Catálogo de Ações para a Sustentabilidade da UFCA está disponível e traz 45 ações executadas ao longo de 2020

Publicado em 07/01/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 15h42

Foto: Emanoella Callou - DCOM/UFCA

A terceira edição do Catálogo de Ações para a Sustentabilidade da Universidade Federal do Cariri (UFCA) está disponível para consulta da comunidade acadêmica e externa no Portal da Universidade (link para uma nova página). O Catálogo, elaborado pela Coordenadoria de Gestão para a Sustentabilidade da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (CGC/Proplan) com a contribuição da comunidade acadêmica, apresenta as ações de sustentabilidade desenvolvidas na UFCA ao longo do ano de 2020.

Foram identificadas 45 ações nas áreas do Ensino, Pesquisa, Extensão, Cultura e Gestão, tendo como base as dimensões da sustentabilidade e a relação dessas ações com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). De 2019 para 2020, houve um aumento significativo no número de ações para a sustentabilidade na UFCA, que foi de 31 para 45 ações. A professora Ingrid Mazza, coordenadora da CGS, atribui esse aumento ao crescimento e fortalecimento das atividades da Coordenadoria de Gestão para a Sustentabilidade (CGS), o que, consequentemente, amplia a capacidade de sensibilização da comunidade acadêmica, que vem, cada vez mais, ficando atenta para a questão da sustentabilidade em seus projetos.

Dentre as ações listadas no Catálogo, Ingrid Mazza destaca o projeto UFCA Solidária, que distribuiu álcool em gel e alimentos para a população em vulnerabilidade social que sofreu de forma mais intensa as consequências da pandemia de Coronavírus, e o evento UFCA Sustentável, que foi realizado em setembro, remotamente, mas contou com a participação de mais de 400 pessoas, que, durante três dias, debateram diversos temas relacionados à sustentabilidade.

A UFCA tem alcançado bons resultados no que diz respeito à sustentabilidade na instituição. “A gente está muito feliz com os resultados, esse número crescente do catálogo é resultado desse trabalho de sensibilização que a gente tem feito dentro da Universidade”, comenta Ingrid. A CGS trabalha com atividades próprias e no incentivo para que os demais setores da UFCA desenvolvam ações sustentáveis. “A gente sabe que esse trabalho de educação para a sustentabilidade é um trabalho a médio longo prazo, mas a gente está muito feliz com os resultados que a gente tem recebido e que os números mostram”, conclui.

UFCA Sustentável
sustentabilidade.proplan@ufca.edu.br