UFCA segue com IGC 4 em último levantamento do Inep. Indicador compõe Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Publicado em 31/03/2023. Atualizado em 31/03/2023 às 17h20

Foto: Vitorino Silva - Dcom/UFCA

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) permaneceu na faixa 4 no mais recente levantamento do Índice Geral de Cursos (IGC). O IGC e também o Conceito Preliminar de Curso (CPC), referentes a 2021, foram divulgados pelo Inep/MEC no último dia 28 de março de 2023.

O IGC varia de zero a 5. As faixas 1 e 2 reúnem as instituições avaliadas com nível “insatisfatório”; a faixa 3, as com nível “regular”; a faixa 4, as com nível “bom” e a faixa 5, as com nível “muito bom”.

O indicador é calculado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), imediatamente após a divulgação dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O objetivo é avaliar qualitativamente as instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil.

Resultados da UFCA

Nos anos anteriores, contados desde 2014 (a UFCA existe desde 2013), a UFCA atingiu notas 2,56 (2014), 2,55 (2015) e 2,59 (2016) – todas enquadradas na faixa 3 do IGC. Já no resultado publicado em 2019 (portanto referente ao Enade 2017, calculado durante o ano de 2018), a UFCA atingiu nota 2,9207. A nota foi a última da UFCA na faixa 3.

Conforme o titular da Coordenadoria de Dados Acadêmicos da Pró-Reitoria de Graduação (CGDA-Prograd/UFCA), Demétrius Cartaxo, a nota de mudança da faixa 3 para a 4 é 2,945 (não tão distante dos valores registrados nos levantamentos anteriores).

Desde o resultado referente ao Enade 2018, calculado em 2019 e divulgado em 2020, a UFCA vem se mantendo na faixa 4. A nota obtida pela Universidade no último levantamento foi 3,190.

IGC pelo Brasil

Em todo o Brasil, entre as 111 instituições públicas de Ensino Superior avaliadas, 72 (64,9%) alcançaram a faixa 4 no IGC. Além disso, nenhuma das 39 instituições restantes obteve conceito 1 ou 2.

Já na avaliação de 979 estabelecimentos de Ensino privados com fins lucrativos, 656 (67%) ficaram na faixa 3, considerada regular.

Cálculo

O ICG é construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada IES. Assim, é sintetizado, em um único indicador, a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de Ensino.

Indicadores de Qualidade da Educação Superior

No Brasil, foi estabelecido o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), por força da Lei Nº 10.861/04. O Enade é um dos processos avaliativos previsto para a operacionalização do Sinaes.

O IGC e o CPC são dois dos quatro Indicadores de Qualidade da Educação Superior, que fazem parte do ciclo de resultados calculados a partir do Enade. O Conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) foram publicados em 2022.

Com informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFCA
prograd@ufca.edu.br