Ciclo de colações de grau 2019.1 tem início em Brejo Santo

Publicado em 10/08/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 17h26

Foto: Gabriel Sousa - Dcom/UFCA

Teve início, na noite desta sexta-feira (9), mais um ciclo de colações de grau na Universidade Federal do Cariri (UFCA). Na ocasião, 16 egressos do Instituto de Formação de Educadores (IFE/UFCA) colaram grau, em cerimônia no Cine Teatro Júlio Macêdo Costa, em Brejo Santo. Nove deles concluíram o curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática (LINC); outros quatro encerraram a formação em Matemática; dois concluíram a Licenciatura em Química e uma encerrou o ciclo de Biologia. Acesse as fotos do evento.

Além do Reitor da UFCA, Ricardo Ness, compuseram a mesa da cerimônia a Vice-Reitora, Laura Hévila; o Pró-Reitor de Graduação, Plácido Andrade; o Diretor do IFE, Rodrigo Lacerda; o Vice-Coordenador do curso de Licenciatura em Biologia, Raimundo Nonato Costa; o Coordenador da LINC, Reginaldo Ferreira; a Coordenadora da Licenciatura em Matemática, Anna Karla Nascimento e o Coordenador do Curso de Licenciatura em Química, Wirley Ribeiro. Representando o governo municipal de Brejo Santo, compôs a mesa, ainda, a Secretária de Educação da cidade, Jacqueline Braga. Também prestigiaram o evento autoridades de cidades próximas, como Abaiara, Porteiras e Milagres.

Discursos

Francisco Adjedam Oliveira foi o primeiro da noite a discursar. Adjedam, que encerrou o curso de Licenciatura em Química, agradeceu a comunidade acadêmica da UFCA pelo trabalho na instituição e exaltou a qualidade da formação oferecida pelo IFE: “Mercado de trabalho, aí vamos nós! Só precisamos de uma oportunidade, porque capacitados nós estamos – e pelos melhores. Saibam que, onde estivermos, levaremos com orgulho o nome da nossa universidade! E faremos o possível para sermos professores éticos e compromissados em elevar a educação da nossa região a níveis ainda mais altos”, disse o orador discente.

Na sequência, o orador docente, Reginaldo Ferreira, refletiu sobre o cenário contemporâneo da Educação e também sobre o futuro: “Tenho a impressão que os séculos XIX e XVIII nos batem à porta. Paradoxal, porque estamos no século XXI e na Pós-Modernidade. (…) Resolveram voltar ao passado, mas a nossa máquina não caminha ao passado, apenas ao futuro. E o futuro são vocês! Nós somos o caminho para o futuro. Decidiram retroceder um, dois, três séculos, mas esqueceram de combinar com vocês e conosco. Vocês, formandas e formando, façam acontecer, não esperem! Apesar de alguns desejarem a vocês, a mim, a nós, o fim existencial; eu, vocês, nós, afirmaremos e reafirmaremos que não combinamos de deixar de existir”, afirmou.

Após o discurso do professor, os concludentes – representados pelo formando na LINC, Luis David Ferreira – homenagearam a Auxiliar de Serviços Gerais Maria Marcolina da Silva, carinhosamente conhecida como Marilan no campus Brejo Santo. “Todos concordamos que ela é muito importante para nós: ela é humilde, é carinhosa com todos. Sempre ajuda no que pode e com certeza ajudará [ainda mais]. Por isso, o nosso muito obrigado a ela! E uma salva de palmas, por favor”, solicitou Luis, pronta e calorosamente atendido pela plateia.

Após o juramento, ditado aos concludentes pela juramentista Elânia Francisca, também concludente da LINC, o Reitor da UFCA proferiu o discurso de encerramento, que destacou a importância dos investimentos em Educação, pelo seu poder transformador: “Chamo atenção para a grandeza da carreira de educador que [vocês] escolheram seguir. (..) A Educação nos faz refletir, nos permite a construção de pensamentos próprios e a formação de sujeitos críticos. A Educação de qualidade, em todos os níveis, é o cerne da resistência ao atraso, ao obscurantismo, à pseudociência, à ignorância e é a garantia para o pleno exercício da democracia”, afirmou.

A colação em Brejo Santo foi a primeira conduzida por Ricardo Ness como Reitor eleito da UFCA. Até o último dia 31 de maio, quando a sua nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), o professor era Reitor Pro Tempore da instituição. A UFCA só realizou a primeira eleição de sua história para a Reitoria em dezembro de 2018.

Colações de Grau 2019.1

A próxima cerimônia de colação de grau na UFCA será no campus Juazeiro do Norte, no dia 15 de agosto. No evento, colarão grau estudantes do Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Arte (IIsca/UFCA) e do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). No dia seguinte, será a vez dos concludentes do Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade (CCAB) e do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT/UFCA), também no campus Juazeiro do Norte. Em Icó, a colação de grau deste ciclo de cerimônias será no próximo dia 30 de agosto, no Teatro Municipal.

Instituto de Formação de Educadores (IFE/UFCA)
Campus Brejo Santo
ife@ufca.edu.br