Proex prorroga até dia 21 inscrições para Prêmio Você Faz a Extensão

Publicado em 20/09/2021. Atualizado em 20/09/2021 às 07h23

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFCA) publicou nesta sexta-feira, 17 de setembro de 2021, um aditivo ao Edital 05/2021/PROEX (link para uma nova página) prorrogando as inscrições para a edição deste ano do Prêmio Você Faz a Extensão. Com a alteração do cronograma, os estudantes extensionistas da Universidade Federal do Cariri (UFCA) têm até a próxima terça-feira, dia 21 de setembro, tanto para se inscrever na categoria “Melhores Trabalhos” quanto na categoria “Melhores Vídeos”. A premiação para os vencedores varia entre R$ 500 e R$ 2 mil, a depender da colocação e da categoria escolhida.

Podem se inscrever no Prêmio Você Faz a Extensão os estudantes bolsistas ou voluntários cadastrados em algum projeto ou programa vigente na Proex. Para cada categoria escolhida é necessário preencher um formulário específico de inscrição. O resultado final do concurso será divulgado no dia 22 de outubro, no encerramento do Encontro de Extensão. No site do Enex (link para uma nova página) é possível baixar o edital e acessar todo o material de apoio, com orientações aos estudantes e sugestões de programas gratuitos de produção e edição de vídeos.

Melhores Vídeos

O participante da categoria “Melhores Vídeos” deve enviar o arquivo do seu vídeo no ato da inscrição, até o dia 21 de setembro, obedecendo aos formatos e regras definidos pelo Edital n° 05/2021 (link para uma nova página). Em caso de vídeos com imagens e/ou áudios de outras pessoas, os candidatos devem anexar o Termo de Autorização do Uso de Imagens e Voz assinado pelas pessoas que aparecem em primeiro plano na gravação. O direito à imagem é reconhecido pelo Código Civil Brasileiro, portanto, ao utilizar a imagem ou gravar a voz de alguém para divulgação de qualquer natureza é fundamental que o dono da voz e/ou imagem divulgada autorize o uso pelo proprietário da publicação. A Proex publicou um Informativo (link para uma nova página) em que explica como e em que situações este documento deve ser preenchido.

Em cada vídeo, que deve ter entre 50 segundos e um minuto, no máximo, o extensionista deve estabelecer relação entre o tema da premiação (“Por um 2030 Sustentável”) e o projeto de extensão que desenvolve. Para isto, pode recorrer a depoimentos, animações, trilha sonora ou qualquer outro tipo de recurso audiovisual que torne a peça produzida interessante e criativa. Os produtores dos dez melhores serão premiados com R$ 2.000,00 (1º lugar), R$ 1.500,00 (2º lugar), R$ 1.000 (terceiro lugar), R$ 750,00 (quarto lugar) e R$ 500 (do 5º ao 10º lugar).

Os vídeos deferidos serão publicados no Instagram da Proex/UFCA (link para uma nova página) entre os dias 24 de setembro e 4 de outubro, período em que serão contabilizadas as interações com o público, especificamente o número de curtidas e compartilhamentos. Em paralelo, os vídeos também serão avaliados por um júri técnico, que também atribuirá notas para cada trabalho. Os produtores dos vídeos classificados passarão por uma última etapa, na qual farão uma apresentação oral da produção.

Melhores Trabalhos

Poderá inscrever-se na categoria “Melhores Trabalhos” o estudante que tiver submetido, na condição de autor principal, trabalho no XVII Enex, conforme determina o Edital nº 06/2021/PROEX (link para uma nova página), relacionado a projetos/programas registrados na Proex. Para participar do prêmio, o estudante extensionista precisa primeiramente submeter o trabalho no formato de resumo expandido. Porém, a submissão não significa inscrição para o prêmio. Para isso é necessário preencher formulário específico.

Serão premiados os três melhores trabalhos apresentados por estudantes extensionistas em cada uma das áreas temáticas do evento. Ao todo serão 24 trabalhos contemplados com premiações que variam entre R$ 1.000 (1º lugar), R$ 700 (2º lugar) e R$ 500 (3º lugar) por área temática. O processo seletivo consiste em três etapas: homologação da inscrição; aferição da nota do resumo expandido e apresentação oral da ação extensionista no XVII Enex, que irá ocorrer entre os dias 20 e 22 de outubro.

Núcleo de Apoio à Divulgação e Difusão da Extensão (Nadde)
Pró-reitoria de Extensão
divulgação.proex@ufca.edu.br