Time Enactus UFCA apresenta ações de impacto na região do Cariri em evento nacional

Publicado em 15/08/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 17h25

Foto: Divulgação/Enactus Brasil

O time da Enactus da Universidade Federal do Cariri (UFCA) apresentou os resultados de projetos realizados em comunidades da região do Cariri, nas cidades de Juazeiro do Norte, Barbalha e Tarrafas. Essas ações têm como objetivo transformar a vida das pessoas por meio do empreendedorismo e da inovação. As apresentações foram feitas durante o Encontro Nacional da Enactus Brasil (Eneb), realizado em São Paulo, nos dias 17, 18 e 19 de julho deste ano.

Além de mostrar os dados para estudantes, acadêmicos, empresários, agentes do governo e líderes de organizações do Brasil que estavam presentes, os estudantes tiveram a oportunidade de discutir ideias inovadoras para mudar a realidade de comunidades da região do Cariri.

Foram apresentados os resultados das ações do projeto Bio+ e Mulecas, realizadas entre junho de 2018 e junho de 2019. O BIO+ atua com famílias que sofrem com a escassez de água e baixa produção de alimentos. Já o Mulecas visa a reintegração de mulheres em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho, por meio do artesanato e da imersão da cultura local. Os projetos já beneficiaram, ao todo, 540 pessoas e o time Enactus conseguiu cumprir 10 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

O evento contou ainda com uma competição entre 48 universidades para conseguir o título de Campeão Nacional. O time da Enactus UFCA teve seus dois projetos Bio+ e Mulecas entre os semifinalistas da competição, ficando entre os oito melhores times do país. Participaram do encontro 11 dos 25 estudantes do time Enactus UFCA.

Os estudantes também apresentaram quatro trabalhos no IV Simpósio Enactus Brasil e participaram de palestras e vivências em grandes empresas e organizações como a ONU, Mercado Livre, Linked In, Fábrica de Criatividade, Fundação Estudar, Fundação Lemann e You Green.

A Enactus UFCA têm 10 anos de existência e conta com a participação de estudantes dos mais variados cursos da universidade. Tem como coordenador geral o professor Jeová Torres Silva Júnior. Conta com o apoio de mais três professores conselheiros: Ingrid Mazza, Ives Romero Tavares e Thamara Martins, além dos parceiros Fly do Sertão, ONG Nosso Lar, Helena Pinheiro e o Projeto Ela Pode.

Enactus UFCA
Campus Juazeiro do Norte