UFCA Sustentável: conheça as ações que buscam a sustentabilidade na UFCA

Publicado em 05/03/2020. Atualizado em 08/11/2022 às 17h15

Foto: Dcom/UFCA

Buscando reduzir os impactos causados no meio ambiente, a Universidade Federal do Cariri (UFCA), através do UFCA Sustentável, busca implantar uma cultura sustentável na instituição. Para isso, a UFCA conta com atividades e ações de sustentabilidade em todos os campi e setores, norteadas pela Política de Gestão da Sustentabilidade (link para uma nova página) e pelo Plano de Logística Sustentável (link para uma nova página).

Conheça abaixo algumas das ações e reduções de impacto já alcançadas:

Redução

A UFCA reduziu em 25% o consumo de copos descartáveis nos setores administrativos. Desde 2017, a UFCA não compra mais copos descartáveis. No Refeitório Universitário, foram adotados copos reutilizáveis, evitando o consumo de 1.600 copos descartáveis todos os dias em Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha.

A Universidade também reduziu em 32% do uso de papel em toda a instituição. Também houve a implantação global de núcleos de impressão compartilhada entre os setores, reduzindo, assim, o número de impressoras e cartuchos gerando a diminuição do lixo eletrônico, além de maior controle das cotas de impressão e diminuição do desperdício.

Reciclagem

Através do Programa Coleta Seletiva Solidária (link para uma nova página), a UFCA aumentou em 200% a doação anual de resíduos recicláveis do ano de 2017 para 2019. A doação de materiais recicláveis se dá pela coleta dos resíduos plásticos, papéis, papelão, metais e eletrônicos e posterior doação desses materiais à Associação de Catadores Engenho do Lixo. Esses resíduos são convertidos em renda para a associação, além de dar uma destinação ambientalmente adequada aos resíduos sólidos.

Campanhas

A política de sustentabilidade da UFCA também realiza campanhas através de educação ambiental com as equipes de terceirizados da limpeza, nas quais se desenvolve estratégias para que, na execução das atividades de limpeza, se reduza o consumo de materiais e recursos.

Em locais com potenciais fontes de desperdício de água e energia, tais como banheiros, bebedouros e próximo a interruptores de lâmpadas, são afixados cartazes para chamar a atenção do usuário para evitar desperdícios.

Novidades

Em 2019, foi iniciado o monitoramento do consumo de energia pela Coordenadoria de Gestão da Sustentabilidade (CGS), da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (Proplan/UFCA), a fim de estabelecer estratégias para evitar o desperdício de energia. O monitoramento já está sendo feito em alguns blocos do campus Juazeiro do Norte.

Como colaborar

Além de ter uma política e planos para reduzir o impacto ambiental da UFCA, é importante a ação individual de todos que fazem parte da universidade. Dessa forma, todos podem colaborar com a cultura de sustentabilidade na UFCA evitando desperdício de água, de energia e de consumo de plásticos, bem como destinando os resíduos produzidos em recipientes específicos para cada um dos tipos de resíduos disponibilizados no campus.

Para conhecer as atividades desenvolvidas pela UFCA em 2019, acesse o Catálogo de Sustentabilidade 2019 (link para uma nova página) e conheça mais sobre esta política institucional da UFCA.

UFCA Sustentável
Campus Juazeiro do Norte