PDI UFCA 2020

Publicado em 15/07/2019. Atualizado em 27/07/2023 às 01h07

Documento Final / Livro do PDI UFCA 2020

O Documento Final do Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal do Cariri (PDI UFCA 2020) foi aprovado em 06 de julho de 2017, durante a 28ª reunião extraordinária do Conselho Superior Pro Tempore da UFCA. O documento, elaborado colaborativamente com todos os setores, sob a coordenação da Pró-reitoria de Planejamento e Orçamento (PROPLAN), define projetos e indicadores estratégicos e traça as ações a serem desenvolvidas por todos os setores da UFCA no período de 2016 a 2020.

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    PROPLAN/UFCA - Plano de Desenvolvimento Institucional

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    Ultima atualização: 2020-02-11 14:56:01

Definição e Base Legal

A partir da Lei Nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que estabelece o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes, o Ministério da Educação introduziu como parte integrante do processo avaliativo das Instituições de Ensino Superior (IES) a prática do planejamento em instituições de educação superior, por meio do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, visando à melhoria da educação superior brasileira. 

O Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI – consiste num documento em que se definem a missão da instituição de ensino superior e as estratégias para atingir suas metas e objetivos. Abrangendo um período de cinco anos, deverá contemplar o cronograma e a metodologia de implementação dos objetivos, metas e ações do Plano da IES, observando a coerência e a articulação entre as diversas ações, a manutenção de padrões de qualidade e, quando pertinente, o orçamento. Deverá apresentar, ainda, um quadro-resumo contendo a relação dos principais indicadores de desempenho, que possibilite comparar, para cada um, a situação atual e futura (após a vigência do PDI).

O PDI deve estar intimamente articulado com a prática e os resultados da avaliação institucional, realizada tanto como procedimento auto-avaliativo como externo. Quando se tratar de Instituição já credenciada e/ou em funcionamento, os resultados dessas avaliações devem balizar as ações para sanar deficiências que tenham sido identificadas. Se a IES tiver apresentado PDI quando do Credenciamento, o documento institucional deverá incluir, também, uma comparação entre os indicadores de desempenho constantes da proposta inicial e uma avaliação considerando-se a situação atual. Dessa forma, o PDI é o mais importante instrumento de gestão resultante do Planejamento Estratégico Institucional (PEI)

Histórico e Contexto da UFCA

A partir da apresentação pelo poder executivo do Projeto de Lei 2.208 em agosto de 2011, que previa a transferência do campus da UFC no Cariri, e seus cursos, equipamentos e servidores docentes, discentes e técnicos administrativos, da UFC para uma nova universidade a ser criada na região, iniciou-se a mobilização da comunidade acadêmica local, no sentido de discutir e planejar a implantação desta nova instituição.

Em setembro de 2011 foram constituídos, pela Direção do campus Cariri da UFC, sete grupos de trabalhos – GTs sobre os aspectos Acadêmicos, Organizacionais, Físicos, Desenvolvimento Institucional, Assistência à Comunidade, Tecnologia da Informação e Consolidação do campus, formados por representantes docentes, técnicos e discentes do próprio campus para conduzirem a discussão junto à comunidade acadêmica e colaborarem com a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI da UFCA.

Ao longo do ano de 2012 e início do ano de 2013 foram realizadas pelos grupos de trabalho várias reuniões e atividades técnicas com o objetivo de pesquisar, discutir, elaborar e apresentar para a comunidade, propostas para cada um dos aspectos tratados.

Neste período, os dois primeiros Seminários de Implantação da UFCA foram realizados com o objetivo de informar e envolver a comunidade do campus aos trabalhos dos GTs, nivelar os conhecimentos sobre o que já fora discutido e produzido, alinhando e integrando o planejamento de atividades entre os grupos.

Em junho de 2013, após aprovação pelo Congresso Nacional e sanção presidencial do PL 2.208/2011, passa a vigorar a Lei Ordinária Nº 12.826, de 5 de Junho de 2013, que criou a Universidade Federal do Cariri – UFCA, por desmembramento da Universidade Federal do Ceará – UFC. Conforme previsto na lei de criação e implementada através de termo de cooperação entre as instituições, a UFC será a tutora responsável pela UFCA, até que esta tenha estrutura administrativa autossuficiente e desenvolva seu próprio planejamento institucional e outros instrumentos normativos como o PDI, o Estatuto e o Regimento.

A partir de julho de 2013, com a nomeação da Reitora e a constituição do Conselho Superior – CONSUP, foi formalizada – através da Resolução Nº 10/2013-CONSUP, de 31 de outubro de 2013 – a criação da estrutura administrativa inicial da UFCA, composta, em caráter Pro Tempore, pela Reitoria, as Pró-reitorias, os Órgãos Suplementares e os Órgãos de Assessoramento à Reitoria.

A organização administrativa de setores e suas atribuições constituintes inicialmente proposta pela Reitoria foi definida levando-se em consideração o teor e resultados das discussões e pesquisas realizados pelos grupos de trabalhos, junto à comunidade acadêmica da própria UFCA, a sociedade regional, a UFC e outras instituições federais de educação superior. Já no segundo nível de gestão superior da universidade, a criação de uma Pró-reitoria de Cultura e a incorporação explícita da Inovação à Pró-reitoria de Pesquisa, são notadamente, algumas das características da estrutura administrativa que definem elementos importantes da identidade institucional.

Também a partir das discussões e trabalhos produzidos pelos grupos temáticos, os gestores nomeados para os órgãos, setores e subsetores até então criados, conduziram um processo interno de elaboração e descrição das principais atividades desenvolvidas e planejadas.

Desde então, os trabalhos de condução das discussões e elaboração do PDI foram designados à Pró-reitoria de Planejamento, como órgão executivo, e à Comissão do PDI da UFCA como colegiado de articulação e discussão junto à comunidade universitária.

Como ações importantes deste período, foram realizados a partir de outubro de 2013: o III Seminário de Implantação, para discussão e definição dos Princípios Institucionais que nortearão o desenvolvimento do PEI, e posteriormente do PDI; e o IV Seminário de Implantação, para discussão e definição da estrutura e unidades acadêmicas da UFCA: campi, institutos, centros e faculdades;

Como iniciativa mais recente para o contínuo desenvolvimento institucional, a Pró-reitoria de Planejamento e Orçamento propôs e foi apoiada pela gestão superior, a condução de um processo bem definido de PEI – Planejamento Estratégico Institucional. Como desdobramento desta iniciativa foi organizado um grupo de estudos em Planejamento Estratégico, chamado GEPE, composto por gestores, técnicos e docentes de áreas acadêmicas e setores administrativos, com o objetivo de elaboração e de um plano de trabalho para o PEI que contemple a contratação de uma empresa para consultoria e assessoria especializada, o aproveitamento e consideração de todo o conteúdo e discussões sobre o planejamento institucional realizado até agora, e a participação ativa e do seu corpo gestor e funcional.

Documento Base e Consulta Pública

O Documento Base do PDI UFCA 2020 foi a versão resultante do processo de elaboração colaborativa coordenado pela Pró-reitoria de Planejamento e Orçamento (Proplan) por meio pela Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica (CPGE) e desenvolvido com a contribuição ativa dos setores e unidades da UFCA, de acordo com a Matriz de Responsabilidades e com o Plano de Trabalho propostos para o período de 2016 a 2020. O Documento Base do PDI esteve disponível para consulta pública e participação da comunidade por meio de um formulário eletrônico disponível durante os meses de julho e agosto do ano de 2016.

A Consulta Pública teve como objetivo apresentar e consultar a comunidade sobre a proposta de Documento Base do PDI da UFCA 2020, elaborada coletivamente pela gestão, corpo técnico e docentes da UFCA. As dúvidas, comentários e sugestões para o texto do Documento Base foram feitas por qualquer membro da comunidade acadêmica ou sociedade em geral previamente identificado.

Indicadores Estratégicos do PDI UFCA 2020

O Painel de Indicadores Estratégicos da UFCA foi inicialmente definido em maio de 2015 no âmbito da construção do Planejamento Estratégico Institucional (PEI UFCA 2025) e de elaboração do primeiro Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI UFCA 2020). 

Durante a atividade, foram pré-selecionadas 45 propostas de indicadores considerados os mais significativos e apropriados para a tomada de decisões, bem como mais pertinentes para o momento atual de implantação da Universidade. A partir de uma análise posterior e mais detalhada de viabilidade e disponibilidade dos dados e informações necessárias para o cálculo dos indicadores, foram elaborados planos de trabalho para coleta de dados considerados disponíveis a curto prazo.

O Painel de Indicadores Estratégicos do PDI UFCA 2020 foi então definido 38 indicadores de desempenho institucional que foram completamente especificados e documentados. Os Indicadores Estratégicos foram também agrupados de acordo com as perspectivas da metodologia BSC: Processos Internos, Pessoas e Tecnologias, Sociedade e Orçamento, e são apresentados a seguir de acordo com os objetivos estratégicos aos quais estão mais diretamente relacionados:

 

Perspectiva: Sociedade

Objetivo Estratégico (OE-1): Contribuição para o Desenvolvimento Socioeconômico e Dinâmica Cultural

ÍNDICES DE DESEMPENHO ACADÊMICOS DA GRADUAÇÃO
MÉDIA (TAXA DE SUCESSO NA GRADUAÇÃO + TAXA DE OCUPAÇÃO – TAXA DE RETENÇÃO – TAXA DE EVASÃO) + 2 / 4
NÚMERO DE EGRESSOS DA PÓS-GRADUAÇÃO
SOMATÓRIO DOS ALUNOS EGRESSOS NA PÓS-GRADUAÇÃO – (MEDIR O INDICADOR CONSIDERANDO TODOS OS TIPOS DE PÓS-GRADUAÇÃO) 
PÚBLICO EXTERNO IMPACTADO PELAS AÇÕES DA UNIVERSIDADE
SOMATÓRIO DO PÚBLICO EXTERNO IMPACTADO DIRETA NAS AÇÕES EXECUTADAS DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA 
ÍNDICE DE PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE
SOMATÓRIO (PUBLICAÇÕES X FATOR DE IMPACTO ÍNDICE QUALIS) ** A DEFINIR

OBJETIVO ESTRATÉGICO (OE-2): FORMAÇÃO DE PESSOAS CAPAZES DE PARTICIPAR EM AÇÕES TRANSFORMADORAS DA SOCIEDADE

NÚMERO DE REGISTROS DE LICENCIAMENTOS E PATENTES
SOMATÓRIO DO NÚMERO DE REGISTROS DE LICENCIAMENTOS E PATENTES 
PROPORÇÃO DE ESTUDANTES TITULADOS NA UFCA QUE ATUAM EM ÁREAS CORRELACIONADAS COM A FORMAÇÃO SUPERIOR
(NÚMERO DE ESTUDANTES TITULADOS QUE ATUAM EM ÁREAS CORRELACIONADAS COM A FORMAÇÃO SUPERIOR / NÚMERO TOTAL DE ESTUDANTES TITULADOS NA UFCA) X 100 [** 2 ANOS] 

 
Perspectiva: Processos Internos – Atuação Articulada para a Sociedade

OBJETIVO ESTRATÉGICO (OE-3): INTENSIFICAR E INTEGRAR AS ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA

PROPORÇÃO DE ESTUDANTES QUE PARTICIPAM OFICIALMENTE DE PROJETOS
(Nº DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO QUE PARTICIPAM DE PROJETOS DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA / TOTAL DE ALUNOS DA GRADUAÇÃO) X 100 
PROPORÇÃO DE ALUNOS COM BOLSAS DE PROGRAMAS ACADÊMICOS (PESQUISA, EXTENSÃO, CULTURA E ENSINO)
(NÚMERO DE ALUNOS COM BOLSAS DOS PROGRAMAS / NÚMERO DE ALUNOS DA GRADUAÇÃO) X 100 [** GERAL E POR CURSO] 

OBJETIVO ESTRATÉGICO (OE-4): ALINHAR, CONSOLIDAR E CRIAR CURSOS EM CONSONÂNCIA COM A ESTRATÉGIA

CAPACIDADE DE ATENDIMENTO DISCENTE
SOMATÓRIO DE (NÚMERO DE VAGAS X DURAÇÃO MÍNIMA DO CURSO) PARA TODOS OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTU SENSU 
MÉDIA DAS NOTAS DA CAPES
MÉDIA DA NOTA DE AVALIAÇÃO DA CAPES DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTU SENSU 
ÍNDICE GERAL DE CURSOS (IGC)
I = ΑG + {(1 – Α) Β ÷ 2} (M + 5) + {1 – Α)(1 – Β) ÷ 3} (D + 10)*CONSIDERAR O VALOR CONTÍNUO 

 
Perspectiva: Processos Internos – Eficiência

OBJETIVO ESTRATÉGICO (OE-5): PROMOVER METODOLOGIAS EDUCACIONAIS ADEQUADAS

NÚMERO MÉDIO DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS DESCRITAS NOS PROJETOS DOS CURSOS
(SOMA DAS QUANTIDADES DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PREVISTAS NOS CURSOS DA UNIVERSIDADE / TOTAL DE CURSOS) 
TAXA DE EFICIÊNCIA ACADÊMICA
MÉDIA ARITMÉTICA DOS CRITÉRIOS:CRITÉRIO 1: IRA (POR CURSO – CONVERTIDO PARA 100%);
CRITÉRIO 2: TAXA DE APROVAÇÃO (TODAS AS DISCIPLINAS) 

 

OBJETIVO ESTRATÉGICO (OE-6): IMPLANTAR E INTEGRAR SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CORPORATIVOS

TAXA DE IMPLEMENTAÇÃO DAS AÇÕES DO PDTI – INFORMAÇÃO/SISTEMAS
(NÚMERO DE AÇÕES DO PDTI IMPLEMENTADAS (INFORMAÇÃO/SISTEMAS) /NÚMERO DE AÇÕES DO PDTI PREVISTAS (INFORMAÇÃO/SISTEMAS)) X 100
ÍNDICE DE INFORMATIZAÇÃO / DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS
MÉDIA PONDERADA DOS CRITÉRIOS:– CRITÉRIO 1: (50%) SIST. ACADÊMICOS;– CRITÉRIO 2: (20%) SIST. GESTÃO DE PESSOAS;-CRITÉRIO 3: (30%) SIST. ADMINISTRATIVOS;
– CRITÉRIO A: (50%) SISTEMA ACADÊMICO (GRADUAÇÃO, PÓS-GRADUAÇÃO, BIBLIOTECA, EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, EVENTOS, AÇÕES ACADÊMICAS, EXTENSÃO, PESQUISA, AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL, PRODUÇÃO ACADÊMICA, OUTROS).
– CRITÉRIO B: (20%) SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS (CADASTRO, FÉRIAS, AVALIAÇÃO, CONCURSOS, FREQUÊNCIA, OUTROS).
– CRITÉRIO C: (30%) SISTEMA ADMINISTRATIVO (PROTOCOLO, ALMOXARIFADO, PATRIMÔNIO, OUVIDORIA, ORÇAMENTO, CONTRATOS, COMPRAS, OUTROS).

 
Perspectiva: Processos Internos – Relacionamento Institucional

OBJETIVO ESTRATÉGICO (OE-7): INTEGRAR A UNIVERSIDADE COM A COMUNIDADE E PROMOVER A INTERNACIONALIZAÇÃO

NÚMERO DE INSTRUMENTOS DE PARCERIA ESTABELECIDOS
 NÚMERO ABSOLUTO DE INSTRUMENTOS DE PARCERIA ESTABELECIDOS  

 

OBJETIVO ESTRATÉGICO (OE-8): AMPLIAR E APERFEIÇOAR OS CANAIS DE COMUNICAÇÃO INTERNA E EXTERNA

ÍNDICE DE ESTRUTURAÇÃO DA COMUNICAÇÃO
MÉDIA ARITMÉTICA DAS NOTAS ATRIBUÍDAS À ESTRUTURA DE COMUNICAÇÃO EXISTENTE NA UFCA PARA OS CRITÉRIOS ABAIXO:– CRITÉRIO 1 – ORÇAMENTO ESPECÍFICO PARA A COMUNICAÇÃO;– CRITÉRIO 2 – PESSOAL COM FORMAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL;– CRITÉRIO 3 – EQUIPAMENTOS E SOFTWARES ESPECÍFICOS PARA COMUNICAÇÃO;– CRITÉRIO 4 – POLÍTICA / PLANO DE COMUNICAÇÃO;– CRITÉRIO 5 – MENSURAÇÃO DAS INSERÇÕES DA UFCA NA MÍDIA.FAIXA DE AVALIAÇÃO:– NOTA 0 – NÃO EXISTE;– NOTA 1 – EXISTE, MAS COM RECURSOS (PESSOAS, EQUIPAMENTOS, MATÉRIA PRIMA, ETC.) INSUFICIENTES;– NOTA 3 – EXISTE, COM OS RECURSOS (PESSOAS, EQUIPAMENTOS, MATÉRIA PRIMA, ETC.) ADEQUADOS.  
ÍNDICE DE INICIATIVAS DE COMUNICAÇÃO
PONTUAÇÃO DOS CRITÉRIOS: 1-NOTÍCIAS PORTAL; 2-INSERÇÕES REDES SOCIAIS; 3-CAMPANHAS; 4-JORNAIS; 5-EVENTOS ACOMP.; 6-EVENTOS REAL.; 7-PEÇAS CRIADAS; 8-PEÇAS ANALISADAS.PONTUAÇÃO OBTIDA ATRAVÉS DOS SEGUINTES CRITÉRIOS:– CRITÉRIO 1 – NÚMERO DE NOTÍCIAS PRODUZIDAS E VEICULADAS NO SITE – CRITÉRIO 2 – NÚMERO DE INSERÇÕES EM REDES SOCIAIS– CRITÉRIO 3 – NÚMERO DE CAMPANHAS DE COMUNICAÇÃO– CRITÉRIO 4 – NÚMERO DE JORNAIS PRODUZIDOS-CRITÉRIO 5 – NÚMERO DE EVENTOS ACOMPANHADOS-CRITÉRIO 6 – NÚMERO DE EVENTOS REALIZADOS INTERNAMENTE -CRITÉRIO 7 – NÚMERO DE PEÇAS CRIADAS-CRITÉRIO 8 – NÚMERO DE PEÇAS ANALISADAS 

 
Perspectiva: Gestão e Inovação

 

OBJETIVO ESTRATÉGICO (OE-10): PROMOVER A OTIMIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE TRABALHO

ÍNDICE DE GESTÃO DOS PROCESSOS DE TRABALHO
 MÉDIA ARITMÉTICA DAS NOTAS ATRIBUÍDAS AOS SEGUINTES CRITÉRIOS: – CRITÉRIO 1: ESTRUTURAÇÃO ADMINISTRATIVA DO SETOR, FAIXA DE AVALIAÇÃO
– CRITÉRIO 2: ATENDIMENTO, COMUNICAÇÃO E TRANSPARÊNCIA– CRITÉRIO  3: INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO, FAIXA DE AVALIAÇÃO:– CRITÉRIO 4: INDICADORES, METAS E PROJETOS (ESTRATÉGICOS E GERENCIAIS/SETORIAIS) – CRITÉRIO 5: DESCRIÇÃO DE PROCESSOS E DEFINIÇÃO DE FLUXOS, FAIXA DE AVALIAÇÃO:> NOTA 0: NÃO TEM PROCESSOS DESCRITOS, NEM FLUXOS DEFINIDOS.> NOTA 1: TEM PROCESSOS DESCRITOS E NÃO TEM FLUXOS DEFINIDOS.> NOTA 2: TEM 1 PROCESSO DESCRITO E FLUXO DEFINIDO.> NOTA 3: TEM 2 OU MAIS PROCESSOS DESCRITOS E SEUS FLUXOS DEFINIDOS. 

 

OBJETIVO ESTRATÉGICO (OE-11): INTEGRAR AS AÇÕES DA GESTÃO ESTRATÉGICA

TAXA DE UNIDADES COM PLANOS SETORIAIS ALINHADOS À ESTRATÉGIA
(NÚMERO DE SETORES E UNIDADES ACADÊMICAS COM PLANOS SETORIAIS ALINHADOS À ESTRATÉGIA / NÚMERO TOTAL DE SETORES E UNIDADES ACADÊMICAS) X 100 
TAXA DE EXECUÇÃO DE PROJETOS ESTRATÉGICOS
(NÚMERO DE ENTREGAS DE PROJETOS ESTRATÉGICOS CONCLUÍDAS / TOTAL DE ENTREGAS DE PROJETOS ESTRATÉGICOS PLANEJADAS) X 100 

 
Perspectiva: Pessoas e Tecnologia

 

OBJETIVO ESTRATÉGICO (OE-12): ADEQUAR O QUADRO DE PESSOAL

IQCD (ÍNDICE DE QUALIFICAÇÃO DO CORPO DOCENTE)
 (5D+3M+2E+G / D+M+E+G ), ONDE:– D = Nº DE PROFESSORES COM DOUTORADO;– M = Nº DE PROFESSORES COM MESTRADO;– E = Nº DE PROFESSORES COM ESPECIALIZAÇÃO;– G = Nº DE PROFESSORES APENAS GRADUADOS. 
IQCTA (ÍNDICE DE QUALIFICAÇÃO DO CORPO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO)
 (5D+3M+2E+1G+0,75EM+0,5EF/D+M+G+EM+EF), ONDE:– D  = Nº DE TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS COM DOUTORADO;– M = Nº DE TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS COM MESTRADO;– E = Nº DE TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS COM ESPECIALIZAÇÃO;– G = Nº DE TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS APENAS GRADUADOS;– EM = Nº DE TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS APENAS COM ENSINO MÉDIO;– EF = Nº DE TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS APENAS COM ENSINO FUNDAMENTAL; 
TAXA DE ADEQUAÇÃO DE PESSOAL DA ÁREA ADMINISTRATIVA
(TOTAL DOS PERCENTUAIS ALCANÇADOS EM CADA ÁREA ADMINISTRATIVA /TOTAL DE ÁREAS ADMINISTRATIVAS)X100 
ÍNDICE DE CARGA HORÁRIA POR UNIDADE CURRICULAR
(NÚMERO DE UNIDADES CURRICULARES COM PROFESSORES COM CARGA HORÁRIA ADEQUADA / NÚMERO TOTAL DE UNIDADES CURRICULARES) X 100 
DESVIO PADRÃO DA CARGA HORÁRIA POR PROFESSOR
DESVIO PADRÃO DA RAZÃO ENTRE A CARGA HORÁRIA EFETIVAMENTE CUMPRIDA EM SALA DE AULA PELO DOCENTE E A CARGA HORÁRIA MÍNIMA QUE DEVE SER CUMPRIDA PELO DOCENTE DE ACORDO COM RESOLUÇÃO DE CARGA HORÁRIA 

 

OBJETIVO ESTRATÉGICO (OE-13): CAPACITAR POR COMPETÊNCIAS, COM FOCO EM RESULTADOS INSTITUCIONAIS

ÍNDICE DE REALIZAÇÃO DO PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO
(VOLUME DE CAPACITAÇÕES REALIZADAS / VOLUME DE CAPACITAÇÕES PROPOSTAS) X 100 
ÍNDICE DE ADEQUAÇÃO DE COMPETÊNCIAS
(NÚMERO DE SERVIDORES NAS COMPETÊNCIAS ADEQUADAS / TOTAL DE SERVIDORES) X 100 

 

OBJETIVO ESTRATÉGICO (OE-14): ATRAIR, VALORIZAR E ESTIMULAR A PERMANÊNCIA DE PESSOAS

ÍNDICE DE ROTATIVIDADE DE SERVIDORES
{ [ (INGRESSOS + DESLIGAMENTOS) /2 ] / (EFETIVO MÉDIO DO PERÍODO) } * 100SENDO, EFETIVO MÉDIO DO PERÍODO = (EFETIVO NO INÍCIO DO PERÍODO + EFETIVO NO FINAL) / 2 
ÍNDICE DE CLIMA ORGANIZACIONAL
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL** INCLUIR, ESPECIFICAMENTE, A AVALIAÇÃO DE PERCEPÇÃO SOBRE GESTÃO PARTICIPATIVA 

 

OBJETIVO ESTRATÉGICO (OE-15): REDIMENSIONAR E AMPLIAR A INFRAESTRUTURA FÍSICA E TECNOLÓGICA, COM FOCO NA SUSTENTABILIDADE

TAXA DE ADEQUAÇÃO DA INFRAESTRUTURA FÍSICA
MEDIA ARITMÉTICA DOS PERCENTUAIS ATRIBUÍDOS PARA OS SEGUINTES CRITÉRIOS:CRITÉRIO 1: % LOCAIS COM ACESSIBILIDADE (avaliação por norma da ABNT);CRITÉRIO 2: % LOCAIS COM SUSTENTABILIDADE (Projetos Estruturados);CRITÉRIO 3: % LOCAIS COM SEGURANÇA CONTRA SINISTROS (CPPAT-avaliação por norma da ABNT);CRITÉRIO 4:% LOCAIS COM MOBILIÁRIO ADEQUADO (avaliação pela ABNT, pesquisa de satisfação);CRITÉRIO 5: % LOCAIS COM ESPAÇO FÍSICO ADEQUADO (avaliação pela ABNT, critérios INEP e pesquisa de satisfação); CRITÉRIO 6: LOCAIS COM INSTALAÇÕES DE REFRIGERAÇÃO, ELÉTRICAS E LÓGICAS E ADEQUADAS (avaliação pela ABNT). 
TAXA DE ESTRUTURA FÍSICA IMPLEMENTADA DA UFCA
PERCENTUAL= (Total de demandas executadas no período/Total de demandas planejadas no período)x100 
TAXA DE IMPLEMENTAÇÃO DAS AÇÕES DO PDTI – INFRAESTRUTURA/SERVIÇOS
(NÚMERO DE AÇÕES DO PDTI IMPLEMENTADAS (INFRAESTRUTURA/SERVIÇOS) / NÚMERO DE AÇÕES DO PDTI PREVISTAS (INFRAESTRUTURA/SERVIÇOS)) X 100 
ÍNDICE DA INFRAESTRUTURA TECNOLÓGICA
MÉDIA PONDERADA DOS CRITÉRIOS;– CRITÉRIO 1: (10%) PORCENTAGEM DOS COMPUTADORES MODERNIZADOS (IGUAL OU INFERIOR A 3 ANOS)– CRITÉRIO 2: (10%) PORCENTAGEM DOS SETORES ATENDIDOS POR IMPRESSORA EM REDE (DISTÂNCIA MÁXIMA PARA O USÁRIO DE 30M)– CRITÉRIO 3: (15%) PORCENTAGEM DE ÁREA COBERTA POR INTERNET SEM FIO– CRITÉRIO 4: (15%) RELAÇÃO ENTRE O NÚMERO DE COMPUTADORES E O NÚMERO DE SERVIDORES (DOCENTES E TÉCNICOS ADMNISTRATIVOS)– CRITÉRIO 5: (10%) PERCENTUAL DE SETORES COM A QUANTIDADE DE TELEFONES ADEQUADA– CRITÉRIO 6: (10%) TAXA DE CONEXÃO DE INTERNET / USUÁRIO– CRITÉRIO 7: (10%) PERCENTUAL DE SALAS DE AULA COM SISTEMA DE MULTIMIDIA– CRITÉRIO 8: (10%) PERCENTUAL DE CAMPI COM SALA DE VIDEO CONFERÊNCIA– CRITÉRIO 9: (10%) PERCENTUAL DE LABORATÓRIOS DIDÁTICOS COM COMPUTADORES ADEQUADOS 

Perspectiva: Orçamento

OBJETIVO ESTRATÉGICO (OE-16): BUSCAR E GERIR ADEQUADAMENTE OS RECURSOS NECESSÁRIOS PARA IMPLANTAÇÃO DA ESTRATÉGIA E EXPANSÃO DA UFCA

VARIAÇÃO DO VOLUME ORÇAMENTÁRIO
[(VOLUME ORÇAMENTÁRIO DO ANO ATUAL – VOLUME ORÇAMENTÁRIO DO ANO ANTERIOR) / VOLUME ORÇAMENTÁRIO DO ANO ANTERIOR] X 100
TAXA DE EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
(VOLUME DE RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS EXECUTADOS / VOLUME TOTAL DE RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS) X 100 
TAXA DE RECURSOS ADICIONAIS
VOLUME DE RECURSOS CAPTADOS DE FORMA ADICIONAL – PROJETOS /  TOTAL  DO ORÇAMENTO APROVADO DA ENTIDADE + VALOR DOS RECURSOS CAPTADOS DE FORMA ADICIONAL X 100 
Portfólio de Projetos Estratégicos do PDI UFCA 2020

De forma a impactar diretamente os objetivos e indicadores estratégicos, foram definidas iniciativas estratégicas capazes de mobilizar a instituição para o alcance de seus resultados. O Portfólio de Projetos Estratégicos da UFCA foi inicialmente validado em uma oficina de Iniciativas Estratégicas realizada no segundo semestre do ano de 2015 com a participação de gestores e lideranças da instituição. Durante a realização da segunda RAE – Reunião de Avaliação da Estratégia, no primeiro semestre de 2017, o Portfólio de Projetos Estratégicos foi reavaliado e revisado pelo Comitê de Planejamento Institucional com a intenção de adequação e atualização do mesmo às evidentes mudanças conjunturais e institucionais ocorridas desde a concepção e elaboração desses projetos. Na ocasião, a relação dos projetos do portfólio foi reavaliada considerando novos critérios de prioridade baseados em riscos e nas novas condições orçamentárias.

Monitoramento e avaliação final do PDI UFCA 2020

Avaliação de Resultados de Indicadores e de Meta-indicadores de Desempenho do PDI UFCA 2020

Os dados de monitoramento, ano a ano, dos resultados dos indicadores relacionados a cada objetivo estratégico do PDI UFCA 2020 são a base para viabilizar a avaliação da performance institucional a partir de outros dois indicadores de desempenho calculados utilizando o resultado do indicador base e, por isso, chamado de Meta-indicador.

Meta-Indicadores do PDI: permitem a avaliação do desempenho estratégico institucional durante todo o período do PDI (2016 a 2020), a partir dos resultados dos indicadores estratégicos observados ano a ano:

  • PERCENTUAL DE ALCANCE DA META: relação entre o valor alcançado como resultado do indicador dividido pelo valor definido para a meta no mesmo período.
  • TAXA DE VARIAÇÃO OU DE CRESCIMENTO ANO A ANO (YoY): relação entre o crescimento anual do valor alcançado como resultado do indicador dividido pelo valor alcançado no ano anterior.

Na avaliação é utilizada a uma escala de cores que identifica sete faixas de desempenho para cada um desses meta-indicadores. Utilizada como legenda para a análise das tabelas de resultados que serão apresentadas na sequência, ela permite avaliar, comparar com outros resultados e elaborar hipóteses, inferências e sugestões que foram consideradas para a tomada de decisão sobre o planejamento institucional.

Para mais informações sobre a avaliação de resultados de projetos, indicadores de desempenho e metas estratégica do PDI UFCA 2020, acesse:

  • Link para documento em formato PDF : Documento Base do PDI UFCA 2025 (Capítulo 2 – AGENDA ESTRATÉGICA UFCA 2025 / Tópico 2.2.2. Diagnóstico e Avaliação Estratégica do PDI UFCA 2016-2020, páginas 53 a 61).

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