UFCA promove ciclo formativo aberto ao público sobre qualidade de vida no trabalho, acessibilidade e assédio

Publicado em 29/09/2023. Atualizado em 29/09/2023 às 11h25

Campus Juazeiro do Norte da UFCA. Foto: Luyan Costa - Dcom/UFCA

A Universidade Federal do Cariri (UFCA), por meio da Pró-Reitoria de Administração (Proad/UFCA), promoverá, nos meses de outubro e novembro, o primeiro Ciclo Formativo da Proad/UFCA. O primeiro momento será nos dias 17 e 18 de outubro de 2023. O segundo momento ocorrerá nos dias 27 e 28 de novembro de 2023.

Com temáticas sobre qualidade de vida no trabalho, acessibilidade e assédio sexual e moral, o ciclo será um momento de discussão e de reflexão sobre as relações de trabalho  no ambiente universitário. É aberto à comunidade interna e externa à UFCA, que tenha interesse nos assuntos debatidos.

As inscrições podem ser feitas a partir do dia 2 de outubro de 2023 até o primeiro dia do evento, por meio da Plataforma Forms/UFCA.

Nesta edição, o evento conta com a parceria da Ouvidoria/UFCA, das Pró-Reitorias de Extensão (Proex/UFCA) e de Gestão de Pessoas (Progep/UFCA), da Reitoria/UFCA, da Secretaria de Processos Disciplinares e Comissões Permanentes (Sepad/UFCA), da Unidade de Gestão da Integridade (UGI/UFCA) e da Secretaria de Acessibilidade (Seace/UFCA).

Programação

Toda a programação será realizada presencialmente no campus Juazeiro do Norte. No primeiro momento, dias 17 e 18 de outubro, haverá palestras sobre clima organizacional, qualidade de vida no trabalho e atendimento para pessoas com deficiência.

No segundo momento, que ocorrerá nos dias 27 e 28 de novembro, o ciclo abordará palestras sobre assédio sexual e moral, gestão do tempo e comunicação não violenta no ambiente de trabalho.

Ciclos formativos

O pró-reitor de Administração da UFCA, Tiago Alencar, explica que os ciclos formativos pretendem contribuir com a aproximação da comunidade universitária e da sociedade no fortalecimento de uma organização com relações positivas, saudáveis e produtivas e com um ambiente de trabalho inclusivo e harmônico.

A intenção é que ocorram ciclos formativos anualmente, com diferentes temáticas relacionadas ao trabalho no serviço público. Conforme Tiago Alencar, para o próximo ano, a previsão é que o evento aborde também orientações sobre áreas técnicas relacionadas a licitações, compras, contratos e patrimônio.

Confira a programação completa:

Terça-feira, 17 de outubro de 2023
Mesa de abertura
Palestrantes: Reitor, Pró-Reitor de Administração e Coordenador da Cter
Horário: das 13h30 às 14h

Terça-feira, 17 de outubro de 2023
Palestras: Clima organizacional e qualidade de vida no trabalho; Pessoas com deficiência: reflexões sobre conceitos e práticas
Palestrantes: Larissa Vasconcelos, Psicóloga e professora do curso de Psicologia da Unileão; Francileuda de Lima, Secretária de Acessibilidade da UFCA.
Horário: das 14h às 17h30

Quarta-feira, 18 de outubro de 2023
Palestra: Como atender no dia a dia as pessoas com deficiência
Palestrantes: Francileuda Teixeira, Secretária de Acessibilidade da UFCA; David Araújo, Gerente da Divisão de Serviços Acessíveis; Alex de Souza, Estagiário do Curso de Letras Libras; Alseni Silva, Chefe da Seção de produção de Materiais didáticos acessíveis; Maxwell Teles, Fiscal de Serviços de Manutenção Predial
Horário: 8h às 13h
Local: campus Juazeiro do Norte/UFCA (bloco E, Miniauditório Bárbara de Alencar)

Segunda-feira, 27 de novembro de 2023
Palestra: Assédio sexual no ambiente de trabalho: Medidas jurídicas preventivas e punitivas; Comunicação não violenta e cultura de paz no ambiente de trabalho; A autocomposição na Ouvidoria: resolução positiva de conflitos
Palestrantes: Gabriela Clemente, Advogada da Casa de Apoio à Mulher Cearense; Tamyris Madeira, Advogada e secretária geral adjunta da OAB Juazeiro do Norte; Debora Bezerra, Ouvidora interina da UFCA
Horário: 14h às 17h

Terça-feira, 28 de novembro de 2023
Palestra: Gestão do Tempo: como otimizar seu tempo e elevar sua produtividade
Palestrantes: Mirna Fontenele, Coordenadora de Qualidade de Vida no Trabalho (Progep/UFCA).
Horário: 8h às 12h

Terça, 28 de novembro de 2023
Palestras: Instrumentos de prevenção e combate ao assédio moral no ambiente de trabalho; assédio moral sob a perspectiva disciplinar
Palestrantes: Rawlisson Mendes, Professor e advogado da área trabalhista; Aretuza Tenório, Secretária de Processos Disciplinares e Comissões Permanentes da UFCA