Pela terceira vez consecutiva, Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima concede à UFCA selo de boas práticas em sustentabilidade

Publicado em 09/05/2024. Atualizado em 09/05/2024 às 15h24

Foto: Proplan/UFCA

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) recebeu, neste mês de maio de 2024, o selo A3P, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança (MMA), por implementar a Agenda Ambiental na Administração Pública no ano de 2023. A Agenda Ambiental é uma ação voluntária que compreende órgãos e instituições ligados ao Governo Federal como protagonistas na revisão dos padrões de produção e de consumo atuais.

A adoção de novos referenciais em busca da sustentabilidade socioambiental com o auxílio de tecnologias mais eficientes, que, por sua vez, poupem matéria-prima e incentivem a reutilização de insumos é outro ponto de destaque das iniciativas propostas pela Agenda Ambiental.

A UFCA aderiu ao Programa A3P em 2019 e passou a fazer parte de um grupo com 24 universidades federais que formalizam parceria junto ao MMA. Desde então, a instituição atua para promover a cultura do antidesperdício e o uso consciente dos recursos naturais e dos bens de consumo.

Estratégias como uso de energia limpa, acordos com associações locais para o recebimento de materiais recicláveis, palestras e eventos sobre sustentabilidade também são exemplos de ações desenvolvidas pela UFCA para atingir os objetivos propostos pela Agenda.

As iniciativas relacionadas às questões sustentáveis na UFCA estão sob responsabilidade da Coordenadoria de Gestão de Sustentabilidade (CGS), que faz parte da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (Proplan/UFCA).

Atualmente, a CGS é coordenada pela professora Ingrid Mazza e desenvolve atividades em todos os campi da UFCA ligadas aos princípios da Política de Gestão da Sustentabilidade e ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI/UFCA).

Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento
Coordenadoria de Gestão de Sustentabilidade