Projeto Nordestinados a Ler realiza sua sétima Discussão Literária neste sábado, (27)

Publicado em 22/11/2021. Atualizado em 22/11/2021 às 17h50

O projeto Nordestinados a Ler (link para uma nova página), vinculado à Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri (Procult/UFCA), realiza neste sábado (27) a VII Discussão Literária às 15h00 via Google Meet. O evento é gratuito, com direito a certificação por participação. As inscrições podem ser feitas pelo link na bio do Instagram @nor.destinados ou pela plataforma Even (Link para uma nova página).

Na edição de novembro, o projeto traz para debate a obra ‘’O Quinze’’ (1930), da escritora cearense Rachel de Queiroz, a primeira mulher e nordestina a entrar para a academia brasileira de letras. A obra vencedora do Prêmio Graça Aranha em 1931, narra a história a partir de duas perspectivas: o de Conceição, uma moça de 22 anos, que foge à regra das mulheres da época, cujo destino era o casamento e a criação dos filhos. O segundo foco narrativo é o de Chico Bento, um vaqueiro que se vê obrigado a partir (com intenção de chegar ao Amazonas), após sua patroa soltar o gado por falta de chuva.

As Discussões Literárias são um espaço criado pelo Blog Literário Nordestinados a Ler (Link para uma nova página) para discussão, debate e reflexão de uma obra literária de autoria feminina produzida na região do Nordeste. É o momento de socialização, leitura, e o encontro de leitores que se dispõem a compartilhar suas ideias e pensamentos sobre uma obra de relevância histórica, política e social indicada pelo Blog, além de contribuir para fomentar a Cultura Literária de autoras na região do Nordeste.

Sexta Discussão Literária
Data: 27 de novembro