Comunidade externa e estudantes podem avaliar a UFCA até 28/02

Publicado em 13/02/2020. Atualizado em 14/02/2020 às 14h23

Os estudantes da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e também a comunidade externa já podem avaliar as ações da instituição em 2019. Para a sociedade civil, o formulário eletrônico para a avaliação permanecerá disponível até o próximo dia 28 de fevereiro. A avaliação dos professores da UFCA já foi concluída e a dos estudantes está disponível para resposta no Sistema de Gestão Integrada de Ações Acadêmicas (Sigaa/UFCA), também até o próximo dia 28. Cada um desses públicos respondeu/responderá questionários distintos.

Avaliação Institucional

A Avaliação Institucional da UFCA observa o que diz o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei 10.861 em 2004. Pelo Sinaes, as avaliações periódicas das Instituições de Ensino Superior (IES) consideram fatores como estrutura, cursos de graduação e desempenho acadêmico de estudantes, com o objetivo de levantar dados para a melhoria da qualidade da educação superior nacional. Ainda de acordo com o Sinaes, as avaliações das IES devem ser realizadas entre as comunidades interna e externa, assegurado “o caráter público de todos os procedimentos, dados e resultados”.

Dessa forma – além de promover a avaliação institucional – a UFCA mantém uma página na internet pelo qual a comunidade pode acessar os relatórios das avaliações realizadas pela universidade desde 2013 – ano em que a UFCA se desmembrou da Universidade Federal do Ceará (UFC). No relatório referente ao Ciclo 2015-2017, por exemplo, há informações como dados institucionais, número de ingressantes e diplomados na graduação, beneficiários da assistência estudantil e avaliação das instalações físicas, dos equipamentos, da qualidade dos serviços e da acessibilidade nos campi da UFCA.

Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (Proplan/UFCA)
Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Institucional (Cimai-Proplan/UFCA)
+55 (88) 3221.9355
cimai.proplan@ufca.edu.br