UFCA promove hoje sua primeira colação de grau remota. Prograd lança Portaria regulamentando modalidade até o fim da pandemia

Publicado em 13/08/2020. Atualizado em 08/11/2022 às 17h25

Foto: Dcom/UFCA

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) realiza, nesta quinta-feira, 13 de agosto de 2020, sua primeira colação de grau especial de forma remota. O evento será transmitido pelo Auditório Virtual da UFCA (link para uma nova página), às 16h, conduzido pela reitora em exercício da UFCA, Laura Hévila.

A colação de grau especial ocorre quando a(o) formanda(o) necessita colar grau antecipadamente, sem a cerimônia formal, por motivos específicos, como aprovação em cursos de pós-graduação, aprovação em concurso público ou contratação em empresas. A colação especial de hoje visa beneficiar estudantes que atualmente participam de seleções de mestrado, para que possam comprovar a conclusão das suas graduações a tempo de participarem desses processos seletivos.

Na ocasião, três estudantes de graduação vão receber o grau que encerra suas respectivas formações: dois dos discentes – Leonardo Alves Pinto e Thalia Delmondes de Souza – vão concluir o curso de bacharelado em Engenharia de Materiais e um – Antonio Ismal da Silva Lima -, o curso de licenciatura em Filosofia. Os familiares receberão links para acompanhar a cerimônia, realizada em sala virtual da plataforma Google Meet, da qual também vão participar o pró-reitor de graduação da UFCA, Plácido Andrade; a coordenadora do curso de Engenharia de Materiais, Maria Isabel Brasileiro; e a coordenadora do Curso de Filosofia (Licenciatura), Maria Célia dos Santos.

Portaria estabelece colações de grau remotas durante o contexto de pandemia

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFCA) publicou também hoje uma Portaria (link para uma nova página) disciplinando colações de grau remotas na UFCA, em substituição às cerimônias solenes e presenciais, durante a suspensão das atividades nos espaços físicos da Universidade. Entre os destaques do texto está o uso obrigatório da beca para o(a) ocupante da Reitoria, nas cerimônias que substituírem as colações de grau formais – chamadas pela Prograd/UFCA de “coletivas”. Para as demais autoridades e graduandos, o uso da vestimenta é facultativo.

Já nas cerimônias de colações de grau especiais, como é o caso da de hoje, fica dispensado o uso da beca também para o(a) ocupante da Reitoria, com orientação do Cerimonial para que os participantes utilizem traje esporte fino. Também de acordo com a Portaria, os formandos deverão obrigatoriamente participar da cerimônia virtual com suas credenciais de acesso ao seu e-mail pessoal institucional, no domínio @aluno.ufca.edu.br.

Apesar de não determinar número mínimo de graduandos nas cerimônias coletivas, a Portaria prevê que os eventos serão realizados após o acúmulo de pelo menos 30 solicitações de colação, por meio do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac-UFCA), ou quando completarem dois meses da última cerimônia de colação de grau coletiva realizada remotamente. Os pedidos de colações de grau coletivas poderão ser formalizados a qualquer tempo.

Consuni/UFCA já autorizou pedidos de antecipação de estudos para permitir formaturas

Antes da pandemia, o Regulamento dos Cursos de Graduação da UFCA (link para uma nova página) já permitia que discentes solicitassem antecipação de estudos, limitada a 160 horas (equivalente a 10 créditos), para viabilizar colações de grau. A antecipação deveria vir justificada por razões como proposta de emprego, aprovação em concursou ou em cursos de pós-graduação. Com a Resolução nº 19, de 15 de junho de 2020 (link para uma nova página), o Conselho Universitário (Consuni/UFCA) – considerando o contexto epidemiológico presente – flexibilizou os critérios para antecipação de estudos, a fim de não prejudicar os estudantes de último semestre que teriam de aguardar o retorno das atividades presenciais para concluir suas graduações. Assim, estudantes que concluiriam seus cursos em 2020.1 podem pedir antecipação de estudos sem limite de horas e sem justificativa.

Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFCA)
prograd@ufca.edu.br