Proex lança edital para seleção de projetos e concessão de 60 bolsas de R$ 400 para 2022

Publicado em 25/11/2021. Atualizado em 25/11/2021 às 15h31

Servidores docentes ativos da Universidade Federal do Cariri podem começar a apresentar propostas de projetos de extensão universitária, na modalidade Ampla Concorrência, para participar do Edital N° 08/2021 (link para uma nova página), da Pró-reitoria de Extensão (Proex/UFCA). Nesta modalidade serão disponibilizadas 60 bolsas, no valor de R$ 400 mensais cada, para as propostas aprovadas, sendo cada projeto contemplado com até duas bolsas. As submissões devem ser realizadas exclusivamente pelo cadastro do docente proponente na plataforma SIGAA (link para uma nova página), acessando a seção Editais Publicados, até o dia 23 de janeiro de 2022.

O edital permite que os docentes possam submeter propostas de projetos de extensão cujas ações sejam realizadas em formato presencial, remoto ou híbrido. O período de vigência das bolsas será de abril a dezembro do ano que vem. Estão aptos a submeter propostas e atuar na coordenação dos projetos todos os servidores docentes pertencentes ao quadro efetivo da UFCA, que se encontrem ativos e não estejam em quaisquer tipos de afastamentos (exceto férias).

Na submissão, os candidatos devem elaborar propostas que considerem as diretrizes especificadas no edital, tais como interdisciplinaridade, impacto e transformação social, e a indissociabilidade entre Ensino-Pesquisa-Extensão-Cultura. Cada projeto também deve pensar ações de extensão universitária cujas ações estejam alinhadas com um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (link para uma nova página).

Da seleção

A seleção acontecerá em duas etapas, sendo a primeira uma análise das informações e dados submetidos e a segunda, uma análise de mérito, que irá avaliar o comprometimento das propostas com a comunidade interuniversitária e com as diretrizes do edital. Os critérios de avaliação serão divididos entre Aspectos Acadêmicos e Aspectos Sociais. O resultado final será divulgado no dia 22 de março de 2022.

Após selecionado, o docente coordenador da ação de extensão deverá selecionar o(s) estudante(s) bolsista(s) participante(s).  Mais informações sobre processo de submissão e demais orientações sobre a inscrição podem ser encontradas no tutorial orientador disponibilizado no Canal da Proex no Youtube (link para uma nova página). O Edital também pode ser encontrado na página Seleção de Ações Acadêmicas (link para uma nova página), na aba Extensão – Ampla Concorrência e na página Bolsas, Estágios e Projetos (link para uma nova página), na aba Bolsas – 2022 – Extensão.

Pró- Reitoria de Extensão
divulgação.proex@ufca.edu.br