UFCA passa a ter acesso à plataforma de e-books da maior editora do mundo, com mais de 14 mil exemplares

Publicado em 20/03/2024. Atualizado em 20/03/2024 às 11h11

Foto: Davi Moreira - Dcom/UFCA

Neste mês de março de 2024, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) passou a fazer parte do grupo de mais de 900 instituições com acesso à Biblioteca Virtual da Pearson. A partir dessa assinatura, a comunidade acadêmica da UFCA poderá ter acesso a mais de 14 mil exemplares. 

A plataforma multidisciplinar de e-books da Pearson existe desde 2005 e faz parte da Pearson Higher Education – multinacional britânica com foco na educação, considerada a maior editora de livros do mundo.

No caso da parceria com a biblioteca virtual da Pearson, a comunidade acadêmica da UFCA poderá acessar exemplares de diversas áreas do conhecimento como Administração, Marketing, Engenharia, Direito, Letras, Economia, Computação, Educação, Medicina, Enfermagem e Psiquiatria. 

A plataforma também possibilita que os e-books sejam baixados e lidos, posteriormente, de modo off-line, 24 horas por dia. Por meio da plataforma, a comunidade acadêmica da UFCA também não precisará se preocupar com prazos para devolução da obra e, consequentemente, com possíveis multas decorrentes de atrasos. 

Estima-se que a Pearson tenha cerca de 4 milhões de usuários ativos atualmente. Por sua vez, esses usuários, além de terem acesso aos livros da biblioteca, ainda podem acessar exemplares de outras 30 editoras parceiras da empresa. 

A adesão à plataforma Pearson é mais um movimento da UFCA em direção à expansão da oferta de e-books para a comunidade acadêmica. Em 2023, a UFCA também passou a ter acesso à plataforma “Minha Biblioteca”, que disponibiliza mais de 10 mil livros virtuais para discentes, docentes, técnico-administrativos e terceirizados da Universidade. 

De acordo com diretor do Sistema de Bibliotecas da UFCA, Jorge Nogueira, a plataforma da Pearson é mais uma das estratégias usadas pela Instituição para ampliar o acesso à informação: “A UFCA contratou mais uma plataforma para ampliar o acesso à informação da comunidade acadêmica, considerando que agora mais títulos estão disponíveis para os diversos cursos”, destacou.

Como a comunidade acadêmica da UFCA pode acessar?

O acesso à biblioteca virtual da Pearson é direcionado para discentes, docentes, técnico-administrativos e terceirizados da UFCA. 

Para solicitar acesso à biblioteca virtual, é necessário preencher um formulário de cadastro, informando nome completo, categoria da qual faz parte dentro da comunidade acadêmica da UFCA e o curso ao qual está vinculado. Interessados devem, no entanto, estar logados no e-mail institucional (@ufca.edu.br) para responder ao formulário. 

A plataforma também realiza duas capacitações por mês, conforme calendário de treinamentos 2024

A participação da comunidade acadêmica nessas plataformas, segundo Jorge, é importante para a renovação de acervos virtuais como a “Minha Biblioteca” e a Biblioteca Virtual da Pearson: “Para o processo de renovação do acervo virtual iremos considerar, entre outras variáveis, o número de acessos [dessas plataformas]”, ressaltou.

Serviço

Diretoria do Sistema de Bibliotecas
bvpearson.sibi@ufca.edu.br