Nota de Pesar: Roberto Cláudio Frota Bezerra

Publicado em 13/01/2023. Atualizado em 13/01/2023 às 15h10

Roberto Cláudio Frota Bezerra. Foto: Marcos Moura. Reprodução Diário do Nordeste

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) expressa consternação pelo falecimento, aos 75 anos, do ex-reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Roberto Cláudio Frota Bezerra. Roberto Cláudio faleceu nesta sexta-feira, 13 de janeiro de 2022.

Nascido em 23 de julho de 1947, em Fortaleza-CE, Roberto Cláudio era engenheiro agrônomo pela UFC (1965) e mestre em Estatística pela Universidade de São Paulo (USP). Ingressou na UFC em 1970, como professor do departamento de Estatística. Na UFC, ele ainda seria, antes de se tornar reitor, pró-reitor adjunto de Assuntos Estudantis, pró-reitor de Planejamento e assessor de Planejamento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Além disso, foi assessor para programas especiais do Ministério da Educação (MEC) e consultor de projetos do Banco Mundial e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Roberto Cláudio também foi membro do Conselho Nacional de Educação (1999 a 2006).

Em 2001, quando a UFC expandiu seu curso de Medicina também para o município de Barbalha, o que seria o embrião da atual UFCA, Roberto Cláudio estava na Reitoria da instituição, na qual permaneceria até 2003.

Pela inestimável contribuição à Educação Superior nacional e, consequentemente, à transformação das vidas de milhares de brasileiras e de brasileiros, a UFCA reverencia a memória de professor Roberto Cláudio Frota Bezerra, solidarizando-se com familiares e amigos neste momento de luto.

Juazeiro do Norte, 13 de janeiro de 2023.