Cirurgia Geral

Publicado em 25/07/2019. Atualizado em 20/11/2023 às 16h40

Duração
3 anos
Vagas por ano
2
Primeiro Credenciamento
2009
Último ato autorizativo CNRM
Parecer 1372/2021

Supervisor (titular): André Alencar Moreira

Supervisor (suplente): Geamberg Einstein Cruz Macedo

A Cirurgia Geral é uma das especialidades mais tradicionais, exigindo um treinamento rigoroso e estruturado, que vem sendo submetido a constantes atualizações quanto aos conhecimentos e habilidades adquiridas e quanto ao próprio tempo de formação. A residência em Cirurgia Geral tem uma duração de três anos. Sua organização atende a diferentes estágios ou rotações, onde os residentes são expostos a diferentes subespecialidades e cenários clínicos focados em enfermarias, centros cirúrgicos, ambulatórios e plantões.

O programa é dividido em aulas teóricas, práticas, plantões e participação em congressos. São abordados temas como cirurgia do trauma, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia oncológica, entre outros. Os residentes são constantemente supervisionados por cirurgiões experientes, que os orientam em procedimentos, tomadas de decisão e no desenvolvimento de habilidades nos hospitais de referência na região do Cariri.

Nos primeiros dois anos, os residentes atuam principalmente como assistentes dos procedimentos, mas progressivamente assumem a posição de cirurgião principal sob supervisão. A complexidade dos procedimentos também aumenta com o avanço no programa. Eles são responsáveis pelo atendimento de pacientes em ambulatórios, realizando consultas, planejamentos cirúrgicos e pós-operatórios.

Os residentes também têm a responsabilidade de atender em emergências, onde desenvolvem habilidades em triagem, diagnóstico rápido, tratamento de pacientes em situações críticas e abordagem cirúrgica do trauma em serviços de saúde em nível secundário e terciário da região. A pesquisa é incentivada, e muitos programas requerem que os residentes realizem projetos e apresentem seus achados em conferências. Ao fim da residência o médico residente deve apresentar Trabalho de Conclusão de Curso para obtenção do Certificado do programa de residência médica em cirurgia geral.

O residente também terá a oportunidade de desenvolver habilidades de comunicação, trabalho em equipe, liderança e empatia e ensino que são essenciais para a prática médica. A residência em cirurgia geral é um programa intensivo e rigoroso que prepara os médicos para uma ampla gama de procedimentos e cenários clínicos. Os egressos são treinados para serem não apenas cirurgiões competentes, mas também líderes, educadores e pesquisadores em seu campo. A jornada é desafiadora, mas recompensadora, fornecendo os fundamentos para uma carreira de sucesso e impacto na área médica.

  • André Alencar Moreira
  • André de Oliveira Porto
  • Cicero Diego Soares dos Santos
  • Edglê Pedro de Sousa Filho
  • Eleazar Menezes Araújo
  • Érica Bantim Felício Calou
  • Francisco Henrique Peixoto da Silva
  • Geamberg Einstein Cruz Macedo
  • João Saraiva da Cruz Neto
  • Micaelle Jozinne Gonçalves Cardoso
  • Moisés Ederlânio Tavares de Araújo

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Residência.