Consulta investiga nível de inclusão digital de estudantes da UFCA

Publicado em 05/05/2020. Atualizado em 08/11/2022 às 17h01

Foto: Fernanda Simplício/Dcom. Imagem produzida antes da pandemia da covid-19

O Brasil e também o Estado do Ceará ainda não atingiram seu pico de casos de Covid-19: a doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). É o que informa o Comitê Interno de Enfrentamento da Covid-19 (Cieco-19/UFCA), implementado na Universidade Federal do Cariri (UFCA) para acompanhar o cenário epidemiológico e assessorar a instituição nas suas decisões pertinentes à contenção do avanço da enfermidade. Assim, de acordo com o Cieco-19/UFCA, baseado em dados oficiais e em estudos especializados, não há previsão de quando o contexto será favorável ao retorno das atividades presenciais na UFCA – suspensas desde o último dia 16 de março. Isso porque o distanciamento social, segundo autoridades de saúde em todo o mundo, é a principal ferramenta de contenção do Sars-CoV-2, não sendo possível abdicar dela em curto prazo.

Com isso, a Reitoria e as Pró-Reitorias de Graduação (Progad/UFCA) e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI/UFCA) lançaram uma pesquisa junto ao corpo discente para levantar dados acerca de acesso à internet e a equipamentos eletrônicos por parte dos estudantes de graduação e de pós-graduação da UFCA. A pesquisa já está no ar desde a zero hora de hoje, 5 de maio de 2020. O objetivo do questionário é fornecer ao Conselho Universitário (Consuni/UFCA), a quem compete determinar o retorno ou não às atividades acadêmicas, informações objetivas sobre as condições dos estudantes de realizarem atividades remotas futuramente, caso a necessidade de distanciamento social se prolongue. O calendário acadêmico foi suspenso, por tempo indeterminado, por força da Resolução Nº10, de 23 de março de 2020, do Consuni/UFCA (link para uma nova página).

“O cenário é imprevisível. O que estamos fazendo é traçar uma linha base para verificarmos onde a gente está e como poderemos avançar em cenários futuros, em se prolongando essa situação. O que se sabe é que a gente não sabe qual é a situação atual dos nossos alunos em relação ao acesso à internet.Temos que ter essa informação de uma forma concreta, uma vez que somos academia: não podemos trabalhar com base em achismos”, diz o reitor da UFCA, Ricardo Ness, que reforça: “todos os encaminhamentos que vierem a ser dados [após o resultado da pesquisa] só serão implementados com aprovação do Conselho Universitário”. O reitor deve falar sobre a consulta aos discentes em transmissão ao vivo marcada para o próximo dia 12 de maio de 2020, às 11h, no perfil oficial da instituição no Instagram. A comunidade acadêmica poderá enviar perguntas ao reitor, também por meio do Instagram, no dia anterior.

Até a tarde desta segunda-feira, 4 de maio, a UFCA tinha cerca de 3.878 estudantes matriculados em cursos de graduação. Já a pós-graduação da Universidade conta com 222 discentes.

Durante o questionário, com 21 perguntas, além de questões sobre acesso à internet e a equipamentos digitais, os estudantes serão consultados sobre o impacto do distanciamento social nas suas respectivas rotinas, sobre suas atuais condições de saúde e sobre o que têm a dizer acerca de uma possível retomada das atividades acadêmicas, remotamente. Também está programada a aplicação de um questionário junto aos docentes da Universidade, para que sejam levantadas as condições dos professores de ministrarem aulas não presenciais, considerando as especificidades de cada um dos 25 cursos de graduação da UFCA.

O questionário para os discentes ficará disponível, no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa/UFCA), até a meia-noite do dia 19 de maio de 2020, totalizando assim 15 dias no ar. Como apenas estudantes com acesso à internet poderão responder a pesquisa, os dados serão cruzados com outros já à disposição da Universidade, reunidos no momento de ingresso dos discentes na instituição e em solicitações de auxílios estudantis.

Comitê Interno de Enfrentamento da Covid-19 (Cieco-19/UFCA)
cieco19@ufca.edu.br