UFC formaliza primeira etapa de doação, para a UFCA, de prédio do campus Barbalha

Publicado em 10/12/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 16h27

UFC assina escritura transferindo propriedade de imóvel onde funciona o campus Barbalha da UFCA para a instituição caririense. Na foto, da esquerda pra direita: Marciano Sampaio (vice-diretor da Famed/UFCA), Laura Hévila (vice-reitora da UFCA), Adênia Guimarães (pró-reitora adjunta de Planejamento e Administração da UFC) e Mayara de Sá (representante do Cartório de Primeiro Ofício). Foto: Gabriel Souza - Dcom/UFCA

Foi formalizada nesta quinta-feira, 9 de dezembro de 2021, a primeira fase da doação, para a Universidade Federal do Cariri (UFCA), do imóvel onde funciona a Faculdade de Medicina da instituição (Famed/UFCA). O imóvel – no bairro do Rosário, em Barbalha – ainda pertence à Universidade Federal do Ceará (UFC), da qual a UFCA se desmembrou, em 2013.

Nesta quinta, a UFC assinou a escritura do imóvel, transferindo a propriedade dele para a UFCA. A assinatura foi realizada no Cartório do Primeiro Ofício, no Centro de Barbalha, às 10h. Estiveram presentes representantes das duas instituições. Na foto de destaque, da esquerda para direita, estão o vice-diretor da Famed/UFCA, Marciano Sampaio; a vice-reitora da UFCA, Laura Hévila; a pró-reitora adjunta de Planejamento e Administração da UFC, Adênia Guimarães; além da representante do Cartório de Primeiro Ofício, Mayara de Sá.

O imóvel, antiga sede do Colégio Santo Antônio, foi doado à UFC, sem contrapartida, em abril de 2000, para abrigar a expansão do curso de Medicina da instituição no Cariri (o curso médico da UFC se expandiu para as cidade de Barbalha e de Sobral naquele ano – link para uma nova página). O espaço, à época da doação para a UFC, era o maior dos dois imóveis então pertencentes à entidade não governamental “Centro de Melhoramento de Barbalha”.

De acordo com a assessora de documentação e licitação Dinfra/UFCA, Edenia Barros, o próximo passo é registrar a escritura junto ao cartório do Segundo Ofício, em Barbalha – quando será oficializada a transferência de propriedade no Registro de Imóveis: “Como [a escritura] ainda não foi registrada junto ao outro cartório [Registro de Imóveis], ainda não podemos afirmar que o imóvel é da UFCA. [O processo] está em fase de documentação”, explica. Ainda segundo Edenia Barros, o procedimento de doação, iniciado em 2019, pressupõe diversas fases e depende de outras instituições, além da doadora e da beneficiária.

Os prédios onde funcionam os campi Juazeiro do Norte e Crato já pertencem à UFCA. Quanto a Brejo Santo, o imóvel onde as atividades do campus se desenvolvem foi cedido, em 2016, para a Universidade, pelo governo do Ceará. A cessão foi estabelecida em 20 anos.

Diretoria de Infraestrutura
dinfra@ufca.edu.br