UFCA realiza mais uma edição da campanha de doação de sangue no campus Juazeiro do Norte. Ação ocorre no próximo dia 5 de dezembro

Publicado em 22/11/2022. Atualizado em 22/11/2022 às 14h12

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) vai realizar, no dia 5 de dezembro de 2022, mais uma edição da Campanha de Doação de Sangue no campus Juazeiro do Norte. Essa iniciativa faz parte de uma parceria da UFCA com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), assinada durante o “junho vermelho”, para estimular a doação de sangue voluntária entre os integrantes da comunidade acadêmica. A última ação realizada por essa parceria entre a UFCA e o Hemoce ocorreu no dia 31 de agosto deste ano.

Nesta nova edição da campanha, as doações podem ser realizadas das 8h às 16h, no auditório Beata Maria de Araújo (bloco H). Para efetivar a doação, os interessados devem apresentar documento oficial com foto, estar saudáveis, bem alimentados, pesar mais de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos. Outra indicação importante é evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação.

Os candidatos à doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos devem apresentar o Termo de Consentimento assinado pelo responsável legal, disponível para download no Portal do Doador. O limite de idade para a primeira doação é de 60 (sessenta) anos, 11 (onze) meses e 29 (vinte e nove) dias.

O intervalo para novas doações de sangue varia entre pessoas do sexo masculino e feminino. No caso de pessoas do sexo masculino, o tempo estipulado entre uma doação e outra é de dois meses, podendo realizar até quatro doações por ano. Pessoas do sexo feminino podem realizar uma nova doação de sangue a cada três meses, com um limite de três doações por ano.

Se preferirem, os doadores também poderão fazer agendamento prévio pelo telefone do Hemoce: (88) 3102-1169

Serviço

Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas
Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT-Progep/UFCA)
cqvt.progep@ufca.edu.br