UFCA lança edital para mudança de curso, transferência voluntária e admissão de graduados. Prazo termina em 18 de outubro

Publicado em 10/10/2023. Atualizado em 13/10/2023 às 12h17

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) abriu inscrições para Mudança de Curso e para Transferência Voluntária e Admissão de Graduados. Os editais N° 10/2023 e N° 11/2023, que regem os processos de seleção para preenchimento de vagas ociosas na UFCA, são de responsabilidade da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFCA).

Ao todo, estão disponíveis na UFCA 101 vagas para mudança de curso, 318 para transferência voluntária e 127 para admissão de graduados. As inscrições podem ser realizadas, por meio da plataforma Forms/UFCA, até o dia 18 deste mês.

Mudança de curso

A mudança de curso é permitida apenas uma vez e só pode ser realizada por discentes da UFCA. Interessados em trocar de curso devem, dentre outros critérios, estar regularmente matriculados ou com matrícula trancada no semestre 2023.1 e ter ingressado pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu/UFCA).

É importante ressaltar que estudantes só poderão solicitar mudança de curso caso não tenham integralizado mais de 75% dos créditos necessários para conclusão do curso que estão atualmente.

Para mudança de curso há vagas para Ciência da Computação (9); Engenharia Civil (5); Engenharia de Materiais (30); Matemática Computacional (5); Administração Pública e Gestão Social (3); Biblioteconomia (10); Ciências Contábeis (10); Biologia (5); Física (3); Matemática (2); Química (4); Filosofia/bacharelado (7); Filosofia/licenciatura (6) e Música (2).

Transferência voluntária e admissão de graduados

Discentes de outras Instituições de Ensino Superior (IES) interessados em se transferir para a UFCA precisam vir de curso idêntico e autorizado pelo Ministério da Educação (MEC). No ato da inscrição, os interessados não podem ter integralizado mais de 75% da carga horária do curso de origem.

Graduados também podem pleitear uma das vagas, mas precisam ter concluído um curso de graduação reconhecido ou autorizado pelo MEC e participado, com nota, de pelo menos uma das últimas cinco edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para transferência voluntária, há vagas nos cursos de Ciência da Computação (3); Engenharia de Materiais (245); Matemática Computacional (5); Administração Pública e Gestão Social (14); Biblioteconomia (20); Ciências Contábeis (10); Biologia (1); Matemática (1); Filosofia/bacharelado (8); Filosofia/licenciatura (6); Música (5).

No caso da admissão de graduados, o edital dispõe de vagas nos cursos de Ciência da Computação (3); Engenharia de Materiais (30); Administração Pública e Gestão Social (10); Biblioteconomia (40); Ciências Contábeis (16); Biologia (1); Física (3); Matemática (2); Química (4); Filosofia/bacharelado (8); Filosofia/licenciatura (7); Música (3).

Outras informações podem ser obtidas nos editais na página da Prograd/UFCA (Documentos > Editais > Ingresso nos cursos > outras formas de ingresso) ou por meio do OSTicket, enviando dúvidas para a Prograd/UFCA – selecionando os serviços “Mudança de curso”, “Transferência Voluntária” ou “Admissão de Graduado”.

Pró-Reitoria de Graduação
prograd@ufca.edu.br