UFCA recebe mais 34 de bolsas do CNPq de iniciação científica e tecnológica. Novos bolsistas devem ser indicados até dia 11

Publicado em 06/09/2023. Atualizado em 06/09/2023 às 12h18

Foto: Gabriela Meneses - Dcom/UFCA

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) recebeu, neste mês de setembro, um incremento de 34 bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para os programas institucionais de Iniciação Científica e Tecnológica. As cotas valem para o segundo ciclo de bolsas da edição 2022/2024, ou seja, entram em vigência neste mês de setembro e seguem até agosto de 2024.

As bolsas suplementadas são aquelas pagas a estudantes de todas as áreas de conhecimento que são selecionados/as para fazer parte dos projetos de pesquisa de docentes e técnico-administrativos da UFCA.

Atualmente, com financiamento do CNPq, a Universidade conta com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti). O Pibic possui ainda as modalidades de Ações Afirmativas (Pibic-AF) e Ensino Médio (Pibic-EM).

Com o incremento, a UFCA passou de 30 bolsas Pibic para 54; 1 Pibic-AF para 10; 3 Pibiti para 4. As bolsas do Pibic-EM, destinadas a estudantes do ensino médio que participam de projetos de educação científica, permaneceram com o mesmo quantitativo de 14 bolsas. Atualmente, cada cota possui o valor de R$ 700. Somente a Pibic-EM tem o valor de R$ 300.

Distribuição

A partir da suplementação, a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI/UFCA), que é responsável por administrar as bolsas, fez uma distribuição, contemplando inicialmente aqueles/as pesquisadores/as que não haviam recebido nenhuma cota e, em seguida, voltando a contemplar quem havia sido contemplado parcialmente, conforme o ranking da pontuação do currículo por unidade acadêmica.

De acordo com a coordenadora de Pesquisa da PRPI/UFCA, professora Clarice Dias de Albuquerque, todos os anos, por meio do edital do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (PIICT/UFCA), os/as pesquisadores/as da Universidade são ranqueados por unidade acadêmica, por meio da pontuação do Currículo Lattes. “Para saber quanto vai para cada unidade acadêmica, fazemos um cálculo de proporção por demanda de cada unidade, dependendo da quantidade de projetos submetidos pela unidade que aquela unidade enviou”, explica.

Na sequência de distribuição, pesquisadores/as bolsistas de produtividade têm precedência no recebimento das cotas, em virtude de exigências dos editais do CNPq. Para ter acesso às bolsas da agência de fomento e distribuir entre os/as pesquisadores/as da UFCA, a Universidade concorre, a cada dois anos, a um edital específico que distribui as cotas para as instituições de ensino superior.

Em virtude da suplementação, a PRPI/UFCA solicita que os/as pesquisadores/as verifiquem o resultado final atualizado e indiquem, até o dia 11 de setembro de 2023, os/as bolsistas selecionados/as para que haja tempo hábil de fazer o cadastro na plataforma do CNPq, garantindo que sejam inseridos/as na folha de pagamento da agência do mês de setembro.

Conforme a coordenadora de pesquisa, o incremento na cota de bolsas é fundamental para ampliar as possibilidades dos/as estudantes da UFCA terem acesso à iniciação científica e com direito à remuneração, além de propiciar melhorias na pesquisa da Instituição. “A gente passou a possibilitar que mais 34 estudantes recebessem essas bolsas (…)  Abre as possibilidades de melhorar a pesquisa dos/as nossos/as docentes e técnicos/as”, ressaltou.

Outras bolsas

Atualmente, além das cotas do CNPq, a Universidade também conta com outras bolsas de Pesquisa. São 32 da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e 110 da própria UFCA. Essas duas formas de financiamento, que disponibilizam bolsas também de R$ 700, não possuem cotas para o Ensino Médio.

Mais informações sobre as modalidades de bolsas no Portal da UFCA. Dúvidas também podem ser enviadas para o e-mail atendimento.prpi@ufca.edu.br.

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação
prpi@ufca.edu.br