Cultura em Ação vai para o segundo mês de atividades. Confira a programação de outubro

Publicado em 29/09/2020. Atualizado em 29/09/2020 às 12h21

O programa Cultura em Ação, iniciativa criada pela Pró-Reitoria de Cultura da UFCA (Procult/UFCA), teve seu início no mês de setembro, com realização de lives semanais, mediadas através do Instagram, com o intuito de divulgar os projetos vinculados à Procult.

No mês de outubro o programa conta com cinco lives confirmadas, que ocorrem sempre às 17h. Confira abaixo a programação:

No dia 1º de outubro, será realiza a live “Engenharia, Cordel e Cariri II”, projeto de fomento à curricularização da Cultura. O intuito do projeto é divulgar técnicas construtivas de construção civil através do cordel, fazendo parcerias com instituições da região do Cariri que trabalham com esse gênero literário. O projeto também promove oficinas de cordel para os alunos do curso de engenharia civil.

No dia 9 de outubro, é a vez do “Resistência no Baixio das Palmeiras”. A iniciativa procura proporcionar a sustentabilidade social e ambiental da Comunidade Baixio das Palmeiras, localizada na região do Crato-CE. A promoção de saúde mental e o estímulo ao fortalecimento da identidade cultural e da memória local fazem parte das ações desse projeto.

Já no dia 15 de outubro, ocorre a live “Imagens do inconsciente: o mundo em telas por crianças autistas do Cariri”. O projeto tem o objetivo de dar a oportunidade de falar além da linguagem escrita, tratando a comunicação das emoções, pensamentos e ideias através da arte.

Outro projeto também voltado para expressões artísticas tem sua vez no dia 22 de outubro. “Arteterapia sustentável” visa trabalhar as emoções, aludindo diversas temáticas através de artesanatos e pinturas, feitos com materiais recicláveis.

A última live do mês acontece no dia 29 de outubro, e vai contar com o projeto “Ensino de xadrez para o ensino médio na escola E.E.M.T.I Governador Adauto Bezerra”. Como o nome já diz, a intenção é introduzir o ensino de xadrez, desenvolvendo a sociabilidade dos estudantes através da prática.

Para conhecer a programação do primeiro mês do Cultura em Ação, clique aqui (link para uma nova página).

Acompanhe a Procult no Instagram @culturaufca, e em outras redes sociais, como Facebook e YouTube para ficar por dentro do Cultura em Ação e de todos os outros programas e projetos vinculados à Pró-Reitoria.

Pró-Reitoria de Cultura
procult@ufca.edu.br