UFCA passa a integrar Iniciativa de Impacto Acadêmico da ONU

Publicado em 14/10/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 17h04

Foto: Luyan Costa

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) passou a integrar a Iniciativa de Impacto Acadêmico (em inglês, United Nations Academic Impact) da Organização das Nações Unidas (Unai/ONU). Criada em 2010, a Unai é uma rede de compartilhamento de conhecimentos, pesquisas e soluções para os múltiplos desafios globais contemporâneos, da qual fazem parte mais de 1.300 instituições de Educação Superior, em cerca de 130 países. A proposta é aproveitar o ambiente de inovação das universidades, aliando a energia de jovens acadêmicos e a experiência de professores/pesquisadores a serviço da humanidade.

A UFCA passou a integrar a Unai oficialmente na última sexta-feira (11). Com mais de 30 instituições componentes, o Brasil está representado na rede global por algumas das mais prestigiadas universidades do país, como as Federais do Rio de Janeiro (UFRJ), de Minas Gerais (UFMG), do Ceará (UFC), da Paraíba (UFPB) e do Paraná (UFPR); as Estaduais de São Paulo (USP), de Campinas (Unicamp) e Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e também instituições privadas, como a Plesbiteriana Mackenzie.

Certificado que atesta ingresso da UFCA na Iniciativa de Impacto Acadêmico da ONU.

A Unai se propõe a fortalecer iniciativas que contribuam com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, estabelecidos na Agenda 2030 da instituição. A rede se concentra em dez princípios, contemplados pela Agenda e relacionados diretamente com a Educação. São eles: 1- Enfrentar a pobreza pela Educação; 2- Construir capacidades nos sistemas de Educação Superior de todo o mundo; 3- Oferecer oportunidades educativas para todas as pessoas (independente de seu gênero, raça, religião ou etnia); 4- Encorajar a cidadania global por meio da Educação; 5- Oferecer condições para ingresso na Educação Superior; 6- Assumir compromisso com os direitos humanos (entre eles, a liberdade de pesquisa, de opinião e de expressão); 7- Promover o diálogo, o entendimento intercultural e o desaparecimento da intolerância pela Educação; 8- Promover a paz e a resolução de conflitos pela Educação; 9- Promover a sustentabilidade pela Educação e 10- Assumir compromisso com os princípios fundamentais da Carta das Nações Unidas.

Agora integrante da Unai, a UFCA deve demonstrar apoio a pelo menos um dos dez princípios da iniciativa, por meio da realização de eventos e atividades ou pela elaboração de publicações temáticas. A Unai só requisita uma atividade por ano para a manutenção do título de membro da iniciativa.

“Em dezembro de 2018, a Unai convidou universidades brasileiras para participar da rede. Desde então, as instituições nacionais vêm aderindo [à iniciativa]. A ideia é que, por meio da Unai, as universidades componentes divulguem os impactos acadêmicos que provocam nas suas respectivas comunidades”, explica o titular da Secretaria de Cooperação Internacional da UFCA, David Vieira. Segundo ele, a articulação da UFCA para ingresso na Unai teve início com uma reunião, em Brasília, do Conselho de Gestores de Relações Internacionais das Instituições Federais de Ensino Superior (CGRIfes), ocorrida em junho. Conforme o secretário, o órgão colegiado discutiu a criação de um conselho Nordeste de Gestores de RI das Ifes, que teria como uma das primeiras metas realizar a Conferência Internacional das Universidades Federais do Nordeste e da Universidade Soka do Japão. O conselho regional promoveu o encontro no último mês de agosto, em Recife, no qual foi assinado um convênio de intercâmbio de conhecimentos científicos e populares para o desenvolvimento de tecnologias sociais capazes de reduzir a pobreza e promover a sustentabilidade.

Segundo a Vice-Reitora da UFCA, Laura Hévila, também titular da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI), o ingresso da UFCA se deu aliado a outras organizações de Ensino Superior nordestinas: “Fomos convidados a encaminhar uma proposta para participar da rede de forma mais articulada entre nós, mapeando os projetos que tinham alinhamento com os ODS. Para a UFCA, é uma oportunidade de mostrar para o mundo que nossos projetos já atuam em enfrentamentos que buscam soluções globais”, disse.

Em entrevista durante a última colação de grau do campus Icó, no fim de agosto passado, o Reitor da UFCA, Ricardo Ness, ressaltou a vocação do Nordeste para tecnologias sociais: “Na UFCA, temos os exemplos do Jardim Sensorial, no campus Crato, e da Rede Enactus, que confecciona diferentes tecnologias sociais em benefício de populações em vulnerabilidade, como os biodigestores”, afirmou. O Jardim Sensorial da UFCA foi uma das tecnologias sociais certificadas pelo Prêmio Fundação Banco do Brasil TS 2019. Já a Enactus na instituição, por sua vez, já acumula premiações importantes, como o reconhecimento, pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), do trabalho desenvolvido pelo time na UFCA.

Presente na Conferência Internacional realizada em Recife, a Pró-Reitora de Extensão da UFCA, Fabiana Lazzarin, comenta a importância do ingresso da UFCA na Unai: “É fundamental, tanto como um processo catalisador de nossas ações – que já vão ao encontro da coesão social, da redução de desigualdades e da resolução de conflitos por meio da Educação – quanto como um reconhecimento do esforço que toda a comunidade acadêmica (por meio de docentes, discentes, servidores técnico-administrativos e colaboradores terceirizados) vem dedicando nos seus 6 anos de existência”, opina.

Gabinete da Reitoria
Centro Multiuso de Juazeiro do Norte (Vapt-Vupt) – 3º andar