Dia do(a) Professor(a): reitor da UFCA dedica mensagem a professores da instituição

Publicado em 15/10/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 16h16

Foto: Ministério da Educação (2019). Arte: Dcom/UFCA

Neste Dia do(a) Professor(a), celebrado anualmente em 15 de outubro, o reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Ricardo Ness, dedicou mensagem para os(as) docentes da instituição.

No texto, o reitor cita o Patrono da Educação Brasileira Paulo Freire (1921-1997), cujo centenário de nascimento ensejou homenagens de diversas instituições de Ensino, no Brasil e também no exterior, no último dia 19 de setembro. O legado de Paulo Freire foi pauta de entrevista (link para uma nova página) concedida pela professora do Instituto de Formação de Educadores (IFE/UFCA), Eunice Menezes, também pela ocasião do Dia do(a) Professor(a).

Leia abaixo a mensagem do reitor, na íntegra:

Paulo Freire nos deixou que só existe saber na invenção, na reinvenção, na busca inquieta, impaciente, permanente, que os homens fazem no mundo, com o mundo e com os outros.

Daí o nosso compromisso docente em contribuir na formação de alunos com capacidade para uma leitura crítica das situações e do mundo e assim, transmitir-lhes uma inquietude embasada no saber para operarem as transformações necessárias para alcançarmos uma sociedade mais justa, mais humana e sustentável.

Imensos são os desafios que nos cabem, especialmente nos tempos de crises em que vivemos. Parabéns, professoras e professores da UFCA que se mantêm como referência com esse compromisso.

Juazeiro do Norte, 15 de outubro de 2021.

Ricardo Ness
Reitor UFCA