UFCA oferece apoio pedagógico para estudantes e apoio psicológico para comunidades acadêmica e externa

Publicado em 24/04/2020. Atualizado em 08/11/2022 às 16h59

Neste período de quarentena, diante das incertezas e das mudanças de hábito, as pessoas podem sentir necessidade de apoio para dar continuidade às atividades acadêmicas ou manter-se psicologicamente saudável. Para atender a esses casos, os serviços de Pedagogia e de Psicologia da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Cariri (Prae/UFCA) está oferecendo atendimento virtual, mediante agendamento.

Os agendamentos devem ser feitos por e-mail e os atendimentos, que serão realizados sempre de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 13h às 17h, ocorrerão através da ferramenta virtual Google Hangouts. Para isso, o usuário deve ter conta de e-mail do Google.

Apoio pedagógico para beneficiários da Prae

O apoio do serviço de Pedagogia é voltado especialmente para os estudantes da UFCA beneficiários dos auxílios da Prae. O apoio consiste em auxiliar os beneficiários na regularização de pendências, como matrícula em algum componente curricular pendente, e prestar acompanhamento pedagógico online para os beneficiários que estejam com rendimento acadêmico insuficiente. De acordo com o pedagogo, Tairone Lima de Sousa, o objetivo é contribuir para a superação das dificuldades nas disciplinas com baixo rendimento, possibilitando a melhoria da aprendizagem do discente.

Os estudantes beneficiários interessados devem agendar esse acompanhamento enviando e-mail para pedagogia.prae@ufca.edu.br. Caso algum estudante da UFCA, mesmo não sendo beneficiário dos auxílios da Prae, necessite de orientação pedagógica, também pode entrar em contato com o serviço pedagógico por e-mail.

Apoio psicológico na quarentena

A Prae também está oferecendo apoio psicológico online para a comunidade discente da UFCA. De acordo com a psicóloga, Virgínia Mendes, o objetivo é dar continuidade aos atendimentos durante o distanciamento social através do uso das ferramentas de comunicação virtual, uma vez que este período pode favorecer, por diversas razões, o sofrimento psíquico.

Para solicitar atendimento, o estudante interessado deve contatar o serviço de Psicologia do respectivo campus através dos seguintes e-mails:

Campus Barbalha: psicologiabarbalha.prae@ufca.edu.br
Campus Brejo Santo: psicologiabrejosanto.prae@ufca.edu.br
Campus Crato: psicologiacrato.prae@ufca.edu.br
Campus  Juazeiro do Norte: psicologiajuazeiro.prae@ufca.edu.br

Psicologia solidária

Além de atender a comunidade acadêmica, neste período de quarentena, a Prae está realizando o projeto Psicologia Solidária, a fim de oferecer acolhimento psicológico gratuito para a comunidade caririense de um modo geral, como forma de democratizar o acesso aos serviços de saúde mental. Os atendimentos também devem ser agendados por e-mail.

O serviço é destinado a servidores técnicos, terceirizados e docentes da UFCA, bem como para o público externo à instituição. Os interessados podem entrar em contato através do e-mail psicologiasolidaria@ufca.edu.br, solicitando atendimento e informando nome, gênero, cidade de residência, idade, ocupação/profissão, vínculo com a instituição (se interno, fornecer a matrícula Siape; se externo, fornecer o número do RG), telefone e e-mail para o atendimento (conta Google).

As vagas disponíveis para os usuários do projeto estarão sujeitas à capacidade de atendimento dos profissionais da UFCA.

Como usar a ferramenta Hangouts

Caso haja dúvidas sobre como utilizar a ferramenta Hangouts acesse o tutorial para utilizar no computador ou notebook (link para uma nova página) ou tutorial para smartphone ou tablet (link para uma nova página).

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis
prae@ufca.edu.br