Liberado financeiro de dezembro das universidades e institutos federais

Publicado em 16/12/2022. Atualizado em 16/12/2022 às 15h59

Fachada do campus Brejo Santo da UFCA. Foto: Gabriel Souza - Dcom/UFCA

O financeiro de dezembro das universidades e institutos federais foi desbloqueado nesta sexta-feira, 16 de dezembro de 2022. Com isso, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) já iniciou o pagamento de seus compromissos programados para dezembro, entre eles, bolsas acadêmicas e fornecedores em geral.

Conforme a Pró-Reitoria de Administração (Proad/UFCA), a Universidade verificou a liberação do financeiro já na manhã de hoje, por meio do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi). De acordo com o titular da Proad/UFCA, Silvério Freitas, dada a necessidade de processamento bancário, é possível que o pagamento das bolsas acadêmicas só caia na conta dos estudantes da UFCA na próxima segunda-feira, 19 de dezembro de 2022.

A liberação do financeiro veio após o Ministério da Economia, por meio da Secretaria Especial do Tesouro e Orçamento (Seto/ME), publicar uma portaria nesta quinta-feira, 15 de dezembro de 2022, abrindo crédito suplementar no valor de R$ 371.611.252 em favor do próprio ME, do Ministério da Educação (MEC) e de outras instâncias da administração federal. Dias antes, na quarta-feira, o ministro da Educação, Victor Godoy, já havia sinalizado a expectativa de que, com a abertura de crédito por parte do ME, o financeiro das universidades e institutos federais fosse desbloqueado até a sexta-feira, 16 de dezembro de 2022.

Pró-Reitoria de Administração
proad@ufca.edu.br