedagógico Institucional e das Políticas Acadêmicas da UFCA.

Buscando a construção participativa dos Planos, a Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (Proplan/UFCA), que é responsável pela elaboração, desenvolvimento e coordenação técnica do projeto, conta com a colaboração das unidades administrativas e acadêmicas da UFCA, bem como com a participação dos estudantes, da comunidade acadêmica em geral e representantes da sociedade para a avaliação dos principais elementos do planos, por meio de questionários da Avaliação Institucional, e de outros formulários a serem disponibilizados ao longo da construção do novo PDI da UFCA.

Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento
Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica