Vida no campus e relação com espaços da UFCA são temas de minicurso e pesquisa de 9 a 11 de dezembro

Publicado em 04/12/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 17h44

Foto: Saulo Mota - Dcom/UFCA

A Divisão de Saúde e Qualidade de Vida da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Cariri (Prae/UFCA), em parceira com o Laboratório de Pesquisa em Psicologia Ambiental do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (Locus/UFC), realiza, de 9 a 11 de dezembro, a pesquisa “Vida no campus: espaços, lugares e qualidade de vida no ambiente universitário”, nos quatro campi da UFCA. A pesquisa tem como objetivo perceber, através da aplicação de um instrumento gerador de mapas afetivos (IGMA), como os campi universitários afetam a vida dos estudantes e qual o significado dos campi para eles.

Após a aplicação do instrumento da pesquisa, que foi desenvolvido pela professora do Departamento de Psicologia da UFC, Zulmira Bomfim, será elaborado um mapeamento das relações afetivas dos estudantes com cada campus da UFCA, com o objetivo de compreender, a partir das respostas dos estudantes, os espaços e como eles incidem no bem-estar dos alunos. A ideia é, com este mapa em mãos, conhecer os elementos positivos e negativos a fim de direcionar ações no intuito de implantar possíveis melhorias.

Confira os locais e horários em que a pesquisa será aplicada em cada um dos campi: Juazeiro do Norte: segunda-feira, 9, de 19h às 21h (sala e20), e terça-feira, 10, de 8h30 às 10h30 (sala i104); Brejo Santo: terça-feira, 10, de 16h30 às 18h30 (miniauditório); Barbalha: quarta-feira, 11, às 10h às 12h (sala de apoio 2); Crato: quarta-feira, 11, de 14h às 16h (laboratório de informática). Os interessados em participar podem fazer inscrições prévias no Forms (link para uma nova página).

Minicurso “Afetividade e relação pessoa-ambiente”

Além da pesquisa, a Prae, também em parceria com o Locus, vai realizar o minicurso “Afetividade e relação pessoa-ambiente: reflexões à luz da Psicologia Socioambiental”, na segunda-feira, 9, de 14h às 17h, na sala i105 do campus Juazeiro do Norte. O minicurso vai apresentar o que são as relações afetivas com o lugar, qual o significado dos espaços de convivência na vida das pessoas, como se dá a afetividade com os lugares e como isso se reverte em bem-estar.

O minicurso, que será ministrado pelos membros do Locus – Fábio Pinheiro, psicólogo e doutorando em Psicologia pela UFC; Mônica Martins, psicóloga e mestranda em Psicologia pela UFC; e Andersson Lima, graduando em Psicologia pela UFC – é aberto aos estudantes da UFCA, terá duração de 4 horas, com inscrições prévias no Forms (link para uma nova página). As vagas são limitadas (40 no total) e haverá emissão de certificado.

Aplicação do Instrumento Gerador de Mapas Afetivos

Brejo Santo: terça-feira, 10, às 16h30 às 18h30 (miniauditório);
Barbalha: quarta-feira, 11, às 10h às 12h (sala de apoio 2);
Crato: quarta-feira, 11), às 14h às 16h (laboratório de informática).

Minicurso “Afetividade e relação pessoa-ambiente: reflexões à luz da Psicologia Socioambiental”

9 de dezembro
Sala i105 – campus Juazeiro do Norte