Trabalho do Time Enactus UFCA é reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente

Publicado em 19/11/2018. Atualizado em 31/10/2022 às 11h21

Nesta sexta-feira (9), o time Enactus na Universidade Federal do Cariri (UFCA) participou de programação na Semana Nacional de Conscientização da Perda e Desperdício de Alimentos 2018 – promovida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). A participação é um reconhecimento aos projetos Bio +, que fomenta práticas e tecnologias de baixo custo para o plantio de hortaliças e frutas de forma sustentável, e Rede de Associados do Time Enactus UFCA (Redae), que atua na comercialização e divulgação do que é produzido. Este ano, a Enactus UFCA participou do edital “Boas práticas no combate a perda e ao desperdício de alimentos”, lançado pelo MMA, que buscava selecionar as iniciativas que promovessem maior aproveitamento de comida no país considerando 5 eixos: produção, pós-colheita, processamento, comercialização e consumo. O time foi uma das 5 melhores ações selecionadas no eixo “produção”.  

No evento de hoje, em Brasília, representantes das três melhores iniciativas de cada eixo puderam apresentar suas ações. Pela Enactus UFCA, a estudante do sexto semestre de Engenharia Civil, Heloísa Ávila, viajou até a capital federal com despesas pagas pelo MMA. Na oportunidade, Heloísa pôde explanar sobre o Bio+, por meio do qual o time vem trabalhando com um biodigestor que auxilia na produção de biofertilizante (o que dispensa a compra de fertilizantes químicos) e biogás (que emite 20 vezes menos gases do efeito estufa que o gás de cozinha tradicional). O trabalho vem beneficiando cerca de 15 famílias do Cariri, nas comunidades Sítio Boa Esperança e Sítio Espinhaço, com atuação também na feira da Escola de Saberes e a Escola Edvard Teixeira Ferrer. 

Rede Enactus 

A Enactus envolve mais de 1730 instituições de ensino em todo o mundo. Fundada em 1975, nos Estados Unidos, atua no Brasil desde 1998 e tem times espalhados em mais de 100 universidades nacionais, com projetos que causam impacto positivo em comunidades por meio de ações empreendedoras.  

Saiba Mais

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), estima que, todo ano, aproximadamente 1,3 bilhão de toneladas de alimentos no mundo são perdidas. O que equivale a mais de 30% da produção de comida no Brasil que só em 2013 produziu 26,3 milhões de toneladas de alimentos.