“Univerciência” estreia nova temporada, com participação de IES nordestinas. Primeiro episódio já está disponível no UFCA TV

Publicado em 28/03/2022. Atualizado em 31/10/2022 às 15h21

O Univerciência – uma iniciativa audiovisual para promoção, popularização e difusão da Ciência produzida por Instituições de Ensino Superior (IES) públicas nordestinas – estreou, neste mês de março de 2022, sua terceira temporada.

O projeto – idealizado em 2020 pela TV da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (TV Uesb) e impulsionado por uma parceria com a TVE (televisão pública do estado da Bahia) e com diversas IES da região Nordeste – consiste na criação de programas de TV construídos a partir de vídeos menores, enviados pelas instituições participantes, tematizando a relação do cotidiano da população nordestina com os resultados da produção de conhecimento nas IES parceiras. Na primeira temporada (link para uma nova página), foram elaborados 15 programas, com cerca de 26 minutos cada um. Com o sucesso da iniciativa, outras instituições foram convidadas a também participarem – entre elas, a Universidade Federal do Cariri (UFCA). Com isso, o programa passou a ter a colaboração de 40 instituições, entre elas, todos os 11 Institutos Federais no Nordeste e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Atualmente diversas emissoras de TV aberta, em 12 estados brasileiros, além do Canal Saúde e do Canal Futura, transmitem o programa, que também é disponibilizado nos canais na Internet de cada instituição participante, sejam TVs públicas, universidades ou institutos federais. O público potencial estimado de todos esses canais, somados, é de 100 milhões de pessoas.

Na UFCA, a terceira temporada do programa estreia nesta segunda-feira, 28 de março de 2022, no canal oficial da Universidade no YouTube (UFCA TV – link para uma nova página). O primeiro episódio traz, entre os seus destaques, o desenvolvimento de um cosmético clareador de manchas na pele, a partir da aroeira, e a criação de um asfalto ecológico. A atração semanal mostra ainda o estudo de ações de preservação do cavalo marinho e as relações entre catolicismo e o mundo contemporâneo.

Programa Univerciência
univerciencia@uesb.edu.br

Veiculação Terceira Temporada
Às segundas-feiras, às 16h, no UFCA TV, a partir do dia 28 de março de 2022.