Jardim Sensorial da UFCA recebe certificação da Fundação Banco do Brasil

Atualizado em 12/09/2019 às 09h07

Foto: Divulgação - Jardim Sensorial

Com menos de um ano de existência, o Jardim Sensorial da Universidade Federal do Cariri (UFCA) recebeu uma certificação do Prêmio Brasil de Tecnologia Social, iniciativa da Fundação Banco do Brasil (FBB) que busca identificar, selecionar e certificar tecnologias sociais.

O Jardim é uma ação do projeto “Grupo Sementes do Amanhã”, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFCA. Construído a partir de restos de materiais de construção e doação de materiais recicláveis, foi inaugurado em outubro de 2018, no campus Crato, e é coordenado pela professora Cláudia Araújo Marco, com dois bolsistas remunerados e seis voluntários.

O projeto visa a utilização do espaço para experiências sensoriais em contato com a natureza. Adaptado para integrar especialmente as pessoas com deficiência visual, o jardim está aberto para visitação constante no Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade (CCAB/UFCA), ocupando um espaço anteriormente ocioso.

Além do público em geral, o Jardim Sensorial também recebe visitas de escolas e realiza atividades itinerantes voltadas para a educação ambiental, sustentabilidade e inclusão social. Com a certificação, o Jardim passa a fazer parte do Banco de Tecnologias Sociais da FBB, sendo reconhecido como uma iniciativa capaz de causar impacto positivo e efetivo na vida das pessoas, e que pode ser implementado em âmbito local, regional ou nacional. De um total de 800 inscrições, foram selecionadas, para compor o banco, 118 iniciativas brasileiras e outras 5 na América Latina.

Cláudia acredita que a conquista da certificação é notória, pois possibilita que o projeto seja aplicado em outros locais. “A partir disso, o Jardim Sensorial amplia e divulga sua principal finalidade, que é conscientizar a sociedade local para o respeito às diferenças, com ênfase aos deficientes visuais, além de estimular a consciência ambiental”, afirma a professora.

A professora afirma ainda que a certificação passa a ser uma importante ferramenta  de cunho extensionista para a UFCA, pois contribui na  aproximação da Universidade com a comunidade e corrobora um dos seus valores,  que é ser uma Universidade que prima pela responsabilidade social e sustentabilidade.

O Prêmio

O Prêmio da FBB é realizado a cada dois anos e premia experiências de tecnologias sociais de destaque, observando-se os critérios de inovação, nível de envolvimento da comunidade, transformação social e potencial de replicabilidade.

As tecnologias sociais certificadas no processo de premiação compõem o Banco de Tecnologias Sociais (BTS), que apresenta informações detalhadas de cada tecnologia e os contatos das instituições que as desenvolveram. O Banco de TS tem por finalidade promover e fomentar as tecnologias sociais, por meio de sua disseminação e divulgação.

As tecnologias que não receberam o prêmio, mas foram certificadas podem participar de editais de fomento da FBB.

Jardim Sensorial
Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade (CCAB) – Campus Crato