MEC sinaliza fim do bloqueio do financeiro das universidades até a próxima sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Publicado em 14/12/2022. Atualizado em 14/12/2022 às 10h32

Campus Crato da UFCA. Foto: Danielle Feitosa - Dcom/UFCA

O Ministro da Educação, Victor Godoy, anunciou nesta quarta-feira, 14 de dezembro de 2022, que a pasta tem a expectativa de que o financeiro das universidades e institutos federais seja desbloqueado até o fim desta semana.

O anúncio foi feito durante reunião deliberativa extraordinária da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, na manhã desta quarta. Conforme Godoy, o Ministério da Educação (MEC) recebeu a notícia de que, até o próximo dia 16 de dezembro de 2022, será publicada uma Medida Provisória que abrirá espaço no orçamento do MEC – o suficiente para o desbloqueio dos cerca de R$ 2 bilhões do financeiro das universidades e institutos federais, atualmente indisponíveis para uso das instituições.

Na Universidade Federal do Cariri (UFCA), o bloqueio do financeiro está impedindo a instituição de honrar compromissos que deveriam ser pagos neste mês de dezembro. Esses compromissos da Universidade são da ordem de R$ 3 milhões. Uma parte desses valores já foi quitada, graças à liberação de financeiro, por parte do governo federal, para o pagamento dos auxílios estudantis vinculados ao Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes).

As bolsas em atraso (Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura), os auxílios não Pnaes e os pagamentos de fornecedores, no entanto, seguem aguardando a liberação do restante do financeiro da Universidade.

De acordo com o titular da Pró-Reitoria de Administração (Proad/UFCA), Silvério de Freitas, a Universidade já está preparada para realizar os pagamentos assim que o financeiro for liberado: “Diariamente estamos em contato com a equipe técnica do Ministério da Educação, para buscar solução para o pagamento dos auxílios, bolsas e fornecedores. A equipe da Coordenadoria de Finanças [da Proad/UFCA] já está preparada para quando o financeiro estiver disponível”, disse.

Pró-Reitoria de Administração
proad@ufca.edu.br